4 soft skills de comunicação mais buscadas pelo mercado em 2023

O conceito de soft skills surgiu por volta da década de 70, mas o termo só se popularizou a partir dos anos 2000.

Treinamento SOAP
24/01/2023
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O conceito de soft skills surgiu por volta da década de 70, mas o termo só se popularizou a partir dos anos 2000. Muitas dessas competências estão relacionadas às habilidades de comunicação, fundamentais para profissionais de todas as áreas.

Saber se comunicar é uma condição inerente a todo ser humano. Aristóteles, um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental, já dizia que o homem é um ser social. Ou seja, está enraizado em sua natureza viver em sociedade.

Nesse sentido, a comunicação se torna um elemento fundamental para a construção das relações humanas, seja no âmbito familiar, social ou nos negócios. Assim, saber se comunicar de maneira adequada pode representar uma vantagem competitiva no mercado.

E o contrário também pode acontecer: as falhas na comunicação geram diversos problemas, como insatisfação, atraso nas entregas, mais burocracia entre os processos, danos financeiros e outros. Em 2018, uma pesquisa elaborada pela revista britânica The Economist, já apontava que 44% dos entrevistados consideravam que falhas de comunicação causavam problemas relacionados não só à produtividade, como à saúde dos colaboradores.

Após a pandemia, com muitas empresas adotando o Home Office como regime de trabalho padrão, as habilidades comunicacionais ganharam ainda mais destaque.

De acordo com a Forbes, 45% de todos os empregos anunciados no LinkedIn Premium no terceiro trimestre de 2022 mencionavam a importância das habilidades de comunicação.

Já as habilidades sociais como um todo foram requisitadas em 78% dos anúncios de empregos globalmente, também no terceiro trimestre do ano.

Os resultados apontam uma tendência para este ano de 2023, em que as soft skills de comunicação devem estar em alta, sendo algumas das mais exigidas pelo mercado.

O que são soft skills?

Embora esse não seja um conceito novo no mercado, muitas pessoas ainda se confundem em relação ao significado do termo soft skill. Basicamente, as soft skills são habilidades não técnicas relacionadas às questões comportamentais.

Em outras palavras, são competências que demonstram o modo como você interage com o mundo e as pessoas ao seu redor; e como trabalha na resolução de problemas para alcançar resultados, seja nos estudos, na área profissional ou pessoal.

É muito comum que as pessoas confundam os conceitos de soft skills e hard skills. No entanto, é importante esclarecer que os termos são diferentes, embora sejam complementares.

Enquanto as soft skills estão ligadas ao fator comportamental, as hard skills referem-se aos aspectos técnicos.

Por exemplo, quando você é atendido por um vendedor em uma loja, esse profissional utiliza suas competências comportamentais (soft skills) para te persuadir a comprar um determinado produto, usando suas habilidades de comunicação.

Agora suponha que na hora de finalizar a compra esse mesmo vendedor utilize um computador para preencher seu cadastro em troca de alguma vantagem, como um desconto. Nesse caso, entram em jogo as habilidades técnicas em informática (hard skills) para inserir suas informações no sistema.

Desenvolver soft skills é tão possível quanto aprender uma nova hard skill. A diferença está no foco dos treinamentos, que trabalham mais a comunicação interpessoal, em vez de cursos profissionalizantes que estimulam o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas.

Principais soft skills de comunicação exigidas no mercado

Uma comunicação eficaz em si já é tratada como uma soft skill. Essa é uma habilidade essencial para diferentes situações do cotidiano, como apresentar um projeto, concretizar uma venda, fazer uma apresentação ou participar de uma reunião.

Saber se comunicar de maneira eficiente nada mais é do que a capacidade de transmitir de forma clara e objetiva suas ideias, fazer com que o interlocutor da sua mensagem entenda o ponto de vista que você está querendo apresentar e conseguir prender a atenção das pessoas no momento de sua fala.

Cabe ressaltar que quando o assunto é comunicação eficaz, há a necessidade de se enxergar além da questão verbal. Um desdobramento importante, por exemplo, é a comunicação escrita, ou seja, ter clareza, também, na hora de enviar um e-mail ou uma mensagem.

Muitas pessoas acabam negligenciando esse aspecto, mas no dia a dia faz toda a diferença saber enviar uma mensagem objetiva e de fácil entendimento, a fim de se evitar ruídos na comunicação e manter os processos bem alinhados.

O mesmo vale para a redação de outros tipos de documentos, como relatórios.

É claro que você não precisa ser um expert em Língua Portuguesa, mas vale reforçar a importância de se atentar às normas gramaticais e evitar gírias ou palavras pejorativas e de baixo calão.

Como deu para perceber, desenvolver uma comunicação eficaz está repleto de pormenores. Inclusive, trabalhar outras competências complementares, como a escuta ativa e a empatia.

Soft skills mais buscadas em 2023

Escuta ativa

A escuta ativa é a habilidade de ouvir o que está sendo dito, demonstrando interesse pelo assunto. E isso não significa que você deve ficar calado durante a conversa.

Ao contrário, essa competência envolve ir além da superficialidade dos assuntos e fazer perguntas que envolvam ideias expostas de maneira implícita na conversa. Lembrando que os julgamentos devem ser deixados de lado.

A linguagem corporal é outro elemento importante na prática da escuta ativa. Elementos não verbais, como a postura, expressões faciais e movimentos com a cabeça, por exemplo, ajudam a indicar o quanto, de fato, você está prestando atenção em quem fala.

Pensamento crítico

Desenvolver o pensamento crítico também é fundamental para quem quer se comunicar de maneira mais assertiva. Essa habilidade refere-se à capacidade de analisar e contextualizar informações, com base em referências e argumentos estruturados.

Pessoas com o pensamento crítico desenvolvido não recebem informações de maneira passiva e as aceitam como verdade. Elas questionam as ideias que lhes são apresentadas e avaliam as informações a fim de explorar as diferentes possibilidades que um tema pode apresentar.

Além de tornar as discussões mais interessantes, a pessoa com pensamento crítico desenvolvido tem mais facilidade na hora de resolver problemas e tomar decisões.

Empatia

Para saber ouvir e, consequentemente, se comunicar melhor, esse é um dos principais aspectos a se considerar. Afinal, o conceito de empatia engloba, justamente, a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Ou seja, significa estar disposto a entender os conflitos e anseios de outra pessoa e enxergar a situação sob a ótica dela. Apesar de ser simples na teoria, praticar a empatia requer dedicação e paciência.

Duas mulheres se abraçam em um ambiente profissional
Uma das soft skills mais buscadas pelos empregadores é a empatia

Para se tornar uma pessoa empática, muito além de saber ouvir o outro, é preciso respeitar opiniões diferentes das suas e deixar de lado comparações e julgamentos.

Mas o resultado é positivo. Pessoas empáticas tendem a tornar os ambientes por onde circulam mais agradáveis e favorecem a construção de relações de respeito, confiança e colaboração entre as pessoas.

Negociação

A arte de saber negociar também é importante se você deseja desenvolver soft skills de comunicação para garantir uma vantagem competitiva no mercado.

A negociação é um processo que envolve duas ou mais pessoas, cada uma com seus próprios interesses, que discutem uma questão específica na tentativa de chegar a um acordo que favoreça todas as partes envolvidas.

Essa habilidade se aplica a diferentes situações, como gerenciar conflitos, negociar salários e bônus, celebrar acordos, entre outras.

O segredo para se sair bem em uma negociação é um conjunto de outras habilidades já mencionadas, como saber se comunicar com assertividade, ter empatia, pensar crítica e estrategicamente, mas, sobretudo, saber ouvir o outro e alinhar expectativas e necessidades.

Como desenvolver soft skills?

Conforme já mencionado ao longo deste artigo, as soft skills são habilidades que podem ser aprendidas, assim como os conhecimentos técnicos. E cada vez mais, essas competências comportamentais se tornam relevantes para o mundo dos negócios.

Um levantamento realizado pelo LinkedIn em 2019 apontou que 92% dos recrutadores consideram que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills. Além disso, para 80% as habilidades comportamentais são cada vez mais importantes para o sucesso das organizações.

Desenvolver essas competências é um processo contínuo e que requer dedicação. O primeiro passo para adquirir uma nova habilidade comportamental é investir em autoconhecimento.

  • O que impede você ou sua equipe de se comunicar melhor hoje?
  • Quais habilidades podem ajudar a desenvolver esse aspecto?
  • Como você ou sua equipe reage em situações em que precisa estabelecer uma comunicação assertiva?
  • Quais são os prejuízos para carreira por não saber se portar nesses momentos?

Essas são algumas perguntas norteadoras que podem ajudar a identificar quais aspectos precisam ser melhorados e quais habilidades você pode adquirir para se comunicar melhor. Além disso, contar com apoio profissional, seja de mentores ou terapeutas, facilita o processo.

Um segundo ponto importante é estar atento aos feedbacks. Ou seja, quais habilidades os gestores, colaboradores ou colegas de trabalho já pontuaram que você precisa desenvolver melhor?

Escutar a opinião de outras pessoas te ajuda a entender qual impressão você está transmitindo. A partir disso, é possível identificar pontos de melhoria e trabalhar nessas questões.

Busque conhecimento sempre

Por fim, busque conhecimento e desenvolvimento para sua equipe profissional. Investir nos seus estudos é a melhor maneira de se desenvolver e aprimorar suas soft skills.

A SOAP conta com diversos treinamentos para auxiliar profissionais de diferentes áreas a alcançarem os melhores resultados através da comunicação. Quer ajudar a sua equipe a desenvolver as habilidades de comunicação? Conheça nossas soluções!



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