Transforme sua carreira por meio das habilidades de comunicação!

Por mais que seja fundamental investir em capacitação e aprimoramento em conhecimentos específicos em determinadas áreas de atuação, é notório que o mercado contemporâneo espera muito mais dos profissionais.

Treinamento SOAP
21/12/2022
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Por mais que seja fundamental investir em capacitação e aprimoramento em conhecimentos específicos em determinadas áreas de atuação, é notório que o mercado contemporâneo espera muito mais dos profissionais.

Conhecidas como soft skills, as habilidades que vão além do conhecimento técnico estão ganhando cada vez mais força no mundo corporativo. Desse modo, assumiram um papel determinante em processos seletivos e até mesmo na hora de avaliar qual profissional receberá uma promoção. 

A comunicação é uma dessas soft skills tão fundamentais que pode dar um novo direcionamento para a carreira de uma pessoa.

Neste post, você vai entender por que habilidade de comunicação estão entre as mais importantes a serem desenvolvidas e compartilhar dicas para você desenvolvê-la e ter mais crescimento profissional. Aproveite o conteúdo!

Por que a comunicação é tão importante para a carreira e valorizada pelas empresas?

Como falamos, cada vez mais empresas valorizam soft skills como comunicação, inteligência emocional, resiliência e outras. Isso acontece por essas habilidades serem fundamentais para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável. 

Assim, elas ajudam os profissionais a lidar com desafios e obstáculos do dia a dia de forma mais inteligente e eficaz, sem gerar muitos conflitos e desgastes.

Dentre tantas habilidades importantes, a comunicação se destaca por ser uma área que possibilita que mensagens sejam transmitidas e compartilhadas com eficiência e clareza.

No mundo corporativo, se comunicar é um processo corriqueiro e decisivo, portanto é imprescindível que isso seja feito da melhor maneira. É por meio da palavra que expressamos pensamentos, ideias, questionamentos e também sentimentos.

Portanto, é preciso saber como dominar essa arte para fazer o bom uso das palavras, sendo assertivo e respeitoso em todos os momentos. Habilidades de comunicação são especialmente importantes em contextos de apresentações, vendas e para a liderança, que envolve mediação e gestão de equipes.

Como desenvolver a habilidades de comunicação?

Por mais que algumas pessoas sejam consideradas pelo senso comum como extrovertidas e comunicativas, isso não quer dizer que elas sabem articular palavras de forma efetiva, convencer ou inspirar pessoas com suas mensagens.

Esse ponto é importante para reforçar que a comunicação pode e deve ser desenvolvida e aprimorada. 

Ou seja, qualquer pessoa pode trabalhar para tornar seu diálogo mais dinâmico, potente e eficaz. Acompanhe nossas dicas a seguir para saber como despertar e potencializar essa habilidade.

Pratique a comunicação empática

Se comunicar bem é muito mais do que falar, é preciso também saber ouvir. Muitos comunicadores se preocupam em como vão apresentar seus discursos, mas falham em ter uma escuta realmente ativa. 

Isso compromete a eficácia da comunicação, pois muito do sucesso do que você vai dizer está em responder de forma clara as demandas e anseios do outro.

Por isso, pratique a empatia e nunca perca de vista que comunicação é diálogo. Escute o outro e certifique-se de que sua mensagem está sendo bem entendida. 

Olhe nos olhos de quem você fala, deixando claro que você está aberto a ouvir e que valoriza o que a pessoa tem a dizer.

Isso passa mais confiança ao seu interlocutor, além de ajudar a criar um vínculo valioso para tornar essa troca mais saudável. Você verá: na sua vez de falar, a pessoa estará bem mais aberta e disposta a lhe escutar.

Entenda a comunicação não-verbal

Quando falamos em comunicação como habilidade, é preciso também saber que esse conceito é muito mais amplo do que a esfera das palavras. Grande parte da comunicação humana é não-verbal. Isso inclui posturas, gestos, tom de voz e outros aspectos.

Em uma situação de diálogo, perceba esses sinais de comunicação não-verbal, ou seja, esteja atento à forma como as pessoas recebem o que você diz e o que ela está comunicando. Isso pode fazer toda a diferença na hora de mudar o direcionamento e o tom do seu discurso.

Tenha o domínio de habilidades de escrita

É importante ler, estudar e aperfeiçoar seu domínio da língua, tanto falada quanto a escrita. Isso amplia seu repertório e dá segurança e conhecimento na hora de preparar um discurso e uma argumentação, por exemplo.

Além de estudar, não deixe de praticar! Sempre que puder ou que aparecer uma oportunidade, participe de debates, palestras, seminários e apresentações. Observe como as pessoas se comunicam nesses espaços e veja como pode se inspirar.

Invista em treinamentos de comunicação

Como falamos, a comunicação não é necessariamente um talento nato, e ela pode ser desenvolvida e aprimorada com estudo e dedicação. Técnicas de oratória, storytelling, confiança, entre outras, podem ser trabalhadas com cursos e treinamentos.

Hoje, é possível encontrar escolas que ajudam pessoas a desenvolverem soft skills com foco nas suas demandas e nas necessidades do mundo atual, dinâmico e ultraconectado.

A ideia de investir em treinamentos de comunicação é ter a oportunidade de ver como algumas técnicas importantes da área podem ser colocadas em prática para trazer resultados efetivos para seu dia a dia profissional.

Portanto, se você deseja apostar em mais crescimento e expansão para a sua carreira, não deixe de considerar os treinamentos que desenvolvam soft skills. Principalmente voltados para área de comunicação para ampliar seu repertório profissional e contribuir para que você se sinta mais confiante e preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Habilidades de comunicação são essenciais para qualquer indivíduo. Afinal, vivemos em ambientes de trabalho diversos e coletivos, nos quais é importante trocar e dialogar com diferentes pessoas.

Saber fazer isso de forma eficiente vai ajudar você não somente a estabelecer relações mais equilibradas, como também saber como convencer e encantar pessoas com seus discursos e apresentações. Assim, conquistar mais clientes e ter mais sucesso em sua jornada profissional.

Quer alavancar suas habilidades de comunicação e virar uma chave na sua carreira? Conte com os treinamentos da SOAP em sua jornada para desenvolver uma comunicação assertiva, convincente e vencedora.

Clique aqui para conhecer os cursos da Escola SOAP e veja como dominar técnicas como oratória e storytelling com base em uma metodologia dinâmica, inovadora e eficaz.

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