No mundo corporativo de hoje, uma apresentação de slides já virou algo comum em reuniões, projetos e negociações.
No mundo corporativo de hoje, uma apresentação de slides já virou algo comum em reuniões, projetos e negociações. Isso porque clientes, gestores, investidores e diversos players já esperam ter esse tipo de recursos visual acompanhando e enriquecendo a fala.
Somado a isso, em uma sociedade cada vez mais digital, o elemento visual tem ganhado um espaço de maior impacto em diversas áreas e aspectos. Para profissionais que trabalham com apresentações e criação de conteúdo, o visual se tornou ainda mais marcante.
Nesse sentido, é fundamental que profissionais de qualquer área busquem conquistar uma autonomia visual, entendendo a melhor forma de combinar elementos e cuidar do design de suas apresentações da melhor forma, mesmo não sendo especialista no assunto.
Neste post, vamos compartilhar dicas de design para quem não é designer para mostrar para você que é possível criar artes e apresentações visualmente impactantes mesmo sem conhecimento técnico avançado. Vamos lá?
A internet está recheada de informação e conteúdo digital, não é mesmo? Nesse contexto, o que determina que uma peça vá chamar mais atenção do que outra tem muito a ver com seu design e o que seus elementos visuais comunicam.
Isso reforça que qualquer profissional precisa entender um pouco de design, especialmente os que trabalham com conteúdo digital.
Dicas de design são ótimas não somente para criar peças impactantes para seus projetos de marketing e conteúdo como também para abrilhantar apresentações corporativas e garantir o engajamento do seu público. Confira as melhores dicas de design para quem não é designer a seguir.
Muitas pessoas associam design automaticamente à beleza. Mas a verdade é que um bom design vai bem além da estética somente. Uma pessoa pode usar elementos belos em uma apresentação e ela mesmo assim ser ineficiente e parecer confusa ou poluída.
Beleza é importante, mas é essencial se preocupar se o conteúdo é legível e se o layout é equilibrado e claro. Imagens desconexas e com baixa resolução também empobrecem uma apresentação. Foque em fundamentos do design quanto estiver criando sua peça como:
Hierarquia visual diz respeito à forma como os elementos estão dispostos e distribuídos em uma peça ou apresentação. Essa estratégia reforça a importância de dispor o conteúdo de forma lógica, dando ênfase ao que você acha importante e deseja que capture a atenção da audiência.
Esse detalhe é crucial para direcionar o olhar do seu público da maneira que você deseja. Existem diversas pesquisas que investigam os padrões de leitura do olho humano, com base em mapas de calor e outros aspectos.
Tudo isso redobra a importância de pensar não somente no conteúdo e na parte estética, mas na forma como você vai organizá-los na tela para dar destaque ao que é importante.
Em um gancho com o tópico acima, foque no que precisa ser lido primeiro e no que deve chamar atenção. Lembre-se que vivemos na era da informação, na qual as pessoas são constantemente bombardeadas de conteúdo em todos os lugares, online e offline.
Com tantas opções por aí, o público foi aprendendo a ficar mais exigente e então é preciso ser assertivo para surpreender e chamar a atenção de alguém verdadeiramente com um conteúdo visual.
Por isso, além de impactar, seu conteúdo visual precisa ser claro e objetivo. Não faça com que seu público tenha que ficar tentando decifrar o que você tem a dizer.
Elimine os excessos e os elementos desnecessários e centralize sua atenção na mensagem que você deseja passar e as coloque em destaque.
A ideia é que todos consigam entender do que você está falando simplesmente ao “bater o olho” na sua peça ou apresentação. Ao escolher conteúdo, pense no que é prioritário e o que agrega valor ao seu objetivo e sua mensagem.
Continuando o assunto que iniciamos no tópico acima, cuidado com os excessos: de cores, de imagens, de texto, de tudo. Texto demais torna slides cansativos e desinteressantes que raramente vão ativar o interesse da sua audiência.
Pelo contrário, blocos enormes de texto podem até passar a impressão de que você não domina o assunto, por isso colocou tudo aquilo lá. Além do texto, lotar um slide ou peça com vários elementos vai deixá-lo poluído demais e o que pode causar confusão na sua plateia e comprometer sua atenção.
Cores não são apenas recursos estéticos, elas também comunicam mensagens e sensações. Isso não acontece somente no design. Basta olhar atentamente e prestar atenção nas escolhas de cores na medicina, em estabelecimentos comerciais, restaurantes, etc.
Baseado nisso, um truque de design para quem não é designer consiste em dar uma pesquisada sobre o significado das cores e investigar referências.
Não basta apenas tingir o fundo do seu slide de azul porque essa é uma cor associada à tranquilidade. Estude outros usos e sentidos para entender se a cor agrega ao conceito que você quer transmitir.
Outra excelente ideia é usar um círculo cromático para conhecer de forma rápida e clara as melhores combinações entre as cores e apostar em uma paleta bem harmônica e coesa para suas apresentações.
Uma imagem diz mais que mil palavras. Essa máxima é muito válida na hora de criar apresentações e conteúdos visuais e é uma das melhores dicas de design para quem não é designer.
Uma foto poderosa, de qualidade e com ótima resolução pode dar destaque ao seu conceito, criar a ênfase que você deseja, transmitindo sua mensagem de forma surpreendente e enriquecendo seu discurso. Imagens também mexem com as emoções e conseguem engajar o público de uma forma única.
Para isso, você precisa acertar na escolha das imagens. Primeiramente, priorize imagens em alta resolução e de qualidade. O tamanho também precisa ser adequado para o local onde você vai colocar.
Um ponto importante é que as imagens precisam comunicar algo de forma imediata dentro de um contexto. Lembre-se da importância da comunicação visual e de como esse tipo de recurso tem apelo com as pessoas.
Logo, as imagens precisam ser escolhidas a dedo e fazer sentido no contexto da sua apresentação ou projeto. Caso contrário, mesmo que você escolha uma foto bonita, ela não vai causar o impacto desejado e nem vai ajudar a contar sua história da forma que você pretende.
Todo mundo consegue criar conteúdos digitais e apresentações marcantes e assertivas, mesmo quem não é um profissional. Com as dicas certas de design para quem não é designer, você vai conseguir criar uma narrativa visual impressionante que vai engajar seu público e enriquecer sua mensagem.
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