5 filmes sobre comunicação que você PRECISA assistir

Quando falamos de comunicação, podemos ter inspirações de muitos estímulos ao nosso redor como pessoas inspiradoras, redes sociais e, até mesmo, uma obra cinematográfica.

Treinamento SOAP
08/08/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Quando falamos de comunicação, podemos ter inspirações de muitos estímulos ao nosso redor como pessoas inspiradoras, redes sociais e, até mesmo, uma obra cinematográfica. Com isso, os filmes sobre comunicação ajudam a aprimorar as habilidades de oratória.

Ao assistir é possível tirar insights poderosos que servem de exemplos no momento dos discursos. Uma cena impactante pode ficar por muito tempo na memória e ser lembrada bem na hora de uma apresentação para a plateia.

Neste post falamos sobre a importância de desenvolver uma boa comunicação e como uma película pode ajudar nesse sentido. Continue lendo e veja 5 filmes sobre comunicação para inspirar seus discursos!

A importância de uma boa comunicação

A comunicação faz a ponte entre duas ou mais pessoas, trazendo e levando informações e mensagens de todos os níveis. Para maior entendimento é preciso preparar um discurso que seja claro, objetivo e interessante.

Quanto mais bem desenvolvido um assunto, mais fácil será alcançar a audiência e obter bons resultados a partir dessa troca. Vamos imaginar um evento para lançamento de um produto em que todos os times de vendas, de cidades distintas, estejam reunidos.

É preciso unificar a fala para se conectar com os presentes e manter a atenção de todos. Esse é um dos maiores desafios de gestores, palestrantes e apresentadores quando estão diante de um público variado.

5 filmes sobre comunicação que você não pode deixar de conferir

Para quem tem a missão de fazer um discurso, uma apresentação ou uma palestra, existem diversos mecanismos para ajudar na preparação.

Um deles são os filmes sobre comunicação que além do entretenimento podem trazer elementos importantes e ideais de planejamento.

Selecionamos 5 filmes para você se inspirar, por isso, faça a pipoca, pegue um bloco de anotações e aproveite a sessão da tarde!

1. Chegada

Esse é um filme sobre seres extraterrestres e sua chegada na Terra com uma linguagem completamente desconhecida. 

Para ajudar na interação é chamada uma linguista que aos poucos aprende a decifrar o que eles querem dizer e ajudar na comunicação com os humanos.

O processo é longo e cheio de barreiras que aos poucos vão se dissolvendo pela forma como a comunicação é desenvolvida. Assim, há uma mudança significativa no modo de ver o mundo e entender como ele é enxergado por outros olhos.

2. O Discurso do Rei

Como imaginar um rei com dificuldades de se expressar e que não consegue fazer seus discursos? Esse é o tema central desse filme que mostra a trajetória do rei George VI da Inglaterra e seus problemas de dicção devido à gagueira.

É importante que um rei tenha um discurso firme e confiante para deixar a população segura, no entanto, com o rei George ocorreu o contrário. 

Dessa forma ele recorre à ajuda de um fonoaudiólogo e seus métodos de oratória nada convencionais para transformar a realidade do soberano.

3. Obrigado Por Fumar

Muitas empresas e organizações se valem de um porta-voz para transmitir todas as mensagens institucionais. O filme mostra uma indústria do tabaco que se utiliza de um desses mecanismos para defender seu produto mesmo sabendo o quanto ele pode ser nocivo à saúde.

Trata-se de uma comédia, mas que traz um tema forte com argumentos contundentes e estratégias de marketing e convencimento. Assim, os discursos têm um efeito positivo, mesmo diante de algo que, comprovadamente, pode matar as pessoas.

4. Ela

O filme Ela conta a história de um homem que se apaixona por um sistema operacional desenvolvido para se adaptar à personalidade de cada usuário. 

Encantado pela máquina, aos poucos o personagem vai se distanciando do convívio humano para se manter o máximo possível conectado.

Com dificuldades de se desassociar da virtualidade para interagir com as pessoas, cada vez mais ele seleciona com quem e como deseja se comunicar, trazendo à tona uma reflexão sobre o uso desenfreado das redes sociais e comunicação online maciça.

5. Bom dia, Vietnã

Um radialista do exército americano em meio à Guerra do Vietnã começa a se comunicar com os ouvintes de uma forma irreverente, quase lúdica, contando piadas e apresentando uma programação musical diferente do padrão esperado.

Se para quem ouve é um entretenimento e forma de amenizar a dor em um ambiente de guerra, para os superiores é uma postura inadequada. 

O filme chama a uma reflexão sobre a importância e responsabilidade da comunicação, bem como seu impacto na vida das pessoas.

Os filmes sobre comunicação são verdadeiras lições para quem busca exemplo e inspiração para quem deseja fazer discursos memoráveis. 

Ao assistir cada um destes títulos, você pode reunir ideias e criar uma apresentação personalizada que faça total sentido para o seu propósito.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para seguir a gente nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos sobre comunicação. Estamos no LinkedIn, Instagram e Youtube.



Posts Relacionados

10 erros de dicção e oratória para não cometer em apresentações

Comunicação
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França