Comunicação e liderança: como aprimorar essa relação?

Entenda como a comunicação é peça fundamental para o trabalho dos líderes

Treinamento SOAP
15/01/2024
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Uma das características que um líder eficaz deve ter é a capacidade de conduzir pessoas por meio da interação social. Ser um bom comunicador é fundamental nesse processo. Por isso, a relação entre comunicação e liderança deve fazer parte dos planos de aprimoramento profissional daqueles que têm como função gerenciar equipes.

Por meio de uma comunicação eficaz, os líderes conseguem estimular as habilidades de seus colaboradores e promover um melhor relacionamento entre as equipes e outros agentes que compõem o ecossistema dos negócios, como fornecedores, parceiros comerciais, clientes, entre outros.

Neste artigo, entenda como a comunicação e a liderança são fortes aliadas daqueles que precisam liderar pessoas no dia a dia. Além disso, veja dicas para você se aprimorar e entender como os bons líderes comunicam.

Leia também: 5 classificações de liderança, segundo o GPTW 

A importância da comunicação na liderança

Liderar não é tarefa fácil. A concorrência, as diferentes personalidades dos liderados e a velocidade da evolução tecnológica são alguns desafios que os gestores precisam enfrentar no dia a dia.  

Para resolver tais questões, os líderes não precisam ser obrigatoriamente os indivíduos com as maiores capacidades técnicas da empresa. Mas precisam saber expressar suas ideias e comandar equipes. Eles precisam, sobretudo, ser bons comunicadores. 

Nesse contexto, os profissionais que reconhecem a importância da comunicação na liderança conseguem gerir projetos, administrar empresas e aumentar vendas de produtos e serviços. 

Líderes de sucesso costumam focar em algumas ações para utilizar a comunicação como importante ferramenta da liderança. Entre elas: 

  • Demonstrar confiança; 
  • Gerir conflitos; 
  • Entender as necessidades da equipe. 

Demonstrar confiança 

A verdadeira liderança é aquela que incentiva as pessoas, em vez de empurrá-las e forçá-las a desenvolver as suas tarefas por pura obrigação. Logo, o líder que estimula a autogestão dos times demonstra confiança nas equipes e usa uma comunicação capaz de extrair as melhores habilidades dos liderados. 

Gerir conflitos 

Nos dias atuais, principalmente com a realidade do trabalho remoto, fatores como diferença regional, de personalidade, idade, entre outros, podem aumentar os casos de desentendimentos. As palavras e os gestos, quando mal colocados, podem provocar ruídos na comunicação

Portanto, as boas práticas da comunicação verbal e não verbal incentivadas pelos líderes são capazes de otimizar a gestão de conflitos e minimizar as divergências nos ambientes de trabalho. 

Entender as necessidades da equipe 

Conforme já mencionado anteriormente, o líder não precisa necessariamente ser o detentor da maior capacidade técnica dentro dos setores que comanda. Mas ao usar as boas práticas da comunicação como ferramenta de trabalho ele consegue entender as necessidades da equipe e se tornar um facilitador. 

Líderes devem fazer leituras dos colaboradores com os quais trabalha

Dicas para aprimorar a relação entre comunicação e liderança 

Em entrevista ao blog da SOAP, Renata Catto, Diretora de Negócios da empresa, pontua que para ter uma comunicação assertiva — fundamental para as lideranças — é preciso, em primeiro lugar, estar bem-intencionado em criar uma conexão real com o ouvinte.  

“Uma comunicação assertiva é ter clareza do que se quer, clareza da mensagem, e utilizar da comunicação verbal e não verbal de forma coerente. A pessoa que escuta precisa reagir conforme a minha intencionalidade, alinhado a ela. Eu não posso deixar minha mensagem livre para interpretação”, defende. 

Renata também reforça que o líder não deve ser aquele quem tem todas as respostas. E, justamente por isso, é importante que haja um comprometimento das pessoas que assumem a responsabilidade pelas equipes em avaliar como está sua comunicação e quais impactos ela tem gerado. 

“Quando eu falo em criar consciência é no sentido de que, às vezes, o líder só tem que ouvir. O líder muitas vezes acha que tem que ter resposta para tudo, mas a comunicação vai muito além. O silêncio, o acolhimento e a expressão não verbal também são comunicação. Ter consciência de tudo isso é importante para não achar que a comunicação é só a fala”, diz Renata.  

Algumas atitudes podem ser fundamentais nesse processo de avaliação e definição de estratégias de comunicação eficientes: 

Faça uma leitura do interlocutor 

Assim como os apresentadores e produtores de conteúdo fazem pesquisas do seu público-alvo, os líderes também devem fazer leituras dos colaboradores com os quais trabalha. 

Em alguns momentos, será necessário usar técnicas de psicologia e de programação neurolinguística (PNL) para entender a melhor forma de se relacionar com sua equipe. 

Portanto, antes de começar a se comunicar com alguém, saiba como é a personalidade e o comportamento dessa pessoa. Isso é importante para saber qual (ou quais) tipos de comunicação e liderança você deve aplicar.  

Por exemplo: determinados indivíduos podem ser tratados de maneira mais liberal e democrática, enquanto outros, pela falta de experiência, precisam de mais direcionamentos. 

Leia também: Qual a diferença entre liderança autocrática, democrática e liberal? 

Crie rotinas de comunicação 

A rotina de comunicação é uma forma do líder demonstrar que é uma pessoa acessível e que os integrantes do seu time podem pedir e levar soluções para o cotidiano. Faça com as reuniões sejam produtivas e seja objetivo na hora de alinhar desvios de conduta. 

Pratique a escuta ativa 

A escuta ativa também faz parte do processo de comunicação e liderança. Escutar o interlocutor com atenção demonstra o respeito entre líder e liderado. Esse é um modo de aumentar a interação entre as pessoas. 

Além disso, a ação estimula o trabalho em equipe, facilita o gerenciamento de atividades e mostra que o líder está ali também para escutar, não para ser apenas um chefe. 

Implemente uma cultura de feedback 

Uma maneira do líder se aproximar dos liderados é adotar a cultura do feedback. Essa troca de ideias agrega valor para a rotina da empresa e demonstra maturidade da liderança para dar e receber críticas. 

Além disso, feedbacks são ótimas ferramentas para geração de novas propostas, atualização de planos de desenvolvimento individuais (os famosos PDIs)  e diversos outros insights. 

Atenção à linguagem corporal 

Apesar de muitas vezes ser negligenciada, a comunicação corporal é tão importante quanto a verbal. Manter uma postura aberta, fazer contato visual, manter a atenção direcionada a quem está falando e demonstrar respeito fará toda a diferença durante a conversa. 

Mantenha uma comunicação clara e objetiva 

Evite ambiguidades, vícios de linguagem, palavras de duplo sentido ou mensagens enigmáticas. Deixe claro na sua comunicação seu objetivo e intenções. Isso facilita a compreensão da mensagem e evita ruídos de comunicação

Como a SOAP pode te ajudar a melhorar a sua comunicação e liderança 

A SOAP é uma empresa que trabalha no ramo de treinamentos e apresentações corporativas desde 2003, ajudando profissionais de diferentes segmentos a desenvolverem habilidades de comunicação e liderança. 

São diferentes opções de treinamentos in company para quem quer investir em suas equipes. Veja algumas opções: 

SOAP Liderança 

Um líder de alto desempenho é capaz de diminuir ruídos de comunicação e estimular que cada profissional se desenvolva dentro de suas expertises. Neste treinamento, entenda melhor a importância do papel da liderança e aprenda técnicas de inteligência interpessoal, intrapessoal e linguística para superar os principais desafios de gestão enfrentados no dia a dia. 

Veja alguns dos tópicos abordados no treinamento: 

  • Tipos de liderança; 
  • Reconhecer e identificar emoções; 
  • Aplicar feedback na prática de maneira efetiva e empática; 
  • Processo de formação de equipes; 
  • Gerenciamento de conflitos e comunicação não violenta; 
  • Conexão: o poder do storytelling; 
  • Planejamento: consciência sobre a situação de comunicação; 
  • Diagnóstico de entendimento de quem é seu público. 

SOAP Confiança 

Neste treinamento, são apresentados técnicas e exercícios para você obter maior consciência e gerenciamento das emoções e pensamentos no momento de uma apresentação em público. Isso possibilita os interlocutores a entrarem no chamado estado de atenção plena. 

Através de um processo de autoconhecimento, ensinaremos ferramentas para aumentar sua autoconfiança e credibilidade ao se comunicar. Com a bagagem obtida neste workshop entenda o que você poderá aplicar na prática: 

  • Criar autoconsciência emocional; 
  • Realizar o preparo técnico de uma apresentação; 
  • Gerenciar suas emoções; 
  • Desenvolver inteligência, preparo e linguagem emocional; 
  • Explorar a importância da empatia e da escuta. 

SOAP Comunicação Interpessoal 

Este workshop aborda conceitos de comunicação fundamentais para profissionais que pretendem obter melhores resultados em suas interações. 

O participante será capaz de avançar em direção aos seus objetivos por meio da comunicação, construindo melhor suas relações interpessoais. Confira o que você vai aprender na prática: 

  • Ser relevante e interessante; 
  • Praticar a escuta plena e a empatia; 
  • Desenvolver congruência entre conteúdo e linguagem; 
  • Dar e receber feedback; 
  • Identificar os diferentes perfis de comunicadores; 
  • Lidar com interlocutores difíceis. 

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre nossos treinamentos in company? Entre em contato com um de nossos especialistas! 



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