Aprendizagem visual: como fazer apresentações para esse público?

O planejamento de uma boa apresentação passa por entender como o público absorve e processa a mensagem.

Treinamento SOAP
31/08/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

O planejamento de uma boa apresentação passa por entender como o público absorve e processa a mensagem. É fundamental construir o discurso com foco nos estilos de aprendizagem, como:

  • visual;
  • auditiva, cinestésica e leitura e escrita.

A aprendizagem visual tem um apelo direto, que exige elementos interessantes para chamar e prender a atenção do público. Em um tom educativo, entre figuras, gráficos e dados, as informações precisam trazer esclarecimentos e não deixar dúvidas.

O objetivo deste post é explicar o que é a aprendizagem visual e suas principais características para te ajudar a construir uma apresentação incrível. Continue lendo e veja como estimular a conversão por meio dessa estratégia!

O que é a aprendizagem visual?

É como uma pessoa capta e assimila informações ou mensagens, estimulada por elementos visuais. As maneiras podem ser diversas, em um mesmo cenário, como gráficos, figuras, slides e fotografias.

Por mais que o público possa aprender por outros sentidos, a facilidade de compreensão é maior na comunicação visual. A audiência dá mais atenção aos registros gráficos, sobretudo, quando contêm cores e marcações bem definidas.

Quais as principais características dessa audiência?

O processo de aprendizagem espera que a audiência tenha uma mudança de comportamento com tomada de decisão a favor do objetivo. A audiência visual é dinâmica e prática, com algumas características importantes:

  • tem concentração apurada;
  • apreende pela visão;
  • observa demonstrações;
  • maior capacidade de memorizar e lembrar rostos;
  • faz anotações por meio de símbolos ou desenhos;
  • organiza os pensamentos para visualizar soluções;
  • gosta de menos palavras e mais imagens.

Como aproveitar o potencial dos estímulos visuais nas apresentações?

A aprendizagem visual pode despertar na audiência uma capacidade maior de raciocínio e desenvolvimento de ideias durante a apresentação. O uso de elementos apropriados facilita e aumenta as chances de compreensão, o que influenciará uma ação favorável.

Selecionamos algumas sugestões para compor uma apresentação diferenciada e de impacto. Veja!

Criar uma identidade visual

Se tratando de apresentações corporativas, a identidade visual é de extrema importância para criar maior identificação entre a audiência e a marca

Além de tornar a apresentação profissional, sempre que tiver contato com o que faz referência, a marca será lembrada — é importante que a identidade visual se faça presente em toda a apresentação para fixar na memória.

Usar pouco texto

Para uma audiência visual, as apresentações com bastante texto podem se tornar cansativas e pouco estimulantes. São pessoas que não têm paciência para apresentações textuais longas, que não priorizam a clareza e objetividade.

Investir em imagens que facilitam a organização de ideias

Considerando a empresa, tipo de negócio e objetivo da apresentação, o uso de imagens correlacionadas ajudam a organizar as ideias.

Essa audiência tem como característica a busca de soluções por meio do que visualizam, logo, o uso estratégico pode ajudar na conversão.

Usar gráficos para apresentar dados

Os gráficos trazem dados e relevância para uma apresentação, especialmente quando o intuito é que a audiência tome alguma decisão.

Os dados, muitas vezes, são resultados de uma pesquisa profunda e abrangente, sendo o gráfico essencial para compilar as informações.

Utilizar ícones

Os ícones fazem marcações e deixam a apresentação com um visual interessante, ajudando a identificar dados e informações. 

Eles podem ser coloridos, iguais ou diferentes, como ou sem movimento — desde que não interfiram na transmissão da mensagem e nem tornem a apresentação “suja”.

Criar mapas mentais

Desde que surgiram como elementos para apresentações diversas, os mapas mentais têm sido usados para conceituar uma ideia central.

Como o próprio nome diz, a intenção é que a audiência consiga, mentalmente, traçar um plano de ação a partir do diagrama apresentado.

Apresentar infográficos

Assim como os gráficos, os infográficos são úteis em uma apresentação visual por conterem informações sucintas. 

Com pouco texto, dados relevantes e figuras associadas, a audiência terá facilidade para agrupar as informações e construir seu próprio mapa mental.

Aproveitar recursos audiovisuais

A comunicação visual prevalece nesse tipo de aprendizagem, mas é possível incrementar uma apresentação com recursos audiovisuais. Em determinado ponto do discurso, pode ser um elemento estratégico para manter o público atento e desperto.

Os cursos da SOAP podem te ajudar a construir uma apresentação incrível para sua empresa. Com os elementos certos, é possível gerar conexão e engajamento com a audiência seguindo nossos programas de aprendizagem visual.

Que tal aproveitar para conhecer cada um dos cursos SOAP e usar o que faz sentido considerando os propósitos da sua apresentação? Basta acessar SOAP Slides e SOAP Visual

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França