Muito além dos números, descubra como contar as histórias por trás deles
Apresentar resultados para a diretoria exige mais do que o domínio dos números: requer uma comunicação eficaz, capaz de transmitir com clareza, convicção e visão de futuro.
Nesse tipo de apresentação, gestores e líderes de equipes compartilham o desempenho da empresa com seus membros mais estratégicos — a diretoria.
Mais do que um relato de números e indicadores financeiros, ela é uma oportunidade para narrar a história do progresso da empresa, destacando sucessos, aprendizados, desafios e o caminho a seguir.
O objetivo dessas apresentações é duplo. Primeiramente, fornecem uma visão clara e concisa do estado atual da organização, permitindo que a diretoria compreenda onde a empresa se encontra em relação aos seus objetivos estratégicos.
Em segundo lugar, podem servir como um fórum para a discussão de estratégias futuras, iniciativas de melhoria e potenciais investimentos, fundamentais para o crescimento sustentável do negócio.
Além de serem informativas, as apresentações de resultados para a diretoria devem ser persuasivas e engajadoras.
O apresentador deve ser capaz de convencer a diretoria das recomendações propostas, usando uma combinação de dados sólidos, análise criteriosa e storytelling envolvente.
Essa é uma habilidade fundamental para líderes que buscam inspirar ação e alinhamento estratégico dentro da organização.
As apresentações de resultados para a diretoria funcionam como uma ponte entre o operacional e o estratégico, transformando dados e análises em insights e direcionamentos.
Mas elas não começam quando o apresentador dá início ao slide e sim com uma boa preparação. Isto é, quando o responsável coleta e analisa informações críticas sobre o desempenho da empresa, incluindo financeiro, operacional, de mercado, entre outros indicadores relevantes.
Essa etapa é fundamental para identificar as narrativas principais que irão guiar a apresentação.
A estrutura precisa seguir um fluxo lógico. Pode começar com um resumo executivo que destaca os pontos mais importantes.
Segue-se uma análise detalhada dos resultados, comparando-os com as metas estabelecidas, benchmarks do setor e períodos anteriores, por exemplo.
Discussões sobre desvios, tanto positivos quanto negativos, são fundamentais para entender o contexto por trás dos números.
Histórias de sucesso e lições aprendidas podem ser compartilhadas para ilustrar como os desafios foram enfrentados.
E, claro, devem ser propostos os planos de ação para áreas que necessitam de melhorias.
A utilização de storytelling e recursos visuais ajuda a tornar a informação mais acessível e estimulante, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo.
O encerramento da apresentação pode ser com uma sessão de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas, discutir propostas e alinhar expectativas. Além de ter um CTA (call to action/ chamada para ação) que direcione as pessoas para a ação desejada.
Uma apresentação de alto impacto não é apenas informativa, mas também engajadora e persuasiva. Fazer isso é uma arte e desse tipo de arte a SOAP entende bem!
Levando em consideração a nossa metodologia, destacamos sete dicas práticas para garantir que sua próxima apresentação de resultados para a diretoria tenha um impacto positivo:
Antes de tudo, compreenda quem são os membros da diretoria e quais são seus interesses e preocupações.
Personalize sua apresentação para atender às expectativas e necessidades específicas dessa audiência.
Comece com uma pesquisa básica sobre os participantes, procure entender qual a expectativa deles sobre o conteúdo, use uma linguagem que esteja alinhada com a cultura da empresa.
Se você já realizou apresentações para essa audiência ou uma similar anteriormente, revise o feedback recebido para ajustar sua abordagem. O que funcionou bem? O que poderia ser melhorado?
Tenha em mente o que você deseja alcançar com a apresentação de resultados. Seja persuadir a diretoria sobre uma nova estratégia ou simplesmente informar o estado atual da empresa.
Comece perguntando a si mesmo qual é o propósito principal da sua apresentação. Objetivos bem definidos guiarão o conteúdo e a entrega da sua mensagem.
Experimente usar a metodologia SMART (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante, Temporal) para estabelecer esses objetivos.
Por exemplo, se o propósito é persuadir a diretoria a investir em um novo projeto, um objetivo SMART pode ser: “Convencer pelo menos 75% dos membros da diretoria da viabilidade do projeto X, demonstrando seu potencial de retorno sobre o investimento dentro de dois anos.”
Diretores estão mais interessados em insights do que em números brutos, apenas. Então transforme dados complexos em informações fáceis de entender, utilizando infográficos ou resumindo os números mais importantes.
Por isso técnicas de data storytelling são muito bem-vindas em apresentações de resultados.
Conte a história por trás desses números, incluindo desafios, soluções encontradas e sucessos alcançados. Isso torna a apresentação mais relatável e memorável.
O treinamento Data Storytelling pode ajudar! Nele, você e seu time podem aprender a planejar apresentações estratégicas com dados e gráficos, de forma a estimular o raciocínio, as emoções e a atitude da audiência.
O visual é fundamental. Aqui na SOAP usamos apresentações de slides no estado da arte, pois entendemos que eles são parte importantíssima do conteúdo.
Utilize recursos visuais para tornar dados complexos acessíveis. Ferramentas como gráficos e vídeos podem ser muito eficazes para destacar pontos-chave.
Só tome cuidado para não poluir seus slides com informação e elementos em excesso, especialmente quando estiver lidando com números.
A prática leva à perfeição. Diversos estudos têm mostrado que nosso cérebro retém as informações melhor se ensinarmos e, principalmente, se aprendermos com nossos erros nesse processo.
Por isso, ensaiar sua apresentação várias vezes ajuda a aprimorar a entrega e a identificar áreas que podem ser melhoradas.
Antes da apresentação final, teste-a com colegas ou mentores. Feedback construtivo pode oferecer novas perspectivas e sugestões para refinamento.
Sua presença no palco é tão importante quanto o conteúdo apresentado. Mantenha contato visual, use gestos para reforçar suas palavras e posicione-se de forma confiante.
Muitas vezes, a leitura que as pessoas fazem de nós podem ter um impacto gigante na apresentação. Principalmente quando nos comportamos mal, nossas atitudes podem chamar mais atenção que o conteúdo em si.
Então não subestime a importância da linguagem corporal.
Respeite o tempo da sua audiência. Esse é um ponto de atenção fundamental para ter em mente enquanto estiver fazendo o roteiro e nos ensaios da sua apresentação.
Elabore sua apresentação de resultados para que caiba dentro do tempo disponível, deixando espaço para perguntas e discussões. Evite atrasos e estouros na janela de tempo que lhe foi proposta.
A SOAP é uma empresa pioneira em consultoria para apresentações corporativas e pode te ajudar na sua apresentação de resultados, utilizando o poder do Data Storytelling.
Te ensinamos como transformar números frios em narrativas cativantes, sem sobrecarregar a audiência.
A metodologia da SOAP é focada em quatro pilares: estratégia, storytelling, design e performance.
O serviço de consultoria para apresentação de resultados inclui:
Investir em uma comunicação clara e impactante é uma necessidade. Com a SOAP, sua empresa pode comunicar resultados de forma muito mais eficiente e engajadora.
Conheça mais sobre nossa consultoria para apresentação de resultados!