Descubra 5 podcasts sobre storytelling e boas histórias

Do Talk SOAP ao Não Inviabilize, descubra os melhores podcasts para se inspirar

Treinamento SOAP
10/10/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Seja durante a arrumação da casa, na ida para o trabalho, enquanto navega na internet ou até mesmo na academia, os podcasts se tornaram fonte de entretenimento e aprendizado para milhares de pessoas no Brasil.  

A crescente popularidade desse formato de mídia é evidenciada por dados de pesquisas, como os fornecidos pelo CupomValido.com.br em parceria com a Statista e IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).  

A pesquisa aponta que mais de 30 milhões de brasileiros são ouvintes ávidos de podcasts, consolidando o país como o terceiro maior consumidor desse formato  no mundo. 

Diante desse cenário, se você é um entusiasta das boas histórias e deseja aprimorar suas habilidades no universo do storytelling, está no lugar certo.  

Neste artigo, apresentaremos cinco podcasts que mergulham nesse fascinante mundo narrativo, oferecendo uma rica variedade de histórias para inspirar e aprimorar suas próprias habilidades de contação de histórias.  

Preparado para uma jornada de descoberta e aprendizado no mundo da narrativa? Vem com a gente! 

O que é storytelling? 

Storytelling é a habilidade de compartilhar histórias que despertam emoções, que tem o poder de transportar a diferentes épocas ou mundos imaginários. É o elo que conecta pessoas de diversas culturas e gerações, permitindo que compartilhem experiências e conhecimento. 

A técnica é bastante versátil, podendo ser aplicada desde narrativas para crianças até em apresentações corporativas. Independentemente do contexto, o uso eficaz do storytelling requer a construção de uma narrativa envolvente capaz de prender a atenção do público. 

No mundo dos negócios, é uma ferramenta poderosa para atrair a atenção do cliente e estabelecer uma conexão genuína. Criar histórias que envolvem produtos, marcas ou resultados, os tornam mais cativantes e compreensíveis para o público-alvo. 

Por isso, o storytelling é, essencialmente, uma ferramenta de conexão. Quando utilizado com maestria, não apenas cativa a audiência, mas também promove identificação, compreensão e empatia.  

É uma ferramenta valiosa para tornar produtos, marcas e ideias mais acessíveis e persuasivos, estabelecendo vínculos emocionais que vão além das barreiras da comunicação convencional. 

Por que aprender e se divertir com os podcasts de storytelling 

Ouvir podcasts de storytelling oferece inúmeros benefícios para os profissionais, desde o aprimoramento das habilidades de comunicação até a inspiração criativa e a expansão de horizontes. Veja abaixo os principais motivos para ouvir podcasts: 

Aprimora as habilidades de comunicação 

Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, o storytelling é uma habilidade muito util. Ao ouvir histórias em podcasts, você pode compreender a estrutura de uma narrativa de qualidade e aperfeiçoar seus conhecimentos como contador de histórias. 

Estimula a Criatividade 

As histórias, devido à sua singularidade e diversidade, têm o potencial de desencadear a criatividade, inspirando projetos inovadores e originais. Para aqueles que atuam na área de criação, essa experiência é particularmente valiosa. 

Homem falando ao microfone durante gravação de um podcast sobre storytelling
Ouvir novas histórias e diferentes opiniões pode estimular a criatividade

Flexibiliza o aprendizado 

Os podcasts são conteúdos flexíveis e acessíveis, podendo ser aproveitados de qualquer lugar. Ao utilizar esse tempo ocioso ou o momento em que executa outras tarefas para ouvir informações úteis e relevantes, o processo de aprendizado fica mais agradável e produtivo. 

Simplifica a compreensão  

Os podcasts proporcionam uma experiência de conversa descontraída, tornando até os tópicos mais maçantes mais acessíveis e simples de entender.  

Muita variedade de temas 

Devido à diversidade de temas abordados, os podcasts de storytelling atendem a uma ampla rede de interesses e objetivos de aprendizado, com diferentes formatos possíveis: entrevistas, narrativas, mesas redondas, etc. Até mesmo podcasts de true crime podem ser excelentes aulas de storytelling! 

Fomenta conexão com as pessoas 

Seja para rir das histórias ou se emocionar, os podcasts também nos permitem que haja conexão entre os donos das histórias, apresentadores e ouvintes. Além disso, eles proporcionam a oportunidade de explorar novas culturas e perspectivas, enriquecendo ainda mais essa experiência. 

5 podcasts que falam sobre storytelling e boas histórias 

#1. Talk SOAP 

O podcast da SOAP é imperdível para todos que desejam mergulhar de cabeça no universo do marketing, storytelling e apresentações no geral. Com o lançamento da aguardada 2ª temporada, os ouvintes podem esperar uma experiência ainda mais rica em conteúdo e inspiração. 

Os episódios exploram técnicas avançadas de storytelling, entrevistas com especialistas do campo e análises de histórias de sucesso. Se você está ansioso para aprender a arte de contar histórias envolventes ou deseja aprimorar suas habilidades existentes, o Talk SOAP é sua escolha indispensável para alcançar novos horizontes. 

#2. Não Inviabilize  

Tramas caóticas com humor ácido! O Não Inviabilize surge como um tesouro de contos e crônicas. Ele se configura como um laboratório de histórias reais, bem como diz a própria descrição. É uma curadoria de narrativas selecionadas pela idealizadora do projeto, Déia Freitas, de casos compartilhados via Twitter ou e-mail. 

Essas histórias são de pessoas que desejam saber opiniões e conselhos de quem está de fora da situação pela qual estão passando. É um dos mais interessantes da atualidade por unir detalhes da narrativa, humor, com muitos comentários engraçados, e novas perspectivas. 

#3. Que História É Essa, Porchat? 

No podcast Que História É Essa, Porchat?, o cativante Fábio Porchat recebe tanto celebridades quanto pessoas comuns a compartilharem suas vivências. Seja uma história inesquecível, um momento hilário ou mesmo um episódio assustador, aqui as histórias ganham vida. Cada vivência é uma pérola a ser explorada com muito humor. 

#4. Bom dia, Obvious 

Sob a liderança de Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da Obvious, o podcast de storytelling Bom dia, Obvious recebe convidadas para conversas abertas, explorando os mais diversos temas do universo das mulheres. 

Nesse espaço, questões como saúde mental, autocuidado e carreira ganham vida através de experiências reais. 

#5. Braincast 

O Braincast mistura cultura, tecnologia e comportamento de um jeito interessante. Comandado por Carlos Merigo, junto de um time de especialistas em diferentes áreas, o podcast traz discussões sobre diversos temas.  

É uma ótima opção para quem quer aprender coisas novas e se manter atualizado sobre o mundo ao nosso redor. 

Como aplicar storytelling no trabalho 

Como você viu, os cinco podcasts de storytelling que listamos acima oferecem uma variedade de perspectivas e estilos narrativos para atender a todos os gostos. Mas como fazer para usar essas estratégias no dia a dia do ambiente corporativo? Confira essas sugestões: 

Use uma experiência pessoal 

Uma das maneiras mais eficazes de capturar a atenção do seu público desde o início é começar com uma história pessoal que seja relevante para o assunto que você irá abordar. Ao compartilhar uma experiência pessoal, é possível criar uma conexão emocional com seu público. 

Estude o público-alvo 

Antes de iniciar qualquer apresentação empresarial, é fundamental ter noção de quem são as pessoas participantes, quais interesses, linguagem, formação e afins, e a, partir disso, personalizar a mensagem e a forma como ela será transmitida.  

Monte a estrutura da narrativa 

A estrutura de uma história desempenha um papel fundamental em seu resultado. Uma boa forma de começar a utilizar o storytelling no dia a dia é seguir a estrutura simples, que contém elementos como introdução, conflito, clímax e resolução. Dessa forma, você mantém a narrativa organizada e coerente.  

Desperte emoções 

Quando as pessoas se sentem emocionalmente envolvidas em uma história, elas se lembram com mais facilidade e são mais propensas a serem influenciadas pela mensagem. Aproveite para tocar nas emoções do seu público, seja alegria, empatia, compaixão ou até mesmo surpresa. 

Revise e edite antes de apresentar 

Revisar e editar sua história é fundamental para garantir clareza e envolvimento dos presentes. Após criar a narrativa, reserve um tempo para revisar em busca de erros gramaticais, incoerências ou pontos que podem ser aprimorados. A revisão e edição ajudam a refinar a história, tornando mais eficaz a transmissão da mensagem desejada. 

Termine com um ponto alto 

O final de sua história é crucial e deve deixar uma impressão duradoura no público. Termine com um ponto alto, uma reviravolta emocionante, uma mensagem impactante ou uma reflexão. O objetivo é deixar o público com algo para pensar e lembrar após a conclusão da história. 

Pratique regularmente 

O storytelling é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática constante. Conte histórias sempre que tiver a oportunidade, seja em situações profissionais, pessoais ou sociais. 

Lembre-se de que o storytelling é uma ferramenta poderosa para envolver seu público, seja em apresentações, textos, no marketing ou qualquer forma de comunicação. Quanto mais você praticar essas dicas, mais será eficaz em contar histórias envolventes. 

A SOAP está pronta para auxiliar você e seu time a aprimorarem suas técnicas e impulsionarem seus resultados.  

Com o Workshop SOAP Storytelling, são exploradas técnicas de narrativa para capturar a atenção do seu público, despertar desejos e guiá-los em direção aos seus objetivos no contexto corporativo. Não deixe essa oportunidade escapar. Fale com um de nossos consultores!  



Posts Relacionados

10 motivos para incluir storytelling em suas apresentações profissionais

Apresentações
27/05/2024
leia agora

O que é Storytelling e como usar nas apresentações profissionais?

Storytelling
29/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França