No livro “A Engenharia da Comunicação”, Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP, reforça que não é preciso ter um negócio próprio para empreender
Você já parou para pensar que, todos os dias, está vendendo uma ideia sobre si mesmo? É o empreendedorismo pessoal. Seja no trabalho, em uma conversa informal ou nas redes sociais, a forma como você se comunica molda a percepção que os outros têm de você.
Mas será que essa imagem realmente reflete quem você é e o que deseja transmitir?
No livro “A Engenharia da Comunicação”, Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP, destaca que não é preciso ter um negócio próprio para empreender. Segundo ele:
“Você deve assumir o protagonismo da sua vida e ser um empreendedor pessoal.”
Em outras palavras, empreender também é saber gerenciar sua carreira e imagem com estratégia. Sem uma narrativa clara, autêntica e coerente, o crescimento profissional e pessoal pode ser prejudicado.
Sempre que você fala, se posiciona ou compartilha algo, está construindo sua marca pessoal.
Por isso, a comunicação vai além das palavras. Ela abrange tanto a forma verbal quanto a não-verbal. O problema é que muitas pessoas focam apenas no conteúdo da fala, sem perceber que o tom de voz, expressões faciais e a postura também transmitem mensagens poderosas.
Em seu livro, Adas destaca que “quando você não está bem consigo mesmo, isso reverbera na sua postura, tom de voz e domínio emocional, que são pontos fundamentais para se comunicar com o outro.”
A comunicação verbal envolve as palavras que usamos, seja na fala, seja na escrita. Ela pode ser formal ou informal, direta ou indireta, persuasiva ou apenas informativa. Veja alguns elementos-chaves da comunicação verbal:
📌 Confira um exemplo.
Imagine que você está apresentando um projeto para investidores. Se sua fala for vaga, repleta de termos técnicos sem explicação e sem uma estrutura clara, as chances de prender a atenção são mínimas.
Agora, se você for direto, explicar seu projeto de forma estruturada, suas chances de conquistar apoio aumentam.
Já a comunicação não-verbal são outros elementos que acompanham e complementam sua fala. Estudos indicam que mais de 70% da comunicação humana é não-verbal, o que significa que o corpo fala tanto quanto – ou mais – do que as palavras. Os principais elementos dessa comunicação são:
📌 Confira um exemplo.
Pense em uma entrevista de emprego. Um candidato pode ter boas respostas (comunicação verbal), mas se ele evitar contato visual, falar com a voz trêmula e demonstrar nervosismo (comunicação não-verbal), pode passar insegurança e perder a vaga.
Por outro lado, um candidato que responde com clareza, usa um tom de voz firme e mantém uma postura confiante tem mais chances de causar uma boa impressão.
Por isso, para que tenha impacto real, a comunicação verbal e a não-verbal precisam estar alinhadas. De nada adianta dizer que está confiante se sua postura, fala e expressões demonstram o contrário.
Eduardo Adas reforça esse ponto no livro “A Engenharia da Comunicação”:
“As nossas ações devem confirmar as nossas palavras.”
Muitas pessoas altamente competentes e talentosas enfrentam dificuldades em suas carreiras porque cometem erros de comunicação.
Mas, vale lembrar que o empreendedorismo pessoal não se limita à vida profissional. Ele está presente em todas as nossas interações – desde uma negociação de trabalho até um jantar com amigos.
A seguir, veja os principais erros que podem comprometer sua imagem e desenvolvimento tanto no trabalho quanto no dia a dia pessoal.
Dizer uma coisa e fazer outra é um dos maiores erros. Se sua comunicação não for alinhada com suas ações, sua credibilidade desmorona.
📌 Na vida profissional
📌 Na vida pessoal
Pessoas que não sabem comunicar claramente o que fazem e quais são seus diferenciais acabam sendo esquecidos. Se sua mensagem é genérica demais, ela não cria nenhuma conexão com o outro.
📌 Na vida profissional
📌 Na vida pessoal
Não ajustar seu discurso para cada situação pode gerar ruídos na comunicação e prejudicar sua marca pessoal.
📌 Na vida profissional
📌 Na vida pessoal
Você já sabe que a forma como se comunica pode abrir portas ou fechar oportunidades. Quer tornar sua comunicação um diferencial competitivo? O livro “A Engenharia da Comunicação“, de Eduardo Adas, traz insights importantes para você sobre isso!
Os quatro pilares abordados no livro são:
Eduardo Adas é o sócio-fundador da SOAP, empresa pioneira no mercado de apresentações profissionais.
Formado em Engenharia de Produção, ele trilhou um caminho de sucesso no universo da consultoria corporativa por 13 anos, focando em estratégia, qualidade e produtividade, mas foi seu talento em comunicação que se destacou.