Comunicação nas organizações e empatia: como a SOAP pode ajudar?

Muito se fala em soft skills: as habilidades comportamentais que são valiosas em diversos momentos na vida de uma pessoa, inclusive no trabalho.

Treinamento SOAP
25/03/2021
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Muito se fala em soft skills: as habilidades comportamentais que são valiosas em diversos momentos na vida de uma pessoa, inclusive no trabalho. Uma delas é a empatia, ou seja, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro, de modo a entender suas emoções e enxergar além do próprio pensamento.

No ambiente de trabalho, a empatia é essencial para as relações humanas, tendo em vista que nem só de números vive uma empresa. Vale se colocar no lugar do colega de trabalho, dos líderes ou liderados e até mesmo do cliente, a fim de criar boas conexões, manter um alinhamento de expectativas e, no fim das contas, ter resultados positivos com tais ações.

Compreender as relações entre comunicação nas organizações e empatia é uma potente arma para o seu negócio e seus colaboradores. Entenda as boas práticas e como é possível agregá-las aos seus objetivos!

Como usar a empatia na comunicação nas organizações?

Algumas pessoas até compreendem o significado de empatia no trabalho, mas não as maneiras eficientes de praticá-la. Ela é uma ferramenta na resolução e gestão de conflitos, seja mediando diálogos entre colaboradores, seja prevenindo ruídos que levem ao caos na comunicação.

A seguir, estão exemplos de seu uso para favorecer a comunicação nas organizações. Vale a pena conhecê-los para incentivar os colaboradores da equipe.

Pratique a escuta ativa

Enxergar sob a perspectiva de outra pessoa requer escuta ativa. Não adianta dizer que adere a essa prática quando, na verdade, conclusões são tomadas a partir de suposições e adivinhações. O exercício a ser seguido é parar por alguns instantes e dar atenção ao profissional em seu lugar de fala, a fim de melhorar a comunicação na organização.

Durante esse diálogo, pode ser que você tenha algo a acrescentar ou uma opinião contrária, mas cuidado. É preciso abrir esse espaço para que as pessoas falem, sem serem interrompidas, e que percebam a importância desse momento para a criação de uma conexão verdadeira.

Demonstre interesse pela ideia do outro

Vale reforçar: a escuta ativa não é aquela em que você ouve somente por obrigação, para cumprir tabela e favorecer a própria imagem profissional. É necessário ter e demonstrar interesse. Após a conclusão da fala, faça a suas considerações, também levando em conta os sentimentos e posicionamentos dessa pessoa, para não colocar a perder seus esforços.

O interesse é combustível para que haja troca de diálogos, experiências e vivências profissionais. Isso contribui para a manutenção de um ambiente harmonioso entre colaboradores, do respeito mútuo e da vontade de se doar às causas da empresa.

Respeite os sentimentos alheios

A empatia anda de mãos dadas com a inteligência emocional, que é a capacidade de lidar com sentimentos próprios ou de terceiros. Da mesma forma que é prejudicial alguém passar a ignorar um colega de trabalho devido a um feedback negativo, invalidar o que os outros sentem também interfere na qualidade da equipe toda.

É essencial manter o respeito mesmo nas discordâncias, não assumindo que tais sentimentos são usados como “armas” contra alguma mentalidade. Tenha em vista que as opiniões são plurais, e a empatia serve justamente para que elas não causem conflitos, inimizades e outros cenários negativos desnecessariamente.

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Por que a SOAP é a melhor para ajudar na otimização da comunicação nas organizações?

três profissionais reunidos discutem sobre um serviço realizado e mostram a importância da comunicação nas organizações

Sendo a empatia e a comunicação algumas das habilidades do futuro, resta adotá-las no cotidiano, das pequenas às grandes situações. Nada melhor que adquirir essa bagagem com o apoio de quem entende do assunto. A SOAP é especialista em comunicação corporativa, desde as apresentações profissionais às relações cotidianas de trabalho.

Pensando em levar eficiência às empresas e profissionais, a SOAP oferta treinamentos que abordam essas habilidades. Ou seja, muito mais que conhecer as formas de adotá-las e as dinâmicas que as envolvem, há uma conexão com cenários distintos para a formação de um colaborador global e decisivo.

Com um treinamento de comunicação de excelência e repleto de diferenciais, as soluções da SOAP são um investimento – tanto para o bem-estar e as satisfações dos talentos de um negócio quanto para os resultados positivos a partir desses bons relacionamentos.

A proposta é ajudar na adaptação dos times para alcançar essa mentalidade mais empática e, assim, aproveitar os benefícios de tudo isso. No treinamento de Comunicação Interpessoal Corporativa, por exemplo, as pessoas aprendem a usar a sua voz e escuta de maneira eficiente.

Também há o treinamento Confiança, para que a gestão dos sentimentos seja melhor trabalhada na atuação profissional. E, como vimos, esse é um dos pilares para desenvolver a empatia no ambiente corporativo, a partir do respeito às perspectivas e posicionamentos de terceiros.

Veja outros cursos, que também trabalham a empatia a favor de atuações de excelência:

Conheça mais sobre a SOAP

Ficou evidente que a comunicação nas organizações deve ser uma prioridade para gestores, sobretudo aqueles que desejam otimizar o desenvolvimento humano de seus colaboradores, certo? Então, lembre-se de que a sua empresa tem à disposição diversos treinamentos para os profissionais.

A SOAP atende 65 das 100 maiores organizações de negócios do Brasil, além de tantas outras no mercado externo, na América e na Europa. Seja qual for a demanda da sua empresa, há uma solução à sua espera.

Investir na melhoria da comunicação nas organizações e da empatia é uma excelente estratégia para favorecer os relacionamentos nas equipes dentro de uma empresa e, consequentemente, conquistar maior produtividade. No âmbito pessoal, o colaborador agrega muito à sua carreira com uma visão empática dos cenários e com as outras pessoas. Para alcançar esses benefícios, conte com uma empresa que é referência em treinamentos.

Se gostou de conhecer mais sobre a SOAP, aqui vai um convite: acesse a nossa página e veja as soluções em educação corporativa!



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