9 dicas para criar um discurso de vendas único e alinhado entre os times

Sabemos que para fidelizar clientes e continuar vendendo é essencial implementar as estratégias de upsell e cross-sell.

Treinamento SOAP
06/07/2022
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Sabemos que para fidelizar clientes e continuar vendendo é essencial implementar as estratégias de upsell e cross-sell. Porém, é com um discurso de vendas alinhado e eficiente que o time de vendas conseguirá oferecer propostas irresistíveis.

Neste artigo preparamos as nove melhores dicas de discurso de vendas. Com elas, você vai aumentar o potencial da empresa para manter os seus usuários e consumidores. 

Além disso, vai vender mais e reduzir os custos com investimentos de aquisição de novos clientes. Então, vem com a gente e obtenha sucesso nos seus próximos discursos.

1. Venda uma ideia

Vender uma ideia é uma maneira de mostrar para o seu público-alvo que o seu empreendimento está preparado para resolver as suas dores

Grosso modo, tentar empurrar um produto ou serviço sem especificar quais são os seus benefícios, não é a melhor estratégia de vendas.

Certamente, já existe no mercado, produtos, serviços e propostas similares aos que oferecemos. 

Porém, uma das chaves dos vendedores de sucesso, é saber vender ideias. Isso serve para conquistar clientes, líderes e investidores. O importante é convencer o público que a sua ideia é funcional e vai além dos sonhos.

Dessa maneira, para vender uma ideia em vez de um produto ou serviço, conheça bem as necessidades das pessoas que pretende conquistar. Quando fizer o seu discurso de vendas, cite todas as vantagens da sua proposta. 

Demonstre que o seu produto oferece o melhor custo-benefício do mercado.

2. Tenha domínio da sua ideia

Tenha domínio da sua ideia e conheça todas as informações possíveis a respeito do produto, serviço ou proposta que pretende oferecer no seu discurso de vendas. Antes da apresentação, estude o assunto para não ser pego de surpresa.

Prepare-se para todos os tipos de perguntas que estão por vir. No seu discurso de vendas poderá haver pessoas com a intenção de comprar a sua ideia ou até mesmo de derrubá-la.

Saiba que um apresentador despreparado pode prejudicar as vendas de produtos promissores de sucesso no mercado. Se sentir que restam dúvidas e não está seguro do que vai apresentar, peça ajuda para outros profissionais. Certifique que domina o assunto.

3. Valorize o papel da escuta

Sabemos que, uma característica essencial para vendedores e líderes de equipe é saber se comunicar. No entanto, isso não quer dizer que essas pessoas devem ser apenas especialistas na arte da fala, elas precisam entender o papel da escuta.

Quem valoriza o papel da escuta consegue captar gratuitamente as dores dos interlocutores. Isso faz com que os discursos de vendas sejam feitos para atender as necessidades reais da plateia.

Mas não confunda escutar com ouvir. Quem escuta interage com quem fala, presta atenção e sempre dirige o olhar para a outra pessoa. 

Quem apenas ouve está somente praticando o processo físico da audição. Dessa maneira, não consegue extrair o conteúdo da conversa com o interlocutor.

4. Pratique a empatia

Quem pratica a empatia consegue conhecer as dores das outras pessoas e elaborar discursos de vendas com maior assertividade. Isso acontece porque o vendedor de uma ideia que se coloca no lugar dos outros assimila melhor as suas necessidades.

Captar as necessidades das outras pessoas é justamente a conexão que um apresentador precisa para entregar propostas de valor. Para isso, é relevante saber escutar e respeitar as opiniões e sentimentos alheios, mesmo que sejam muito diferentes dos nossos.

Entenda que quando vendemos uma proposta, na maioria das vezes ela é feita para atender as necessidades de outras pessoas e não as nossas. Dessa maneira, a empatia nos ensina a respeitar os nossos clientes e parceiros de negócio.

5. Use a técnica de storytelling

Use a técnica de storytelling em seus discursos de vendas. Saiba que essa estratégia é adotada atualmente pelos melhores apresentadores, oradores e produtores de conteúdos em seus treinamentos e publicações.

A arte de contar histórias de contexto envolvente provou para os especialistas em comunicação que esta é uma maneira eficiente para conectar comunicadores com interlocutores. Além disso, entrega conteúdo de qualidade e convida o público a participar dos discursos.

Se voltarmos a alguns anos de nossas vidas e forçarmos a mente, seremos capazes de lembrar de algumas histórias que eram contadas por nossas inesquecíveis professoras.

Ou seja, um storytelling bem elaborado, é capaz de fazer um discurso para apresentar a proposta de um produto ou uma ideia, ser lembrado por dezenas de anos.

6. Entenda a importância de conhecer as brechas para fazer ganchos

Entender a importância de conhecer as brechas para fazer ganchos, essa é uma forma de um comunicador se manter alerta ao comportamento do público que ele pretende atingir no discurso de vendas.

Podemos considerar que as brechas são perguntas e comentários que um potencial cliente faz durante um discurso de vendas. Os ganchos são as maneiras em que o apresentador aproveita essas oportunidades, para entrar no assunto que pretende tratar.

Para usar as brechas a seu favor, o orador bem-preparado não responde logo as indagações do seu público. 

Esse profissional da comunicação em vez de responder às brechas ele faz um jogo, que envolve os ouvintes. Dessa maneira são criados ganchos para eles ficarem mais curiosos com a ideia que será apresentada.

7. Seja paciente

Seja paciente e saiba que o discurso de vendas nem sempre apresentará resultados instantâneos. Entenda como se esse momento seja o início de um relacionamento. O fato de ter reunido algumas pessoas, é suficiente para o início de um bom trabalho.

Se você for usar estratégias de vendas agressivas no seu discurso, poderá causar um efeito negativo na sua apresentação. Os seus interlocutores poderão sentir que estão sendo manipulados e forçados a aceitar algum produto.

Os vendedores de ideias experientes, sabem que cada produto tem o seu tempo certo para ser vendido. Faça com que o seu público fique o mais curioso possível, deixe soar que as vantagens da sua proposta não acabam ali na apresentação e que coisas melhores ainda estão por vir.

8. Faça cursos de comunicação para enriquecer o seu discurso de vendas

Os cursos de comunicação enriquecem os discursos de vendas, pois são preparados por profissionais que desenvolvem várias técnicas para atrair uma determinada plateia.

A arte de comunicar envolve vários métodos durante as apresentações. Não existe só conversa para fazer uma apresentação ou um discurso. 

O processo deve ser construído desde a parte falada até a visual. Com isso, o trabalho deve ser desenvolvido por meio da comunicação verbal e não verbal.

A fala é importante nas apresentações, no entanto, os símbolos e as imagens dos slides também são muito valiosos no discurso de vendas. Aliado a isso, os especialistas em comunicação trabalham também, a linguagem corporal dos oradores.

9. Avalie os resultados

Após o evento, avalie os resultados da apresentação, pois haverá sempre algum ponto em que poderemos melhorar os nossos próximos discursos de vendas. Para isso, verifique os comentários dos participantes e observe a aceitação da proposta.

Acompanhe o feedback dos participantes por meio das redes sociais em que eles se encontram. Aproveite os feedbacks positivos e os negativos, pois com eles, saberá se pode manter a ideia ou se ela necessita de ajustes.

Então, essas nossas nove dicas de discurso de vendas são a base que você deve adotar para vender as suas ideias. Agora pratique todas elas nas suas audiências

Porém, se encontrar alguma dificuldade, peça ajuda profissional, os especialistas da comunicação sempre têm algo para enriquecer o seu trabalho.

Gosta desse tipo de conteúdo? Continue com a gente e leia o nosso post sobre dicas para apresentação de sucesso.

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