Apresentação no PowerPoint: tudo sobre o uso da ferramenta!

Criado no final dos anos 90, o PowerPoint é uma das aplicações mais usadas do portfólio da Microsoft.

Treinamento SOAP
06/09/2022
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Criado no final dos anos 90, o PowerPoint é uma das aplicações mais usadas do portfólio da Microsoft. Desenvolvida com o intuito de criar apresentações de slides, ela logo caiu nas graças do público por sua usabilidade, layout intuitivo e possibilidade de tornar reuniões mais criativas e dinâmicas.

Desde estagiários até altos cargos executivos contam com a ferramenta para dar suporte a seus discursos. Nesse sentido, como criar apresentações de qualidade que se destacam e colocam sua mensagem em evidência?

Ao longo deste artigo, você vai conferir dicas para fazer um melhor uso da ferramenta, além de truques e funcionalidades pouco conhecidas que vão surpreender seu público. Ficou curioso? Então, continue a leitura para saber mais!

Como criar uma apresentação de qualidade no PowerPoint?

O PowerPoint é uma ferramenta acessível, ao mesmo tempo com recursos avançados para apresentações. Um de seus maiores diferenciais em relação a outras ferramentas são as opções de animações avançadas, que deixam fornecer muito dinamismo e interatividade ao discurso.

Além disso, existem várias funcionalidades que ajudam o usuário a criar efeitos com todos os elementos inseridos, desde textos até vídeos. Para saber como estruturar sua apresentação no PowerPoint, confira as dicas a seguir.

Elabore e siga um roteiro

O PowerPoint é uma excelente ferramenta para apresentações, mas ela é apenas um meio. O que determinará o sucesso da apresentação serão as escolhas visuais, o conteúdo e a forma como a pessoa vai escolher conduzir seu discurso.

Um dos elementos cruciais para uma apresentação efetiva é o roteiro. Planejar sua apresentação e escrever um roteiro de tudo que precisa ser abordado ajuda a desenvolver melhor os slides e garantir que o discurso na hora seja coeso e organizado.

Escolha uma apresentação em branco ou um modelo

Por padrão, o PowerPoint já inicia com uma apresentação em branco, na qual você começa a construir os slides com o conteúdo que deseja mostrar.

No entanto, isso pode ser um pouco assustador para algumas pessoas, que podem se sentir paralisadas sem saber por onde começar. Assim, uma dica é usar os templates e layouts prontos que a ferramenta oferece. Esses modelos são criados com base em estilos de cores e design.

Selecione os que gosta e perceba os elementos neles que acha interessante. Com o tempo, você pode replicar essas escolhas visuais e criar apresentações únicas usando esses elementos.

Evite usar blocos de textos

Apresentações no PowerPoint facilitam muito a vida na hora de mostrar conteúdo para várias pessoas ao mesmo tempo em um evento ou reunião.

Contudo, é importante saber não exagerar na quantidade de texto utilizado em cada slide, caso contrário, a apresentação pode ficar carregada e maçante.

Sendo assim, evite ao máximo usar grandes blocos de texto em um slide, especialmente aqueles que ocupam quase a tela inteira. Precisa usar tópicos e foque em mensagens curtas e objetivas.

Considere o tamanho da fonte ideal para o público

Com relação à escolha do tamanho da fonte, não existe uma resposta certa, pois isso varia. É preciso analisar, principalmente, o meio no qual acontecerá a apresentação.

Hoje em dia, com o home office, muitas apresentações são projetadas nas telas dos computadores individuais de cada pessoa.

Nesse caso, vale a pena fazer testes com os colegas e verificar o tamanho mais confortável. Para uma apresentação presencial, o truque é ficar no fundo da sala (ou em vários ângulos) e testar tamanhos até dar leitura.

Crie um número mínimo de slides

A base de uma apresentação é o tempo do discurso e não exatamente a quantidade de slides. Contudo, a quantidade de slides afeta o andamento e algumas características da apresentação, como:

  • dinamismo visual (habilidade de despertar interesse no público com imagens e movimento);
  • limpeza visual (margens, espaços vazios e respiros que não sobrecarregam o layout);
  • memorabilidade (imagens / conteúdos que apoiam a narrativa e despertam emoções, gerando lembrança);
  • suporte para o apresentador (textos e imagens que servem de suporte para ajudar o apresentador a se lembrar do que precisa dizer).

Fazendo uma comparação e considerando uma fala de uma hora, uma apresentação de PowerPoint de três slides tem poucas chances de apresentar esses elementos por oferecer um espaço reduzido.

Já uma apresentação de 30 slides tem altas chances de conseguir atingir essas metas, visto que o usuário consegue elaborar melhor as ideias e mobilizar imagens e recursos em mais slides.

Use elementos visuais para reforçar sua mensagem

Elementos visuais são indispensáveis em uma apresentação de PowerPoint. Afinal, são eles que trazem mais dinamismo, além de ajudar a ilustrar uma ideia de forma mais efetiva. Por exemplo, dados são muito usados em apresentações corporativas.

No PowerPoint, é possível fazer animações e movimentos nos gráficos, tornando eles mais vivos e interativos. 

Os dados também podem ser dispostos em outra formatação, usando infográficos com suporte de imagens como ícones, fornecidos pela própria biblioteca de imagens da ferramenta.

Experimente funcionalidades pouco conhecidas

O PowerPoint tem uma série de recursos que muitas vezes não são explorados, mas que tornam as apresentações muito interessantes, além de facilitar a montagem dos slides. Algumas delas são:

  • para mudar o formato das imagens sem deformá-las, aperte a tecla SHIFT enquanto mexe com a imagem com o mouse. Assim você a redimensiona sem perder a proporção e o alinhamento;
  • aperte CTRL e, ao mesmo tempo, arraste um objeto qualquer para duplicá-lo;
  • use a função ‘transformar’ na aba ‘transições’ para criar uma passagem dinâmica de um slide para o outro, criando uma conexão e um movimento de ‘entra e sai’ como um GIF;
  • insira um vídeo com reprodução automática. Depois de inserir o vídeo do computador ou YouTube no slide, clique em ‘ferramentas’, depois ‘reprodução’ e escolha a opção ‘automaticamente’.

Acompanhar sua reunião com uma apresentação de PowerPoint deixa seu discurso mais rico e atrativo para o público. A ferramenta oferece tantas funcionalidades que muitas pessoas podem se sentir perdidas e ansiosas, sem saber por onde começar.

Para isso, conte com a SOAP! O curso SOAP Slides se baseia em uma metodologia focada em mitigar essas sensações e ajudar alunos a se familiarizar o suficiente com o programa a ponto de conseguir aproveitá-lo muito bem.

No curso, você conhecerá estratégias que vão auxiliar você a reproduzir técnicas de design sem precisar abrir o Photoshop. Gostou do conteúdo? Clique aqui para conhecer nosso curso e saber como ele funciona!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Veja 6 tipos de apresentações corporativas para usar em 2024

Apresentações
26/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França