Como encerrar uma apresentação com chave de ouro? Veja estas 7 dicas!

As ótimas apresentações profissionais são boas do começo ao fim.

Treinamento SOAP
06/03/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

As ótimas apresentações profissionais são boas do começo ao fim. Por isso, além de colocar e desenvolver a mensagem com clareza, precisamos saber como encerrar uma apresentação.

Ter uma boa finalização pode ser o toque de mestre para vender a ideia apresentada e alcançar o objetivo esperado.

Neste conteúdo, separamos 6 dicas para um encerramento incrível. Aprenda a fechar com chave de ouro!

1. Pense como encerrar uma apresentação desde o começo

O roteiro de apresentações é como um mapa do tesouro. Os pontos de partidas e as rotas levam até o “X”.

Ao pensar na apresentação, pode ser interessante começar pelo encerramento, desenhando a conclusão logo de cara.

Imagine, por exemplo, a tentativa de obter orçamento para um projeto. Nesse caso, a conclusão esperada é que existe retorno do investimento.

Sabendo qual é o fim da história, podemos avaliar como positivos os pontos que contribuem para a conclusão. Então, desenhamos um roteiro com introdução e desenvolvimento coerentes.

2. Retome a mensagem inicial

Uma boa apresentação costuma trazer uma promessa de valor, implícita ou explícita. O desenvolvimento é o processo para realizar a entrega, e a conclusão é a satisfação das expectativas.

Se começarmos com uma pergunta, não há como encerrar uma apresentação senão evidenciando que ela foi respondida. 

Se dissermos que vamos apresentar algo inovador, todos devem enxergar uma nova abordagem para um problema ao chegar na conclusão, por exemplo.

Uma forma de reforçar a relação entre a promessa e a conclusão é retomar a mensagem inicial. Dentro da estratégia que você escolheu, torne a promessa explícita no encerramento, indicando, por exemplo:

  • o questionamento inicial;
  • a dor colocada com uma história;
  • a frase inspiradora;
  • o conceito que introduziu o tema.

Além de retomar a mensagem da introdução, levante entre dois e quatro argumentos do desenvolvimento. Assim, as pessoas vão estar com as informações vivas na memória para que todos cheguem a conclusão em conjunto.

3. Faça um slide de resumo

O slide final pode trazer a mensagem inicial, os pontos principais da argumentação e a conclusão. Com isso, você abandona os famosos “obrigado” e “perguntas?”, que vemos com frequência, mas não agregam muito.

Um resumo também instiga as pessoas a quererem o material, e você pode disponibilizar os slides ao final da apresentação. Aliás, esse interesse é uma sinalização de que a comunicação teve impacto.

4. Finalize com uma história envolvente

Algumas práticas no encerramento dependem do contexto da apresentação. Se usadas nas circunstâncias certas, terão um excelente resultado.

Uma delas é contar uma história que gere conexão com o público. É interessante em várias situações, como mostrar o impacto de uma solução na vida das pessoas ou apontar um caso de sucesso no uso dos produtos.

Também é possível adotar a prática de dividir uma história entre introdução e conclusão. Veja um exemplo:

  • introdução — a pessoa conta como se deparou com um problema, interrompendo o assunto;
  • desenvolvimento — foca a construção da solução, seu funcionamento e benefícios;
  • conclusão — retoma a história com a mudança causada pela solução.

Não há um único jeito, mas ferramentas para você montar o seu roteiro. O Storytelling é uma das mais poderosas, podendo ser aplicado em qualquer das etapas da apresentação.

5. Crie um CTA para mover o público

Muitas vezes, a apresentação é um passo dentro da jornada do público até certo objetivo. Passos para comprar um produto, assinar um curso, marcar uma reunião, conhecer os detalhes de um projeto são exemplos.

Na hora de concluir, você pode declarar qual é a ação desejada. Trata-se do call to action (chamado para ação).

Esse elemento é posicionado logo após você ter entregado aquilo que havia prometido com a apresentação.

Outra característica é usar o imperativo:

  • venha conhecer;
  • aproveite essa oportunidade;
  • aplique as dicas na sua vida.

O convite pode ser feito verbalmente, por exemplo, após chegar no slide de resumo e ter concluído a apresentação.

6. Entregue uma mensagem inspiradora

Também é uma prática finalizar com uma mensagem inspiradora. Essa técnica será positiva, por exemplo, quando o conhecimento presente na apresentação deve ser aplicado, como palestras e capacitações.

Outro bom contexto são apresentações de início de projetos. Aqui, o propósito é motivar a equipe que vai ser responsável por diversas entregas.

A mensagem deve trazer uma sensação de otimismo para o público. Pode ser uma citação ou uma conclusão positiva que decorrem da apresentação.

Por fim, nem sempre ela precisa ter o apelo emocional. Por exemplo, uma apresentação financeira pode afirmar que será possível sair da crise se as condições “A”, “B” e “C” forem alcançadas.

7. Desenvolva as habilidades de comunicação

Saber como encerrar uma apresentação está inserido em um contexto maior, que é a comunicação. Como dito, o ideal é que o conteúdo seja bom do começo ao fim.

Nas três etapas (introdução, desenvolvimento e conclusão), encontramos práticas corretas e incorretas, assim como ferramentas que dependem do contexto.

As dicas sobre como encerrar uma apresentação são importantes, mas você também deve pensar no seu desenvolvimento enquanto comunicador.

É a partir da capacitação que você dominará as técnicas e saberá o momento em que elas devem ser utilizadas. Igualmente, vai adquirir o conhecimento para julgar o que funciona e o que não funciona nas apresentações.

Aqui na SOAP, criamos diferentes soluções de aprendizagem, sempre buscando facilitar e potencializar o aprendizado da comunicação dos nossos alunos. Entre nossos cursos, dois deles vão te ajudar a realizar apresentações incríveis, do começo ao fim.

SOAP Apresentações

O SOAP Apresentações traz o passo a passo para você criar apresentações de alto impacto. Roteiro, narrativas, estrutura, ensaios, todos os tópicos para uma preparação excelente, você encontra no curso.

SOAP Apresentador

Já o SOAP Apresentador foca as mudanças de comportamento durante a apresentação. Mostrar-se confiante, falar com clareza, evitar vícios de linguagem, ser autêntico, congruente e objetivo são alguns dos aprendizados desta formação.

As dicas são um primeiro passo para saber como encerrar uma apresentação. E vale a pena se capacitar para ter mais ferramentas e saber como aplicá-las nas diferentes etapas e contextos da comunicação.

Confira os cursos SOAP Apresentações e SOAP Apresentador e encante o seu público do começo ao fim!

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"


Posts Relacionados

Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Apresentações
31/05/2024
leia agora

13 mulheres inspiradoras e seus melhores discursos

Apresentações
29/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França