O que são ruídos na comunicação e como evitá-los

Os ruídos podem ser internos ou externos e são provocados por diversos fatores

Treinamento SOAP
14/09/2023
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No dia a dia profissional, seja em apresentações, treinamentos ou simples conversas, podem existir algumas interferências que prejudicam o entendimento das mensagens que o locutor deseja entregar. Os comunicadores denominam esses eventos como ruídos na comunicação. 

Saiba que, mesmo sendo conhecidas como ruídos, essas interferências não são apenas de caráter sonoro;, inclusive são divididas em categorias. Os ambientes corporativos estão entre os mais suscetíveis por esse tipo de problema devido à quantidade de pessoas envolvidas. 

Neste artigo, vamos entender o que são ruídos na comunicação, quais são os principais tipos e descrever como podem ser evitados. Assim, você saberá como contorná-los nas suas comunicações. Vamos lá! 

O que são ruídos na comunicação? 

Ruídos na comunicação são quaisquer elementos — internos ou externos — que possam interferir no processo de comunicação entre o emissor e o receptor. Essas barreiras podem ser constituídas por interferências ambientais, pessoais ou de linguagem. 

As ocorrências de ruídos consideradas internas são ligadas a determinadas condições inerentes ao indivíduo, seja ele quem transmite ou quem recebe a mensagem. Já as barreiras externas dependem mais do meio físico do que comportamental. 

Dito isso, os ruídos de comunicação são divididos em quatro tipos: 

  • físicos; 
  • fisiológicos; 
  • psicológicos; e 
  • semânticos. 

Para melhor compreensão, veja abaixo cada um deles com mais detalhes. 

Físico 

O ruído físico é a interferência externa ao falante e ao ouvinte, causando dificuldades na transmissão física da mensagem, como: 

  • sirene; 
  • sons de telefone; 
  • buzina de veículos; e 
  • pessoas conversando. 

Fisiológico 

O ruído fisiológico é uma interferência interna, que ocorre devido à condição física do transmissor ou do receptor.  

Pode ser uma intensa dor de cabeça, uma disfunção sensorial e outras disfunções orgânicas. A fome ou o cansaço são exemplos também. 

Psicológico 

O ruído psicológico também é uma barreira interna provocada pelo comportamento dos indivíduos. Alguns motivos dessa interferência na comunicação são: 

  • crenças; 
  • emoções; e 
  • atitudes sarcásticas. 

Semântico 

O ruído semântico é a junção da interferência externa e interna. Acontece quando o locutor usa uma linguagem com significado diferente para a plateia.  

Ou seja, o emissor e o ouvinte têm interpretações distintas do sentido de certas palavras. Os jargões e regionalismos são exemplos disso. 

Por que é necessário evitar os ruídos na comunicação? 

A comunicação eficaz nos negócios é fundamental para alcançar o sucesso, pois acontece diariamente entre colaboradores, clientes, potenciais clientes e outras partes interessadas externas ao empreendimento. 

Para isso, é preciso evitar ao máximo a ocorrência dos ruídos nos momentos de se comunicar para que os indivíduos e grupos tenham um bom relacionamento e atinjam os objetivos da conversa, reunião, apresentação, etc.Os ruídos na comunicação podem causar resultados negativos nas corporações, como: 

  • dificuldade na gestão; 
  • insatisfação dos clientes; 
  • distorção das mensagens; 
  • treinamentos inadequados; 
  • diminuição da produtividade
  • aumento de erros nos processos;  
  • aumento dos riscos de acidentes; e 
  • falta de engajamento dos colaboradores. 

Identificar e evitar os ruídos auxilia as corporações a entregarem mensagens com efetividade e a melhorarem o desempenho das suas equipes, principalmente quando falamos em habilidades de comunicação. Uma das maneiras de desenvolver os times é por meio de treinamentos corporativos

Como evitar os ruídos na comunicação? 

Para evitar os ruídos na comunicação, devemos, em primeiro lugar, identificar os seus tipos. A partir daí, existem diversas maneiras de trabalhar para que a comunicação aconteça com fluidez e eficácia. 

Prepare os ambientes 

Para evitar falhas, os ambientes de trabalho nas empresas devem ser previamente preparados para não haver incômodos, tanto para locutores quanto para ouvintes. 

Cuide para que os locais sejam confortáveis: providencie cadeiras e poltronas ergonômicas. Em épocas do ano com temperaturas mais elevadas, mantenha os aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores ligados. Tenha atenção ao nível da iluminação e à qualidade do som. 

No ambiente remoto, não temos controle do local de participação dos outros no evento. Então, se você for fazer uma apresentação ou participar de uma reunião, busque uma boa iluminação, um local com pouco ruído externo e um bom equipamento de captação de imagem e som.  

Mesmo se estiver como ouvinte, procure um local com pouco ou nenhum ruído externo para não ter dispersão da atenção.   

Conheça seu público 

Conhecer o público a que se destina a comunicação é uma maneira de evitar os ruídos psicológicos e semânticos. As apresentações corporativas, por exemplo, precisam ser devidamente elaboradas considerando as características das pessoas presentes no evento. 

Para melhor entendimento, uma apresentação para médicos ou profissionais da saúde tem seus termos técnicos próprios. Algumas das palavras utilizadas nesse caso não devem ser usadas em um evento de engenheiros, por exemplo. 

Varias bocas sinalizando diferentes formas de expressão
Para evitar ruídos e má interpretação é recomendado conhecer bem o público e suas características

Outra preocupação que os profissionais devem ter é em evitar o uso de gírias e jargões regionais, a não ser que sejam apropriados à situação e familiares para os ouvintes. O Brasil é um país de grande extensão, determinados termos podem ser amplamente utilizados em um estado, mas podem não fazer sentido em outros. 

Respeite o público e seja carismático 

Seja qual for o público do evento, procure ser respeitoso e carismático. Essa é uma maneira de evitar o ruído psicológico. Palestrantes ou apresentadores com atitudes arrogantes podem despertar comportamentos sarcásticos e desinteresse dos ouvintes. 

Um palestrante carismático consegue conduzir um evento durante várias horas seguidas e até mesmos dias. Suas falas conseguem ser lembradas pelos ouvintes durante um longo período. 

Interaja com a plateia 

Interagir com a plateia evita o sono e o desinteresse. Essas duas interferências fazem parte da categoria de ruído fisiológico. Para evitar isso, faça perguntas e mantenha contato visual com os ouvintes.  

Além disso, combine em determinados momentos a possibilidade de esclarecer dúvidas. Essa prática faz as pessoas ficarem mais envolvidas. 

Estude o assunto 

Prepare-se previamente antes da apresentação e revise o tipo de mensagem que será repassado no evento. Um dos piores erros é demonstrar falta de preparo com o assunto que será tratado. 

Evite ser pego de surpresa com as indagações dos ouvintes. Tenha, sempre que possível, um plano B para as suas respostas. Caso não saiba responder algo, seja sincero e fale que não tem conhecimento aprofundado sobre o assunto e não tente supor sem embasamento técnico. 

Seja transparente 

A transparência no ambiente profissional é uma virtude. Assim, seja transparente em suas comunicações. As pessoas conseguem perceber quando alguém tenta transmitir algo em que ela própria não acredita. 

Ser transparente é demonstrar qual é a intenção do evento — seja uma reunião semanal, uma palestra ou o lançamento de produtos. Comunique-se com clareza e cumpra o que está prometendo para adquirir colaboração dos envolvidos. 

Peça feedbacks 

Pedir feedbacks é uma maneira eficiente de analisar o quão entendido foram as suas comunicações. 

Conforme o retorno dos feedbacks, é possível avaliar se as transmissões das mensagens atingiram os objetivos e se foram realmente entendidas. Em casos positivos, pode-se concluir que está no caminho certo, do contrário serão necessários ajustes nos processos de comunicação.  

Busque ajuda profissional 

A comunicação não é um talento, e sim uma habilidade a ser colocada em prática por profissionais de diferentes áreas, independentemente da empresa ter equipes dedicadas à comunicação interna ou externa. 

Comunicar e falar são palavras e conceitos diferentes. A comunicação requer estratégias apropriadas de modo a ser efetiva. Portanto, para fugir dos prejuízos provocados pelos ruídos na comunicação, a nossa dica de ouro é que você busque ajuda profissional. 

Existem empresas especializadas em comunicação, como é o caso da SOAP, especialista em apresentações profissionais de alto impacto. Ter a consultoria e a metodologia da SOAP em momentos decisivos vai garantir a transmissão da mensagem de maneira memorável e sem ruídos na comunicação. 

Invista em treinamentos 

Investir em treinamentos corporativos é uma excelente maneira de capacitar sua equipe e mantê-la atualizada, inclusive em habilidades de comunicação que, como mencionado anteriormente, é uma soft skill a ser desenvolvida e exercitada. 

A comunicação profissional está em constante atualização. Dessa maneira, ao investir em treinamentos, seu time estará sempre diante das técnicas e soluções mais recentes para aplicar no dia a dia. Isso, certamente, evitará uma série de ruídos na comunicação. 

A SOAP é especialista no mercado de treinamentos corporativos in company sobre comunicação. Já realizamos quase 18 mil projetos em parceria com as maiores empresas do Brasil e do mundo, contribuindo para a formação de mais de 70 mil pessoas. 

Nossa vitrine de treinamentos contempla soluções para diferentes problemas de comunicação, como a falta de clareza, falta de engajamento dos times, dificuldade de conduzir reuniões e montar apresentações, entre outros.   

A SOAP existe para ajudar empresas e profissionais de diferentes áreas a conquistarem a confiança de seus públicos por meio de uma comunicação assertiva. 



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