A comunicação estratégica é uma das ferramentas mais importantes nas relações interpessoais.
A comunicação estratégica é uma das ferramentas mais importantes nas relações interpessoais. Ter um excelente fluxo de informações, convencer os demais, construir uma imagem positiva, motivar pessoas e diversos outros objetivos passam pela maneira como nos comunicamos.
Ao nível pessoal, o uso que fazemos da linguagem determina como seremos vistos pelos demais: somos agressivos, passivos ou assertivos no que dizemos ou fazemos?
Já ao nível organizacional, é um elemento externo que ajuda a definir uma cultura: como é a empresa na qual vivenciamos nosso trabalho?
Logo abaixo, você entenderá a importância da comunicação estratégica e como ela pode ser adotada nas empresas. Continue a leitura e adquira uma ferramenta importante para alcançar objetivos e metas!
No xadrez, no pôquer, no banco imobiliário, se quisermos vencer, precisamos entender as regras e circunstâncias, elegendo um meio de longo prazo para alcançar o resultado desejado, não é mesmo?
Esse caminho será a nossa estratégia. E, ao ter de definir a estratégia, podemos pensar em medidas de curto prazo para executar o modo como escolhemos alcançar nossos objetivos, aplicando táticas e ações mais eficientes.
Se o negócio está em crise, a comunicação empresarial será de um jeito: transparente e direta para transmitir segurança aos colaboradores. Se é a hora de buscar o crescimento, será de outro: inspiradora e voltada para compartilhar uma visão de mundo com as pessoas, por exemplo.
Além disso, veremos os reflexos da comunicação nas ações dos colaboradores e líderes. Afinal, eles precisam ajustar os planos individuais ao plano da empresa, nas apresentações profissionais que realizam, nas vendas que tentam executar, nos projetos que colocam na mesa e assim por diante.
A comunicação estratégica é o meio de longo prazo que, pela linguagem e por símbolos, pretendemos realizar objetivos e metas.
Em relação à linguagem, teremos de refletir sobre diversas características:
Já em relação aos símbolos, exploramos o que o entorno da nossa mensagem representa. O que a formatação da apresentação transmite? Qual a melhor roupa para ir a uma reunião? Que cor deve predominar nas redes sociais? Quais ícones e formas passam a minha mensagem?
Ter uma comunicação estratégica traz benefícios para pessoas e organizações como:
Na prática, com uma estratégia clara, podemos julgar se as ações que escolhemos para o curto prazo — ou seja, o que vamos fazer hoje — são relevantes ou irrelevantes.
Um bom exemplo é a denominação dos nossos profissionais. “Clientes internos”, “talentos”, “colaboradores”, “funcionários”, “empregados”, “trabalhadores”, “associados”, “parceiros”, “membros” ou “filiados”: perceba que cada palavra pode ser escolhida de acordo com uma estratégia.
Para ter uma comunicação mais estratégica, podemos refletir sobre os seus pilares. Ao saber o que precisa ser construído, entenderemos quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser aprendidos na prática.
A comunicação existe para alguém, que, geralmente, será uma parte interessada no negócio. Por isso, é importante conhecer a audiência, escolher os canais certos para falar com ela e antecipar dificuldades, ao planejar a estratégia.
Sem um objetivo, não pensamos estrategicamente, mas deixamos os resultados à sorte. Aliás, também devemos definir metas para ter um roteiro com as etapas desse objetivo.
Os comunicadores precisam ter um método que possibilite a criação de um plano sempre que necessário. Isso porque, precisamos da comunicação no dia a dia, e não podemos depender de momentos particularmente inspirados para sermos efetivos nessa área.
No planejamento, a mensagem que pretendemos transmitir e a linguagem visual são pontos-chave. Ambas devem fazer sentido para com o objetivo proposto e serão como os tijolos que compõem a sua estratégia de comunicação.
Também é importante desenvolver as competências necessárias para implementar a comunicação estratégica. Além de soft skills, podemos aprender técnicas de Storytelling e Oratória para melhorar o desempenho individual e organizacional.
Ao construir esses pilares, reflita sobre esses dois níveis: individual e organizacional. Além das comunicações oficiais enquanto organização, a estratégia é necessária nas ações do dia a dia, como conversas, apresentações, pitchs, vendas e troca de informações entre setores.
A comunicação estratégica deve ser uma constante em nossas atividades profissionais. A todo momento devemos definir os objetivos e planejar o melhor caminho para alcançá-los, usando a mensagem e linguagem visual mais adequadas.
Vamos dar os primeiros passos? Complemente a leitura com o conteúdo sobre comunicação assertiva e continue acompanhando as publicações do nosso blog!