A apresentação de slides já está muito bem inserida em nossa rotina.
A apresentação de slides já está muito bem inserida em nossa rotina. Desde a escola, passando por toda a vida profissional, temos diversos contatos com essa ferramenta.
Momentos-chave pedem uma boa apresentação visual, tanto na forma como no conteúdo. E você não precisa ser um especialista em design para fazer isso ou capacitar a sua equipe com as técnicas necessárias.
Logo abaixo, reunimos as melhores práticas para criar slides incríveis e impactar positivamente as apresentações profissionais. Confira!
Os slides são uma ferramenta para você construir discursos e narrativas com recursos visuais. Cada página captura um momento da apresentação, e o conjunto delas constrói a mensagem que você deseja passar para o público.
Uma das características dos slides é o sequenciamento: há páginas que precisam vir antes e outras depois. Por exemplo, se você vai começar mostrando suas qualificações para o público, o slide com a formação profissional não pode vir no meio do material, não é mesmo?
Outro fator é a síntese de informação. A ideia é que o conhecimento seja captado em poucos instantes. Assim, um dos erros mais comuns nas apresentações são os slides com textos extensos, ainda mais se o apresentador decidir ler para a audiência.
A apresentação de slides também será um guia para o apresentador. Cada slide é como uma marco que precisa ser alcançado, organizando racionalmente o conteúdo que será entregue para a audiência.
Nesse sentido, um atributo indispensável é a coerência. Os slides devem ser adequados uns para com os outros e com a fala do apresentador. Até por isso, não é recomendável copiar a mesma apresentação para contextos diferentes.
Devemos nos preocupar com a qualidade da apresentação de slides porque ela é um dos elementos que vai impactar a audiência. Despertar a curiosidade, capturar a atenção, reforçar pontos importantes e deixar a comunicação mais fluida são alguns dos benefícios de ter elementos visuais complementando o discurso.
Nesse contexto, em quase todas as apresentações profissionais, temos a expectativa de levar as pessoas a realizarem uma ação. Portanto, não dá para deixar o envolvimento da audiência em segundo plano.
Nas empresas, precisamos vender, receber apoio para mudanças, firmar parcerias, fidelizar clientes e fazer as pessoas gostarem da marca, entre outros objetivos. E, para alcançá-los, usamos a comunicação.
Pense que a fala tem força diante do público. A apresentação de slides pode impulsionar essa potência ou criar obstáculos até que ela já não tenha mais a capacidade de cativar o público. No primeiro caso, as chances da ação desejada ser realizada são muito maiores!
Agora que você já entende o funcionamento dos slides, podemos começar com algumas ferramentas para quem não é designer. Todas as cinco soluções mencionadas abaixo contam, ao menos, com versões gratuitas. Confira!
O PowerPoint será a central de comando na produção dos seus slides. É possível escolher templates, editar textos, inserir gráficos, usar conteúdo multimídia e diversas outras soluções. Também vale a pena testar as funcionalidades do Google Slides, que podem ser usadas caso você não tenha a versão mais completa do software da Microsoft.
O Canva é uma plataforma com recursos para design. O diferencial dele é o seu banco de imagens, elementos e templates prontos para serem usados, que podem ser aplicados quando o usuário seleciona elementos e os arrasta com o mouse. Logo, é uma alternativa que pode até mesmo substituir o PowerPoint.
Confira um vídeo prático de como usar a ferramenta!
A roda de cores é uma ferramenta para responder a uma pergunta simples: que cores combinam umas com as outras?
Na prática, você escolhe o estilo de harmonização do conteúdo e recebe uma paleta com as opções e códigos para selecionar a cor no Canva, PowerPoint ou outro aplicativo.
O PixaBay é um banco com imagens, músicas, vídeos e efeitos, que tem bastante material gratuito para as apresentações profissionais. Fique atento, especialmente, à possibilidade de escolher ilustrações e vetores para gráficos.
Por fim, o Pinterest é uma rede social composta por murais para adição de imagens. Nela, você pode facilmente pesquisar exemplos de slides profissionais para se inspirar, agregando ideias criativas para os seus projetos.
Existem muitas dúvidas na hora de criar uma apresentação de slides, por isso o primeiro passo é entender, em linhas gerais, como vamos nos comunicar com a audiência. Será por via auditiva, visual ou leitura? opções, como templates, gráficos, tabelas, listas numeradas etc. As dicas abaixo vão te ajudar a tomar melhores decisões!
Um vídeo, por exemplo, usa o visual e o auditivo. Pode ser interessante em algumas situações, enquanto outros contextos pedem quadros comparativos e gráficos com números.
Procure avaliar as regras aplicáveis à situação e como o público pode ser impactado e como pode compreender a mensagem com mais clareza.
O roteiro é o molde da apresentação. Nele, planejamos a narrativa e indicamos qual é a melhor abordagem em cada uma das etapas.
Por isso, com o roteiro em mãos, sabemos o que será dito e podemos definir o que entra na apresentação de slides.
Cada slide marca um momento da apresentação. O ponto de partida, nesse sentido, é definir a mensagem principal que será exibida: para que este slide será criado?
Você pode pensar o slide, por exemplo, a partir de três elementos:
Considere que a mensagem seja apresentar os benefícios de uma solução. A frase em destaque ou título vai sintetizar essa ideia (“As vantagens para sua empresa”, “Transforme seus colaboradores em líderes”, “Mais segurança para suas operações financeiras”).
A seguir, vamos pensar em como desenvolver essa ideia. Será um vídeo com alguém relatando os benefícios? Uma lista com bullet points? Um quadro com o antes e depois? Ademais, quais serão os elementos visuais utilizados?
Para fechar o slide, existe a conclusão. Ela pode: estar implícita (por exemplo, um gráfico em formato de escada indica que é melhor estar no estágio do topo que no começo); ser dita expressamente (com uma frase inspiracional ou conclusiva); ou ainda ser um gancho para o próximo slide (fazer a transição para uma lista que detalha a informação do slide anterior).
O desafio é transmitir a ideia central, desenvolvê-la e concluir o slide com frases curtas e palavras-chave. Isto é, o slide não é feito para uma leitura extensa e detalhada, mas para se compreender imediatamente a mensagem.
Você pode se inspirar nos templates da SOAP para entender como se dá essa comunicação quase instantânea.
Hoje, dependendo do contexto, os slides podem ser desenvolvidos com recursos multimídia, como fotos, vídeos, música e animações. Há diversos usos para essas práticas, por exemplo:
Lembre-se, no entanto, de tomar cuidado com o contexto e o tempo de apresentação. Afinal, você não quer deixar um vídeo de fora por não haver uma caixa de som ou por não ter tempo de apresentar, não é mesmo?
O objetivo é criar slides bonitos e eficazes. No entanto, nem sempre percebemos erros de ortografia, poluição visual e escolhas ruins logo de cara.
Após criar sua apresentação, volte algumas horas depois ou no dia seguinte para fazer uma revisão do conteúdo. Se possível, deixe que outras pessoas vejam o trabalho e escute os feedbacks.
Para finalizar, a apresentação deve ser muito bem ensaiada. O conteúdo visual deve se somar ao restante da comunicação, e não substituir a fala. Afinal, poucas coisas deixam uma pior impressão do que alguém que se limita a ler os slides.
Você pode aprender como se comunicar melhor e preparar as apresentações com os vídeos da Maratona da Comunicação!
As capacitações voltadas para o uso de recursos visuais são um excelente caminho. Com o aprendizado, você saberá quando aplicar cada ferramenta e terá outras técnicas para melhorar o resultado da sua apresentação de slides.
Aqui na SOAP, temos cursos para quem não é design de formação, mas precisa conhecer um pouco das ferramentas e princípios para se comunicar melhor. As empresas e times, por exemplo, podem evoluir bastante com o SOAP Slides, SOAP Visual e o Uau! Design.
O SOAP Slides explora os recursos do PowerPoint, como templates, atalhos, personalização de gráficos, animação e transição. Diferentemente de um curso de informática, tudo é abordado contextualizado com as boas práticas de design.
Já o SOAP Visual traz as técnicas e ferramentas para criar slides capazes de impactar positivamente o público. É um curso que ensina as decisões e aplicações das formas, identidade visual, cores, gráficos, roteiros e tudo mais!
Por fim, Uau! Design você vai aprender como se comunicar com recursos e elementos visuais em diferentes contextos, desde apresentações profissionais até posts de rede social.
Assim, as capacitações para empresas e profissionais vão trazer os conceitos e ferramentas de design para quem não é da área. Afinal, comunicar-se bem, seja pela fala, seja por uma apresentação de slides, é uma necessidade vivenciada por todas as pessoas.
Conheça agora mesmo os cursos da SOAP e tenha a comunicação como um ponto forte para alcançar seus objetivos e metas!