10 dicas rápidas para uma apresentação de sucesso

Você fica nervoso na hora da apresentação, sejam elas corporativas ou não, e não sabe como se comportar quando é alvo de todos os olhares em uma reunião?  Saiba que existem alguns passos que podem te ajudar a fazer uma apresentação de sucesso.

Treinamento SOAP
13/08/2018
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Você fica nervoso na hora da apresentação, sejam elas corporativas ou não, e não sabe como se comportar quando é alvo de todos os olhares em uma reunião? 

Saiba que existem alguns passos que podem te ajudar a fazer uma apresentação de sucesso. Conheça algumas dicas rápidas e dê o seu show como apresentador!

A importância de uma boa apresentação

Uma boa apresentação pode fazer toda a diferença na hora de fechar um contrato ou conquistar novas parcerias. Por isso, é essencial colocar dicas para uma apresentação de sucesso em prática para engajar o público, contar histórias de forma cativante e, simultaneamente, passar sua mensagem de forma clara e objetiva.

10 dias para uma apresentação de sucesso

Todos os profissionais, sejam eles experientes ou iniciantes, podem se deparar com desafios na hora de apresentar um projeto ou ideia. Por isso, separamos dicas valiosas para qualquer profissional e em qualquer situação.

1. Tenha sempre o seu objetivo em mente

O objetivo é o tema pelo qual a apresentação existe. Você foi convidado a falar sobre algo ou marcou uma reunião com investidores? Qual é o ponto central dessa iniciativa? Começar metendo o foco no objetivo é ajudar você a se manter claro e entregar conteúdo relevante para seu público.

2. Desenvolva a autoconfiança

Tenha em mente que se você está ocupando o palco, é porque você merece. Por bem ou por mal, você é o artista principal. A autoconfiança é essencial para ajudar a controlar a ansiedade e manter-se calmo. 

Por mais que o nervosismo seja normal, pense que você foi chamado para dar a apresentação, pois domina o assunto sendo qualificado para tal.

3. Reflita sobre como sua apresentação pode influenciar a vida destas pessoas

Na hora de desenvolver seu conteúdo, não pense apenas em questões técnicas, mas sim como a mensagem que você está passando pode mudar ou entregar mais valor para seu público. Coloque alma na apresentação e humanize seu conteúdo.

4. Capriche no visual

Use roupas confortáveis e discretas. Deixe que as pessoas percebam que você se preparou para uma ocasião especial, mas também não se arrume de forma tão espalhafatosa que possa distrair a plateia e tirar o foco da mensagem que você deseja passar.

5. Nunca interrompa uma pergunta vinda de seu público

É comum que haja espaço para perguntas da plateia em um momento na apresentação, geralmente no final. Porém, nunca podemos prever como o público vai se comportar.

Se alguém lhe interromper, não corte a pessoa, pois isso pode soar arrogante. Faça o possível para responder de forma objetiva naquele momento ou sinalize que a resposta será esclarecida logo em breve.

6. Gere empatia com sua audiência

Conecte-se com as pessoas que estão ali. Uma maneira de fazer isto é olhar nos olhos de cada um. Esteja aberto emocionalmente e seja honesto, criando um laço de empatia com a plateia.

7. Esteja preparado para mudar de estratégia

Se você perceber que o público está sonolento, desinteressado ou desmotivado, mude seu próprio estado interno. Seu público é o seu espelho. Tente mudar a tática, dê exemplos, abuse do storytelling, use humor e coloque outros artifícios em jogo para reverter o clima.

8. Fique atento ao tom de voz

A voz tem um impacto importante, use-a como uma ferramenta aliada! Fale mais alto, fale mais baixo, mais rápido ou mais devagar  o tom do discurso e dar diferentes ênfases durante a apresentação. Isso também deixa a apresentação menos monótona e mais dinâmica.

9. Seja coerente

Alinhar como você passa sua mensagem e o objetivo da sua apresentação tem tudo a ver com coerência na entrega do conteúdo. Por exemplo, se quer motivar sua equipe de vendas, você precisa ser o primeiro a estar animado na apresentação.

10. Invista na preparação

Pense no seu público como pessoas inteligentes, rápidas, interessantes e interessadas em você e no assunto. Prepare-se ao máximo e treine bastante antes da apresentação! Pesquise a fundo o conteúdo e esteja com tudo na ponta da língua para estar pronto para responder perguntas e tirar dúvidas.

Dicas bônus

11. Estude seu público

Saiba quem é seu público-alvo e procure levantar o máximo de informações sobre essas pessoas de antemão. 

Isso vai ajudar a preparar uma apresentação que entregue justamente a mensagem que as pessoas querem ouvir, além de também contribuir para refinar sua abordagem, discurso e exemplos.

12. Planeje a apresentação antes

Crie um roteiro de tudo que você precisa falar, considerando o início, o meio, o fim, o ponto central, exemplos e cases relevantes, etc. Esse detalhe auxilia na hora de desenhar uma linha de pensamento e não perder o foco.

13. Faça treinos

A prática leva a perfeição, não é mesmo? Experimente fazer uma apresentação teste na frente do espelho, ou melhor: conte com amigos ou parentes que podem lhe dar feedback depois para melhorias.

Apresentações de sucesso chamam a atenção de clientes e investidores em potencial, por exemplo. Elas passam profissionalismo e credibilidade, portanto, são um veículo crucial para você apresentar sua empresa em diferentes situações.

Gostou das dicas e quer sair melhor ainda nas suas apresentações? Conheça nossos cursos SOAP Apresentações e SOAP Apresentador!

Fundo preto com homem de barba branca e camisa branca segurando um microfone e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - 9 dicas para ensaiar para sua apresentação".


Posts Relacionados

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França