Ao transformar o jeito como você e sua equipe se comunicam e alinham a comunicação empresarial, os discursos podem gerar melhores resultados.
Ao transformar o jeito como você e sua equipe se comunicam e alinham a comunicação empresarial, os discursos podem gerar melhores resultados. É com essa proposta que a SOAP faz parte das histórias de sucesso de muitas organizações.
Nosso trabalho consiste em preparar gestores, palestrantes ou qualquer pessoa que queira otimizar a comunicação para transmitir uma mensagem eficiente. A nossa metodologia abrange apresentações e treinamentos que ajudam a tornar a comunicação cada vez mais estratégica.
O objetivo deste post é apresentar a história e o método SOAP, mostrando os principais pilares de preparação para apresentações incríveis. Continue lendo e veja como a comunicação corporativa pode melhorar com a nossa ajuda!
SOAP é o acrônimo de “State of The Art Presentations”, que significa “Apresentações no Estado da Arte”. Surgida em 2003 para auxiliar profissionais a desenvolverem uma comunicação estratégica para cada situação empresarial, a SOAP é especialista em criar apresentações de alta performance.
Atendendo 65 das 100 maiores empresas do país, a SOAP está organizada em 2 linhas de negócios: consultoria em apresentações e treinamentos de comunicação para que você e sua equipe criem apresentações de sucesso.
Os cases de sucesso mostram o resultado de um trabalho sério e comprometido. Para cada desafio apresentado pelos clientes, é desenvolvida uma estratégia única focada nos propósitos de impacto da apresentação e narrativa.
Os pontos mais importantes são estabelecidos conforme a necessidade do cliente e o perfil da audiência para que o discurso seja impactante e compreendido. Desse modo, é feito o apoio visual ao discurso para facilitar a compreensão e absorção da mensagem que o cliente pretende defender.
Assim, no intuito de engajar e envolver ou capacitar, empresas como Claro, Grupo Simões, Libbs, Ipiranga e GSK conseguiram alcançar suas audiências por meio da metodologia SOAP.
Existem inúmeras pessoas cheias de ideias no mundo corporativo e fora dele. O que muitos não conseguem, é passar a mensagem de forma clara para que a audiência consiga entender e “comprar” como algo valioso.
Foi pensando nisso que o nosso Sócio Fundador, Edu Adas, criou nossa metodologia pioneira que compreende uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em verdadeiras histórias, um visual que engaja e uma performance de alto impacto.
Sustentada por estes 4 pilares distintos, o objetivo é unir aspectos racionais com os emocionais para tocar as motivações, gerar impacto e mexer com os sentidos mais profundos. E assim surgiu o método que utiliza uma linguagem no estado da arte e prepara o apresentador para dar um show.
Conheça um pouco da essência de cada um dos pilares da metodologia SOAP!
Qual a melhor forma de contar a história do seu projeto ou da empresa? O primeiro passo é pensar na estratégia que consiste em conhecer os interesses da sua audiência, definir o objetivo e a sua mensagem central, delimitar tempo e identificar os recursos técnicos necessários.
Esta etapa te leva a responder uma pergunta: se você tivesse que resumir sua apresentação em uma frase ou mensagem que levasse valor para sua audiência, qual seria?
A identificação da narrativa (metáfora, direto ao ponto, surpresa e suspense) que melhor se encaixa com a mensagem principal, audiência e seus objetivos é primordial para o sucesso da apresentação, uma vez que a audiência consegue compreender com mais facilidade o que o interlocutor quer dizer.
A julgar pelo ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” a linguagem visual tem um papel essencial no processo de criação das apresentações na metodologia SOAP. Entre vídeos, slides e qualquer outro recurso audiovisual que ajude a sustentar o discurso do apresentador e facilitar a compreensão da audiência.
A entrega e o resultado da performance são fruto de um processo de construção. De nada adianta uma boa estratégia, narrativa e um lindo apoio visual se a grande mídia, que é o apresentador, não estiver preparado. Para isso, é preciso apropriar o discurso, dominar a oratória e o emocional, além de treinar muito. E nisso, nós também ajudamos!
Como você viu, a nossa missão está em oferecer soluções efetivas para uma comunicação corporativa de impacto. Já realizamos quase 18 mil projetos entre apresentações, discursos, histórias e queremos mais — queremos ser agentes de transformação e resultados das empresas de todo o Brasil.
Se você gostou do post e deseja alcançar excelentes resultados através da comunicação, venha conhecer as soluções SOAP e contar com a ajuda dos nossos especialistas para preparar uma apresentação incrível!