Conheça 10 podcasts para desenvolver a comunicação e a criatividade

Está em busca de bons podcasts para desenvolver sua comunicação e criatividade? Veja uma lista com dez indicações!

Treinamento SOAP
12/07/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Podcasts são uma forma popular de consumir conteúdo atualmente e sua versatilidade permite explorar uma variedade de temas interessantes. Se você está buscando aprimorar suas habilidades de comunicação e criatividade, eles podem se tornar aliados nessa jornada.  

Com uma infinidade de opções disponíveis, é possível encontrar programas que ofereçam insights valiosos, dicas práticas e inspiração para desenvolver essas competências de forma prazerosa e conveniente. 

A comunicação eficaz é uma habilidade fundamental em praticamente todos os aspectos da vida. Mas, especialmente no ambiente profissional, ela ganha cada vez mais importância.  

Muitas vezes nos deparamos com desafios, como a falta de confiança, dificuldades em organizar nossos pensamentos ou em transmitir nossas mensagens de forma cativante. 

Da mesma forma, a criatividade desempenha um papel fundamental na resolução de problemas, na geração de novas ideias e na inovação. Independentemente da área, desenvolver a criatividade pode impulsionar seu sucesso e trazer novas oportunidades. 

Neste artigo, reunimos uma lista de 10 podcasts para desenvolver a comunicação e a criatividade. Cada um deles aborda esses temas de maneiras diferentes, oferecendo perspectivas únicas e conhecimentos valiosos.  

Explore a lista e descubra os programas que mais se adequam aos seus interesses e necessidades. Prepare-se para mergulhar em conversas inspiradoras, entrevistas com especialistas e reflexões profundas. 

10 podcasts de comunicação e criatividade 

Talk SOAP 

O Talk SOAP, podcast da SOAP, estreia sua segunda temporada neste mês de julho. Apresentado por Renata Catto, nossa Diretora de Negócios, o programa aborda comunicação, criatividade e carreira.  

“A ideia desta temporada é conhecer as pessoas que movimentam o mercado corporativo com ideias diferentes, que fazem provocações construtivas e que, claro, ensinam e provocam a transformação e evolução através de um conhecimento profundo”, revela Renata. 

Os programas contam com a presença de vários convidados especiais, dos mais diferentes nichos, compartilhando suas experiências e aprendizados. Você pode ouvir os episódios no Spotify ou assisti-los no YouTube. 

Veja a lista de convidados da segunda temporada: 

  • Leny Kyrillos, escritora, fonoaudióloga especialista em voz e colunista na Rádio CBN; 
  • Fernando Kimura, consultor e palestrante internacional especialista em Marketing, Arte, Linguagem e Criatividade; 
  • Genesson Honorato, LinkedIn creator e TEDx Speaker especialista em DE&I, Inovação e Futuro do Trabalho; 
  • Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP, mentor e palestrante especialista em comunicação, liderança e desenvolvimento profissional; 
  • Diego Fonseca, designer, cofundador e podcaster da Vitamínica, especialista em aprendizagem, curadoria e facilitação criativa; 
  • Alessandra Demito, doutora em Psicologia e pesquisadora de saúde mental e trabalho, com foco em Psicodinâmica do Trabalho;  
  • Gabriel Malat, product manager a mais de oito anos no mercado e reconhecido em dois anos consecutivos no Prêmio Melhores do Ano (2021 e 2022) na categoria Gerente de Produto da Libbs Farmacêutica. 

Ouça o podcast no Spotify! 

Braincast 

O Braincast é um programa que promove conversas curiosas para mentes criativas. Com senso crítico e leveza, como o próprio se define, o podcast cria diálogos autênticos sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios.  

Você pode assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo no seu aplicativo favorito de podcast. 

Ouça o podcast no Spotify! 

De Cabeça 

Apresentado por Eric Menau e Bruno Moreira, os “cabeçudos”, o podcast De Cabeça é dedicado ao Marketing Digital e ao Empreendedorismo, mas aborda diversos temas relacionados à comunicação e aà criatividade.  

Os episódios contam casos reais da rotina de analistas de marketing digital, com um toque de ironia. Com cinco temporadas no ar, o programa oferece insights valiosos para quem deseja se destacar nessas áreas. 

Ouça o podcast no Spotify! 

Podcrê 

O PODCRÊ – Sacadas para tirar do papel e botar na rua é apresentado por Lucas Morello e Tiago Henriques. O programa traz reflexões sobre marketing e criatividade.  

São mais de 50 episódios no ar compartilhando reflexões para tirar projetos do papel e colocá-los em prática. Os temas abordados vão desde a solidão do criador até as dancinhas do TikTok. 

Ouça o podcast no Spotify! 

Código Aberto 

O Código Aberto é um podcast das antigas, lançado em 2016 e encerrado em 2020. No entanto, seus 60 episódios continuam sendo uma fonte valiosa de insights sobre mídia, tecnologia e comunicação.  

Disponível nas principais plataformas de podcast, esse programa traz conversas francas com os profissionais mais influentes do mercado. 

Ouça o podcast no Spotify! 

Oratória – Dominando a arte de falar em público 

Apresentado por Juliana Salóes, esse podcast é um guia para dominar a arte de falar em público.  

Juliana, que é fonoaudióloga e atriz, compartilha dicas para palestrantes, aborda o improviso, a comunicação não verbal e realiza análises de discursos de figuras públicas.  

Esse programa é uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades de comunicação persuasiva. 

Ouça o podcast no Spotify! 

CBN Comunicação e Liderança 

Nesse podcast, a fonoaudióloga Leny Kyrillos, especialista em voz, ensina como transmitir mensagens com objetividade e segurança.  

O podcast CBN Comunicação e Liderança oferece insights valiosos sobre aprimoramento da comunicação verbal, um aspecto essencial para liderança e sucesso profissional. 

Ouça o podcast no Spotify! 

https://open.spotify.com/episode/2Kat1P0L97BWEMCJ3wiPbY

30 min de Neuromarketing 

Esse não é exatamente um podcast sobre comunicação ou criatividade, mas também tange esses temas.  

Em 30 min de Neuromarketing, especialistas discutem neurociência aplicada aos negócios, explorando temas como gestão de pessoas, ciências comportamentais aplicadas às vendas, criatividade e inovação, além de abordar a importância da escuta ativa.  

O programa é uma excelente fonte de conhecimento para quem busca entender os fundamentos do comportamento humano e aplicá-los em sua vida profissional. 

Ouça o podcast no Spotify! 

Vitamina 

Vitamina é o podcast que oferece uma dose de boas ideias para desbloquear sua criatividade. 

Com apresentação de Bernardo Solon, Claudinho Macedo e Diego Fonseca, o programa promove conversas inspiradoras para enriquecer seu repertório e alimentar seu processo de aprendizado contínuo. 

Ouça o podcast no Spotify! 

insPiradas 

No podcast insPiradas, Andréia Damaceno e Isadora Tonet exploram a criatividade em diversas áreas. Eles discutem como a criatividade se manifesta em diferentes contextos e questionam os principais mitos que existem sobre esse tema fascinante.  

Por meio de conversas com convidados especiais, o programa oferece uma visão ampla e inspiradora sobre a criatividade. 

Ouça o podcast no Spotify! 

Como desenvolver a comunicação e a criatividade? 

Se você está em busca de aprimorar suas habilidades de comunicação e criatividade para além dos podcasts indicados, a SOAP é a escolha ideal. Referência em apresentações profissionais e treinamentos corporativos sobre comunicação, temos uma vitrine completa de soluções individuais e in company. 

De cursos a palestras, adaptados às necessidades específicas de cada organização, nossa equipe de especialistas oferece treinamentos interativos e de alto impacto, que proporcionam resultados tangíveis no desenvolvimento da comunicação e da criatividade, além de temas como: 

Ficou interessado? Então conheça nossa vitrine de treinamentos: 

Investir no desenvolvimento da comunicação e criatividade é fundamental para alcançar o sucesso profissional em um mundo cada vez mais competitivo. A SOAP, com sua expertise em treinamentos, é a parceira ideal para impulsionar o seu crescimento.  



Posts Relacionados

Comunicação estratégica: descubra sua importância e como adotar!

Comunicação
18/04/2024
leia agora

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França