Power skills: o que são e 5 essenciais para turbinar sua carreira

Sabe por que alguns profissionais conseguem obter sucesso e se destacar em suas carreiras em tão pouco tempo? Um dos principais motivos disso é porque eles usam a seu favor, poderosas habilidades exigidas pelo mercado: Power Skills.

Treinamento SOAP
01/05/2023
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Sabe por que alguns profissionais conseguem obter sucesso e se destacar em suas carreiras em tão pouco tempo? Um dos principais motivos disso é porque eles usam a seu favor, poderosas habilidades exigidas pelo mercado: Power Skills.

Atualmente, se fala muito em soft skills e hard skills, inclusive aqui em nosso blog temos artigos que tratam sobre esses dois termos. Basicamente, são conceitos que se diferenciam por serem formados por competências pessoais e habilidades técnicas.

Você deve ter pensado: “até aí, tudo bem, na verdade, foram citados três conceitos e pelo que entendi, power skills seriam as habilidades mais poderosas. Mas, quais são elas?” É exatamente sobre isso que vamos tratar nesse post.

Conheça o conceito e as cinco power skills que você precisa libertar ou reforçar!

O que são power skills?

Power skills são, literalmente — habilidades e competências poderosas. São elas que os gestores de competência buscam no momento de optar por um ou por outro profissional. Isso acontece porque eles buscam times de pessoas que se adaptem às frequentes mudanças corporativas.

Não existe um detector de power skills, pois elas são formadas pelas competências técnicas (hard skills) e pelas pessoais (soft skills). Mas, certamente, nos momentos das entrevistas e da sua atuação no dia a dia, o seu comportamento e os seus certificados serão avaliados pela liderança da empresa.

5 power skills essenciais para turbinar sua carreira

Conheça as cinco power skills essenciais para você turbinar a sua carreira.

1. Comunicação

Listamos a comunicação como a primeira das power skills porque é por meio dela que você se candidata a uma vaga de emprego ou oferece algum produto ou serviço para uma empresa ou para um cliente.

Seja qual for o ramo que pretende atuar e mesmo que, seja extremamente competente tecnicamente, é imprescindível saber se expressar de forma verbal e não verbal. Saiba que, para ser melhor compreendido, você precisa associar, sempre que possível, recursos da escrita, da fala e da linguagem corporal.

2. Autogestão

A autogestão é a habilidade das pessoas que conseguem criar, organizar e administrar os seus cronogramas e agendas. Isso é muito importante nos dias atuais, principalmente, nos casos em que as pessoas prestam serviço em home office.

Nas modalidades de prestação de serviço online, por exemplo, a relação entre contratante e contratado se baseia muito na confiança e nos resultados. Não há como o líder acompanhar todos os passos do liderado.

3. Proatividade

A power skill proatividade abriga os profissionais com iniciativa própria. São aqueles indivíduos que gostam de inovação e preferem não esperar as coisas acontecerem para reagir. Essas pessoas respeitam a autoridade de seus líderes, mas sempre que podem oferecem um algo mais, como maneiras diferentes de executar a mesma tarefa.

4. Adaptabilidade

A adaptabilidade talvez seja uma das habilidades que fez o ser humano se desenvolver e chegar onde estamos. Diferentemente dos outros animais que nascem com pelos, garras e carapaças, os humanos se adaptam com vestimentas, armas e escudos.

Voltando para o contexto do ambiente empresarial, a adaptabilidade é a capacidade que o profissional tem de se moldar diante dos desafios do mercado e das condições de momento da instituição em que trabalha.

5. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma competência ligada ao gerenciamento, no entanto, das próprias emoções e, não das atividades técnicas da rotina. Com essa habilidade o profissional consegue se controlar mesmo quando submetido a situações de alta pressão como reclamações, cobranças e críticas.

Como desenvolver power skills com ajuda da SOAP?

A escola SOAP é fruto da SOAP apresentações e treinamentos, empresa que atua desde 2003 com o propósito de auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Com base na experiência da fundadora e dos seus profissionais, a escola SOAP atua, principalmente, para ajudar pessoas no âmbito B2C a desenvolverem habilidades para impulsionar as suas carreiras.

Com os cursos da escola SOAP, você conseguirá desenvolver as principais power skills e aprimorar técnicas de comunicação, gerenciamento de emoções, organização, criação de roteiros, entre outros aprendizados.

Conheça os cursos da escola SOAP:

  • Uau! Design;
  • Storytelling;
  • Comunique-se;
  • Super! Oratória;
  • Jornada! SOAP;
  • Workshops Abertos.

Então, considere essas cinco power skills como as essenciais para o desenvolvimento da sua carreira e para a sua permanência no mercado diante das exigências e mudanças. 

Fique tranquilo, você não precisa ter nascido com todas elas ou tê-las evidenciadas, pois poderá aprimorá-las e desenvolvê-las com ajuda profissional.

Não perca a oportunidade de ampliar as suas habilidades e competências, conheça tudo o que os cursos da Escola SOAP têm para oferecer para você.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França