Como fazer uma apresentação no PowerPoint perfeita? Veja dicas!

Mesmo com a chegada de novos aplicativos no mercado, saber como fazer uma apresentação no PowerPoint perfeita é essencial para empresas de qualquer segmento.

Treinamento SOAP
19/04/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Mesmo com a chegada de novos aplicativos no mercado, saber como fazer uma apresentação no PowerPoint perfeita é essencial para empresas de qualquer segmento. Não podemos negar que o PPT é considerado por muitos como sinônimo de slides de qualidade.

A apresentação do PowerPoint é recomendada para qualquer tipo de evento corporativo. Portanto, se pretende apresentar resultados, novos produtos, convencer investidores, fazer treinamentos, saiba que estará em boas mãos.

Essa ferramenta está no mercado há mais de 30 décadas. No decorrer deste tempo os desenvolvedores disponibilizaram atualizações e incluíram recursos para acompanhar as exigências do mercado.

Então, quer saber como fazer uma apresentação no PowerPoint? Acompanhe este artigo, pois os seus slides não serão os mesmos. Vamos contar tudo para você.

Boa leitura!

O que é possível fazer com o PowerPoint?

O PowerPoint é um aplicativo da Microsoft Corporation que possibilita a criação de slides para apresentações corporativas, educacionais e sociais. Esse software contém recursos simples e avançados.

No entanto, dependendo da intenção do usuário, é recomendado que ele busque ajuda profissional de empresas especializadas em apresentações. Fazendo isso, você conseguirá apresentar trabalhos de maneira profissional e exclusiva.

Veja o que é possível fazer com o PowerPoint.

Criar apresentações usando modelos

Quem tem pouca experiência ou anda sem tempo pode aproveitar os catálogos prontos que o PowerPoint oferece. Essas funcionalidades são também conhecidas como templates. É possível baixar modelos de documentos e relatórios financeiros, gerenciamento de finanças, certificados, treinamentos e muito mais.

Adicionar imagens, vídeos e textos

Assim que já tiver definido o layout da sua apresentação, você pode adicionar nos seus slides imagens, vídeos e textos. No caso dos vídeos, por exemplo, a grande vantagem é que o apresentador não precisa sair do aplicativo PowerPoint.

Para isso, basta abrir o slide, clicar em “inserir”, buscar o vídeo nos arquivos do PC e adicioná-lo. Porém, é importante que no momento da apresentação, lembre-se de ligar o computador a internet, do contrário não será possível prosseguir a reprodução.

Adicionar efeitos de transição e animação

Os efeitos de transição são as mudanças de telas, que podem ser feitas por meio do mouse, da caneta ou automáticas, utilizando sons nos momentos das transições.

Já as animações são recursos a serem aplicados em textos ou imagens. Elas podem, por exemplo, aparecer na entrada do slide para mover um texto ou imagem. São simples de fazer, basta clicar no painel e escolher aquela animação que julgar conveniente com o assunto.

Dicas sobre como fazer uma apresentação no PowerPoint perfeita

Para você que pretende saber como fazer uma apresentação no PowerPoint perfeita, separamos algumas dicas.

  • ter um planejamento e roteiro da apresentação;
  • pensar no layout da apresentação;
  • cuidar dos aspectos de design;
  • utilizar gráficos e imagens relevantes;
  • não exagerar nas informações;
  • fazer um ensaio antes do grande dia.

Ter um planejamento e roteiro da apresentação

Para isso, basta abrir o slide, clicar em “inserir”, buscar o vídeo nos arquivos do PC e adicioná-lo. Porém, é importante que no momento da apresentação, lembre-se de ligar o computador a internet, do contrário não será possível prosseguir a reprodução.

Nada de improvisar e montar os slides da maneira que vier na cabeça, sem planejamento e o mínimo de organização. Mentalize como gostaria que fosse o seu discurso e, se preferir, pode começar rabiscando no papel ou em uma planilha.

Feito isso, se lembrar que já tem um trabalho semelhante, pode aproveitar os slides que estão prontos. É importante também que a apresentação siga a sequência dos três conhecidos tópicos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pensar no layout da apresentação

Podemos dizer que o layout dos slides é o corpo da apresentação. Nele serão colocados todos os recursos gráficos do seu projeto. Pense, se você pretende pegar um trabalho pronto ou se quer partir do zero e apresentar algo exclusivo. O importante é que as informações sejam relevantes.

Cuidar dos aspectos de design

Cuide dos aspectos de design, como fontes dos textos, seus tamanhos e cores. Eles devem ser compatíveis com o ambiente, com o assunto e com o público. Por exemplo, uma palestra em um grande auditório para médicos deve conter elementos diferentes de uma apresentação para investidores online.

Utilizar gráficos e imagens relevantes

Uma boa apresentação de slides não deve conter apenas blocos de textos. Tanto é que dizem que, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Os gráficos, por exemplo, são muito importantes nas palestras de dados e podem ser conjugados com imagens. Mas, só inclua  os que forem relevantes para a plateia.

Não exagerar nas informações

Para que, sua palestra não seja cansativa e desvie do contexto, não coloque centenas de slides na apresentação. Foque na mensagem que será passada para os participantes, desse modo, não exagere nas informações.

Não existe um número mágico para a construção de slides, pois isso dependerá do assunto, do tempo previsto e até mesmo do sincronismo da sua fala. Logo, três slides podem ser poucos para falar durante uma hora e cem podem ser exagerados Por isso, o planejamento e treinamento serão importantes.

Fazer um ensaio antes do grande dia

Seja você é experiente ou iniciante na arte das apresentações corporativas, faça um ensaio antes do grande dia. Se o local do evento for o mesmo, melhor ainda, mas caso contrário, ensaie no escritório ou na sua casa.

Isso funcionará como uma revisão, antes de pegar a estrada. Assim você conseguirá observar se está tudo em ordem e até mesmo se pode tirar ou incluir informações. Treine a sua dicção, gestos e outros recursos da comunicação não verbal.

Saiba como fazer uma apresentação no PowerPoint com ajuda da SOAP

A SOAP atua no mercado de apresentações profissionais que surgiu em 2003. Foi criada para auxiliar executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Com metodologia pioneira, a SOAP já criou mais de 15 mil apresentações, para 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.

Além disso, atende 83 das 100 maiores e melhores empresas do país e está organizada em 2 linhas de negócios: consultoria em apresentações e treinamentos para que você e sua equipe criem, dentro de casa, apresentações estratégicas.

Para ajudar profissionais na elaboração de slides, a SOAP disponibiliza o treinamento SOAP Slides. Com esse curso os participantes conseguiram otimizar o desenvolvimento de apresentações no PPT.

Confira o que você conseguirá fazer após o treinamento SOAP Slides:

  • explorar importantes recursos da ferramenta Microsoft PowerPoint;
  • utilizar reforços visuais, de forma prática e rápida, para criar unidade, manter a apresentação atrativa e gerar valor;
  • aplicar elementos da Identidade Visual: contexto, cores, formas, fontes e templates;
  • construção conjunta de uma identidade visual + dicas e comandos que tornam a produção de slides mais ágil e eficiente;
  • formatar o arquivo de identidade visual: cores, formas, fontes e templates.

Todo esse aprendizado é oferecido de maneira que consiga acompanhar a rotina dos profissionais de diversos segmentos. Desse modo, tem modalidades presenciais, online, ao vivo ou gravado. Além de soluções de aprendizagem nos formatos palestra ou workshop.

Portanto, quem pretende adquirir um repertório de apresentações corporativas de qualidade, precisa saber como fazer uma apresentação no PowerPoint perfeita e profissional. Entenda que, se utilizar ferramentas como essa, de maneira autodidata, dificilmente terá acesso às funcionalidades mais importantes do produto.

Gostou do artigo? Utilize o PowerPoint, na prática, e aprenda como explorar a ferramenta de maneira eficiente. Convidamos você a conhecer com mais detalhes o SOAP Slides.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Apresentações
31/05/2024
leia agora

13 mulheres inspiradoras e seus melhores discursos

Apresentações
29/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França