Empreendedorismo pessoal: você é o que você comunica?

No livro “A Engenharia da Comunicação”, Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP, reforça que não é preciso ter um negócio próprio para empreender

Treinamento SOAP
27/03/2025
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Você já parou para pensar que, todos os dias, está vendendo uma ideia sobre si mesmo? É o empreendedorismo pessoal. Seja no trabalho, em uma conversa informal ou nas redes sociais, a forma como você se comunica molda a percepção que os outros têm de você

Mas será que essa imagem realmente reflete quem você é e o que deseja transmitir? 

No livro “A Engenharia da Comunicação”, Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP, destaca que não é preciso ter um negócio próprio para empreender. Segundo ele: 

“Você deve assumir o protagonismo da sua vida e ser um empreendedor pessoal.” 

Em outras palavras, empreender também é saber gerenciar sua carreira e imagem com estratégia. Sem uma narrativa clara, autêntica e coerente, o crescimento profissional e pessoal pode ser prejudicado. 

A comunicação como espelho do seu empreendedorismo pessoal  

Sempre que você fala, se posiciona ou compartilha algo, está construindo sua marca pessoal.  

Por isso, a comunicação vai além das palavras. Ela abrange tanto a forma verbal quanto a não-verbal. O problema é que muitas pessoas focam apenas no conteúdo da fala, sem perceber que o tom de voz, expressões faciais e a postura também transmitem mensagens poderosas. 

Em seu livro, Adas destaca que “quando você não está bem consigo mesmo, isso reverbera na sua postura, tom de voz e domínio emocional, que são pontos fundamentais para se comunicar com o outro.” 

Comunicação verbal: o que você diz 

A comunicação verbal envolve as palavras que usamos, seja na fala, seja na escrita. Ela pode ser formal ou informal, direta ou indireta, persuasiva ou apenas informativa. Veja alguns elementos-chaves da comunicação verbal:  

  • Escolha das palavras: o vocabulário que você usa influencia a forma como sua mensagem é interpretada. Palavras técnicas podem demonstrar, por exemplo, conhecimento. Mas também podem afastar um público leigo.  
  • Clareza e estrutura: uma comunicação verbal eficiente deve ser objetiva e organizada, evitando frases confusas ou excesso de informações. 

📌 Confira um exemplo. 
Imagine que você está apresentando um projeto para investidores. Se sua fala for vaga, repleta de termos técnicos sem explicação e sem uma estrutura clara, as chances de prender a atenção são mínimas. 

Agora, se você for direto, explicar seu projeto de forma estruturada, suas chances de conquistar apoio aumentam. 

Comunicação não-verbal: como você diz 

Já a comunicação não-verbal  são outros elementos que acompanham e complementam sua fala. Estudos indicam que mais de 70% da comunicação humana é não-verbal, o que significa que o corpo fala tanto quanto – ou mais – do que as palavras. Os principais elementos dessa comunicação são:  

  • Expressões faciais: um sorriso pode indicar abertura e simpatia, enquanto uma expressão tensa pode transmitir nervosismo ou insegurança. 
  • Postura e gestos: braços cruzados podem indicar defensividade, enquanto uma postura ereta e aberta demonstra confiança. 
  • Contato visual: evitar olhar nos olhos pode sugerir insegurança ou desinteresse. Já um olhar firme transmite credibilidade. 
  • Aparência pessoal: suas roupas, higiene e estilo também são formas de comunicação não-verbal e afetam a percepção que os outros têm de você. 

📌 Confira um exemplo. 
Pense em uma entrevista de emprego. Um candidato pode ter boas respostas  (comunicação verbal), mas se ele evitar contato visual, falar com a voz trêmula e demonstrar nervosismo (comunicação não-verbal), pode passar insegurança e perder a vaga. 

Por outro lado, um candidato que responde com clareza, usa um tom de voz firme e mantém uma postura confiante tem mais chances de causar uma boa impressão. 

Grupos de pessoas sentado em um arquibancada durante uma roda de conversa
Clareza e tom de voz firme são fundamentais para uma boa visão da plateia

Por isso, para que tenha impacto real, a comunicação verbal e a não-verbal precisam estar alinhadas. De nada adianta dizer que está confiante se sua postura, fala e expressões demonstram o contrário.  

Eduardo Adas reforça esse ponto no livro “A Engenharia da Comunicação”: 

“As nossas ações devem confirmar as nossas palavras.” 

Erros mais comuns que podem prejudicar a sua imagem pessoal  

Muitas pessoas altamente competentes e talentosas enfrentam dificuldades em suas carreiras porque cometem erros de comunicação.  

Mas, vale lembrar que o empreendedorismo pessoal não se limita à vida profissional. Ele está presente em todas as nossas interações – desde uma negociação de trabalho até um jantar com amigos. 

A seguir, veja os principais erros que podem comprometer sua imagem e desenvolvimento tanto no trabalho quanto no dia a dia pessoal. 

Falta de coerência entre discurso e atitude 

Dizer uma coisa e fazer outra é um dos maiores erros. Se sua comunicação não for alinhada com suas ações, sua credibilidade desmorona. 

📌 Na vida profissional 

  • Um líder que fala sobre trabalho em equipe, mas toma todas as decisões sozinho. 
  • Um profissional que se vende como proativo, mas constantemente perde prazos. 

📌 Na vida pessoal 

  • Alguém que prega um estilo de vida saudável, mas não cuida da própria alimentação e rotina. 
  • Uma pessoa que diz valorizar a família, mas nunca prioriza tempo para estar com ela. 

Ter uma comunicação vaga e genérica  

Pessoas que não sabem comunicar claramente o que fazem e quais são seus diferenciais acabam sendo esquecidos. Se sua mensagem é genérica demais, ela não cria nenhuma conexão com o outro.  

📌 Na vida profissional 

  • Um profissional que não sabe explicar claramente o que faz. 
  • Alguém que participa de reuniões, mas não se expressa de forma objetiva e estruturada. 

📌 Na vida pessoal 

  • Uma pessoa que se explica mal e frequentemente gera mal-entendidos. 
  • Alguém que tem dificuldade de expressar seus sentimentos e necessidades. 

Não adaptar a mensagem para diferentes públicos  

Não ajustar seu discurso para cada situação pode gerar ruídos na comunicação e prejudicar sua marca pessoal. 

📌 Na vida profissional 

  • Um profissional que usa jargões técnicos ao falar com clientes leigos, tornando a conversa confusa. 
  • Um gerente que trata toda a equipe da mesma forma, sem considerar diferenças individuais de perfil e cultura. 

📌 Na vida pessoal 

  • Uma pessoa que não percebe quando está sendo agressiva em uma discussão. 
  • Alguém que insiste em um tom brincalhão, mesmo quando a situação exige seriedade. 

Domine sua comunicação e fortaleça sua marca pessoal  

Você já sabe que a forma como se comunica pode abrir portas ou fechar oportunidades. Quer tornar sua comunicação um diferencial competitivo? O livroA Engenharia da Comunicação, de Eduardo Adas, traz insights importantes para você sobre isso!  

Os quatro pilares abordados no livro são:  

  • Autoconhecimento: antes de se comunicar bem, é essencial entender quem você é, quais são seus pontos fortes e suas crenças limitantes. 
     
  • Empreendedorismo Pessoal: você não precisa ter um negócio próprio para ser um empreendedor. Assumir o controle da sua carreira e da sua vida é um dos segredos para crescer. 
     
  • Comunicação: falar bem não é apenas sobre palavras, mas sobre transmitir mensagens com clareza, impacto e conexão.  
     
  • Marca e Marketing Pessoal: tudo o que você diz e faz constrói sua marca pessoal. Saber gerenciá-la de forma estratégica é essencial para se destacar e conquistar oportunidades. 

Eduardo Adas é o sócio-fundador da SOAP, empresa pioneira no mercado de apresentações profissionais.  

Formado em Engenharia de Produção, ele trilhou um caminho de sucesso no universo da consultoria corporativa por 13 anos, focando em estratégia, qualidade e produtividade, mas foi seu talento em comunicação que se destacou.  



Posts Relacionados

Método Disney: o que é e como usar para desbloquear a criatividade

Comunicação
31/03/2025
leia agora

Futuro do trabalho: confira 15 tendências para carreiras em 2025

Comunicação
28/02/2025
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França