Comunicação

Comunicação estratégica: descubra sua importância e como adotar!

A comunicação estratégica é uma das ferramentas mais importantes nas relações interpessoais.

Treinamento SOAP
20/10/2021

A comunicação estratégica é uma das ferramentas mais importantes nas relações interpessoais. Ter um excelente fluxo de informações, convencer os demais, construir uma imagem positiva, motivar pessoas e diversos outros objetivos passam pela maneira como nos comunicamos.

Ao nível pessoal, o uso que fazemos da linguagem determina como seremos vistos pelos demais: somos agressivos, passivos ou assertivos no que dizemos ou fazemos?

Já ao nível organizacional, é um elemento externo que ajuda a definir uma cultura: como é a empresa na qual vivenciamos nosso trabalho?

Logo abaixo, você entenderá a importância da comunicação estratégica e como ela pode ser adotada nas empresas. Continue a leitura e adquira uma ferramenta importante para alcançar objetivos e metas!

Qual é a importância da comunicação estratégica nas empresas?

No xadrez, no pôquer, no banco imobiliário, se quisermos vencer, precisamos entender as regras e circunstâncias, elegendo um meio de longo prazo para alcançar o resultado desejado, não é mesmo?

Esse caminho será a nossa estratégia. E, ao ter de definir a estratégia, podemos pensar em medidas de curto prazo para executar o modo como escolhemos alcançar nossos objetivos, aplicando táticas e ações mais eficientes.

Se o negócio está em crise, a comunicação empresarial será de um jeito: transparente e direta para transmitir segurança aos colaboradores. Se é a hora de buscar o crescimento, será de outro: inspiradora e voltada para compartilhar uma visão de mundo com as pessoas, por exemplo.

Além disso, veremos os reflexos da comunicação nas ações dos colaboradores e líderes. Afinal, eles precisam ajustar os planos individuais ao plano da empresa, nas apresentações profissionais que realizam, nas vendas que tentam executar, nos projetos que colocam na mesa e assim por diante.

Como funciona a comunicação estratégica na prática?

A comunicação estratégica é o meio de longo prazo que, pela linguagem e por símbolos, pretendemos realizar objetivos e metas.

Em relação à linguagem, teremos de refletir sobre diversas características:

  • mensagem;
  • formato (verbal ou não-verbal);
  • destinatários;
  • resultado pretendido;
  • como será feita;
  • técnicas que podem ser aplicadas.

Já em relação aos símbolos, exploramos o que o entorno da nossa mensagem representa. O que a formatação da apresentação transmite? Qual a melhor roupa para ir a uma reunião? Que cor deve predominar nas redes sociais? Quais ícones e formas passam a minha mensagem?

Quais são as vantagens?

Ter uma comunicação estratégica traz benefícios para pessoas e organizações como:

  • melhora na relação com as partes interessadas (clientes, colaboradores, fornecedores etc.);
  • construí a imagem de marca empregadora ou marca de consumo;
  • tem uma apresentação pessoal mais positiva;
  • facilita processos de convencimento;
  • afirma valores e pressuposições básicas;
  • troca informações com clareza;
  • melhora as atividades de liderança.

Na prática, com uma estratégia clara, podemos julgar se as ações que escolhemos para o curto prazo — ou seja, o que vamos fazer hoje — são relevantes ou irrelevantes.

Um bom exemplo é a denominação dos nossos profissionais. “Clientes internos”, “talentos”, “colaboradores”, “funcionários”, “empregados”, “trabalhadores”, “associados”, “parceiros”, “membros” ou “filiados”: perceba que cada palavra pode ser escolhida de acordo com uma estratégia.

Quais são os pilares de uma comunicação estratégica?

Para ter uma comunicação mais estratégica, podemos refletir sobre os seus pilares. Ao saber o que precisa ser construído, entenderemos quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser aprendidos na prática.

Conhecer a sua audiência

A comunicação existe para alguém, que, geralmente, será uma parte interessada no negócio. Por isso, é importante conhecer a audiência, escolher os canais certos para falar com ela e antecipar dificuldades, ao planejar a estratégia.

Ter um objetivo claro

Sem um objetivo, não pensamos estrategicamente, mas deixamos os resultados à sorte. Aliás, também devemos definir metas para ter um roteiro com as etapas desse objetivo.

Planejar a comunicação

Os comunicadores precisam ter um método que possibilite a criação de um plano sempre que necessário. Isso porque, precisamos da comunicação no dia a dia, e não podemos depender de momentos particularmente inspirados para sermos efetivos nessa área.

Alinhar mensagem e linguagem visual

No planejamento, a mensagem que pretendemos transmitir e a linguagem visual são pontos-chave. Ambas devem fazer sentido para com o objetivo proposto e serão como os tijolos que compõem a sua estratégia de comunicação.

Desenvolver competências

Também é importante desenvolver as competências necessárias para implementar a comunicação estratégica. Além de soft skills, podemos aprender técnicas de Storytelling e Oratória para melhorar o desempenho individual e organizacional.

Ao construir esses pilares, reflita sobre esses dois níveis: individual e organizacional. Além das comunicações oficiais enquanto organização, a  estratégia é necessária nas ações do dia a dia, como conversas, apresentações, pitchs, vendas e troca de informações entre setores.

A comunicação estratégica deve ser uma constante em nossas atividades profissionais. A todo momento devemos definir os objetivos e planejar o melhor caminho para alcançá-los, usando a mensagem e linguagem visual mais adequadas.

Vamos dar os primeiros passos? Complemente a leitura com o conteúdo sobre comunicação assertiva e continue acompanhando as publicações do nosso blog!

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