Comunicação Corporativa

Comunicação interna — entenda os 6 maiores desafios!

A comunicação interna é um termo que vai além da troca de informações em uma empresa.

Treinamento SOAP
08/12/2020
A comunicação interna é um termo que vai além da troca de informações em uma empresa. Quando ela é estruturada e tem o engajamento de líderes e liderados, ela pode evitar muitos problemas.   Por outro lado, se ela é falha, pode ser a fonte de erros, desalinhamento e gargalos. Esse é um tema que deve estar pautado em todas as organizações e na sua liderança, já que interfere no seu reconhecimento profissional e na sua capacidade de se comunicar melhor.   No entanto, são muitos e rotineiros os desafios que tanto a liderança quanto os colaboradores enfrentam para manter uma transmissão e compartilhamento transparente, atualizado e saudável.   Exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe e entenda quais são os principais desafios da comunicação interna e algumas orientações para superá-los. Vamos lá?  

O que é comunicação interna?

Esse é um termo que não trata somente de trocar informações via plataformas e aplicativos internos. A comunicação interna é uma área que precisa de planejamento e interação de todos — liderados e liderança.   O seu objetivo deve ser  transmitir e compartilhar dados e informações, além  de prezar pela interação entre o negócio e os colaboradores. Daí, já percebemos a importância dela nas empresas.   Imagine que toda a comunicação na sua empresa é falha, desatualizada e sem canais adequados para esse fim. As consequências vão desde atraso nos processos até o aumento de custos com erros e desperdícios (de tempo e de recursos).   Na nossa vida, uma boa conversa pode evitar desastres e o mesmo acontece nas organizações. No contexto da transformação digital, esse é um tema que tem ainda mais peso.   A partir dessa transformação, as empresas passaram a lidar com grandes e complexos volumes de informações e dados. Então, a comunicação empresarial eficiente passou a ser decisiva para o andamento dos negócios, competitividade de mercado e sucesso profissional da liderança.  

Quais são os desafios da comunicação interna?

Tão importante quanto entender o que é a comunicação interna, é identificar e solucionar os principais desafios desse setor/processo. Gerenciar pessoas não é uma tarefa simples, porém é um dos pilares do sucesso de qualquer organização — independentemente do porte, ou setor.   Então, vamos conferir quais são os 6 desafios da comunicação interna, para entendermos a fonte dos problemas enfrentados.  

1. Falta de alinhamento

Cada departamento da sua empresa tem uma maneira de se comunicar? Os colaboradores não estão a par de todos os processos? Cada um segue uma forma de transmitir informações? O problema pode ser esse.   Primeiramente, todos os envolvidos na empresa, até mesmo fornecedores e clientes, precisam estar alinhados sobre a missão, a cultura e os valores da organização.   Qual a importância disso? O modo de agir, pensar e trabalhar de empresa e dos colaboradores precisam “falar a mesma língua”. Dessa forma, a sua comunicação interna e externa será mais clara e eficiente.   

2. Ausência de engajamento

Você já viu algum negócio que teve sucesso sem engajamento dos liderados? Com alto índice de turnover? O termo “vestir a camisa da empresa” pode parecer clichê do Recursos Humanos, mas a importância dele é um elemento que não pode ser discutido.   Profissionais engajados se preocupam com o sucesso da empresa e tratam os negócios como se fossem deles. Dessa forma, prezam por uma comunicação interna que seja eficiente, ativa e, principalmente, transparente e atualizada.   Por outro lado, a ausência de engajamento é uma das principais fontes da baixa performance no trabalho e, consequentemente, dos resultados da organização.  

3. Problemas na comunicação vertical

A comunicação interna vertical é aquela que acontece entre a liderança e os liderados (ou vice e versa). Entretanto, não é raro encontrar colaboradores que se queixam das dificuldades de chegar até as lideranças e têm problemas de comunicação com os seus superiores.   Além disso, ainda há líderes que não são tão abertos à comunicação entre os demais níveis hierárquicos. Esse é um dos desafios da comunicação interna que podem levar à falta de engajamento. Afinal, os colaboradores podem desenvolver o sentimento de que não fazem parte da organização e que não passam de meros subordinados.   A falta de habilidade em se comunicar e manter as portas abertas também é um empecilho, pois os colaboradores passam a não ter confiança e abertura com os seus superiores.  Esse é exatamente um dos obstáculos identificados no estudo State of the Sector.  

4. Tecnologias ultrapassadas

Para que a comunicação interna aconteça de maneira eficiente e fluida, ela precisa de tecnologias. São soluções como as plataformas, aplicativos e softwares de gestão. Porém, essa é uma frente que muitas vezes, fica em segundo plano no quesito investimentos.   Com isso, um dos desafios é ter que lidar com processos lentos para comunicação, processos lentos e até mesmo manuais. Isso acontece mesmo com canais digitais e tecnologias eficientes ao dispor das organizações.  

5. Falta de habilidade e participação da liderança

Outro desafio da comunicação interna levantado pelo State of the Sector foi a participação falha e a falta de habilidade por parte da comunicação dos líderes. É papel da liderança conectar os interesses, metas, objetivos e resultados da empresa e dos colaboradores.   Quando essa ponte é falha, o fluxo de informações se perde, as estratégias têm baixa performance e há uma desconexão entre líderes e liderados. Os superiores têm grandes impactos na vida profissional dos seus colaboradores.   Por isso, se as demandas de trabalho, as estratégias, as metas, os objetivos e a missão da empresa não são transmitidos com clareza, problemas começam a surgir. Os principais estão relacionados à queda de produtividade, comunicação falha e resultados abaixo do esperado.  

6. Clima organizacional ruim

A comunicação interna não será transparente e eficiente se os colaboradores se sentem adversários. Problemas no relacionamento entre os funcionários é uma barreira, já que pode resultar em competições nada saudáveis e falta de cooperação ao transmitir as informações.   O bom clima organizacional é o principal responsável por manter colaboradores engajados, trabalhando juntos e pensando em melhores soluções para a empresa. Quando esse relacionamento não é saudável e leve, reflexos negativos são desencadeados.

Como superar as barreiras da comunicação interna? 

Os desafios da comunicação interna prejudicam todo o andamento do negócio. Porém, a boa notícia é que nenhum deles é impossível de ser solucionado. A seguir, vejamos algumas ações que podem ser colocadas em prática.  

Gestão de talentos

A gestão de talentos não envolve somente os processos de recrutamento e seleção. Também faz parte, o acompanhamento dos colaboradores que atuam na organização. Por meio dessa gestão, se traça estratégias, metas e programas que melhorem tanto o clima organizacional quanto o engajamento dos profissionais.   Dessa forma, você ainda mantém os colaboradores alinhados em relação à missão e os valores da organização. Com o processo da gestão de talentos, você já consegue trabalhar três barreiras da comunicação: engajamento, alinhamento aos valores e clima organizacional.  

Implementação de tecnologias

Tão importante quanto colaboradores engajados e envolvidos com a comunicação interna é ter tecnologias para esse processo. Afinal, de nada adiantará que eles estejam alinhados com essa transmissão, se eles não têm as ferramentas adequadas.   Portanto, não se pode fechar os olhos para a necessidade de tecnologias eficientes, intuitivas e disponíveis, como os canais digitais para comunicação interna. Além de prezar por um treinamento de comunicação, para que todos entendam como utilizar esses canais.  

Abertura por parte da liderança

Outra maneira de solucionar muitos desafios da comunicação interna é por meio da receptividade e da abertura da liderança. Os colaboradores não podem encontrar barreiras para se comunicarem com os seus superiores.   Então, o ideal é que a organização tenha um canal transparente para comunicação entre líderes e liderados. Essa também é uma maneira de ter mais eficiência nas atividades da empresa.   Imagine que o profissional precise da liberação para implementar uma estratégia. Se a comunicação com os seus superiores for falha e demorada, essa implementação fica prejudicada e, consequentemente, os resultados da organização.  

Bônus: a importância da escuta ativa

A escuta ativa é o termo que define o processo de um diálogo aberto, eficiente e transparente. Ela vale tanto para todos os níveis hierárquicos da organização e permite o melhor entendimento entre quem se comunica.   Com isso, a empresa flui de maneira mais saudável. Um dos pilares da escuta ativa é quebrar barreiras de comunicação, para que seja estabelecido um processo linear nessa troca de informações.   Além de reduzir conflitos organizacionais, esse tipo de escuta pode estimular o trabalho em equipe. Afinal, o trabalho em conjunto será exercido de maneira mais fácil, sem desentendimentos e, principalmente, sem o estresse da competição não saudável.   Entre os processos de implementação da escuta ativa, destacamos a empatia. Para que a comunicação interna e ativa aconteça, é imprescindível se colocar no lugar do outro, ou seja, tratar o outro da maneira que gostaria de ser tratado. Já imaginou quantos problemas e conflitos podem ser evitados por meio da empatia e escuta ativa?   A comunicação interna é a solução para muitos problemas organizacionais. Porém, quando ela não acontece de maneira saudável, ela também é a causa. Sendo assim, é importante traçar uma estratégia para que essa troca não tenha barreiras e conte com o engajamento de todos, incluindo a liderança.     Aproveitando o tema da comunicação, confira o nosso artigo sobre a comunicação verbal e não verbal e entenda como ela afeta a sua credibilidade no trabalho.

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