Quantos slides deve conter uma apresentação de 60 minutos?

Quantos slides deve conter uma apresentação para que o profissional obtenha sucesso e consiga transmitir a sua mensagem para o público? Tenho a certeza de que já pensou nisso! Saiba que esse é um dos questionamentos mais feitos em nossos treinamentos e consultorias.

Treinamento SOAP
25/01/2019
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Quantos slides deve conter uma apresentação para que o profissional obtenha sucesso e consiga transmitir a sua mensagem para o público? Tenho a certeza de que já pensou nisso!

Saiba que esse é um dos questionamentos mais feitos em nossos treinamentos e consultorias. Pois, quando vamos fazer uma apresentação de slides, certamente, devemos planejar e distribuir os recursos visuais de maneira que não falte e nem sobre tempo.

Como sabemos que esse assunto é muito importante, elaboramos este artigo para esclarecer quantos slides por minuto deve ter uma apresentação de impacto e sucesso. Confira!

Existe uma quantidade de slides ideal para apresentações?

A quantidade de slides não está diretamente relacionada com a duração da apresentação. Depende do tempo que o apresentador permanece em cada slide. 

Por isso mesmo, aquela famosa regra de 1 slide por minuto pode ser totalmente desadequada para a maioria dos apresentadores.

Há apresentadores que se sentem mais à vontade se um mesmo slide for exibido durante mais tempo. 

Outros preferem mudanças mais rápidas e frequentes, com o apoio constante das imagens e palavras-chave. Cabe a você identificar qual o estilo e o ritmo visual que pretende dar à sua apresentação.

Por exemplo, há palestras em que apenas 15 slides acompanham discursos de uma hora. Há outras em que, em 30 minutos, são visualizados 150 slides, como são as do quadrinista americano Scott McCloud.

Se reparar os trabalhos desse profissional, ele está constantemente clicando no controle remoto. Em apenas 17 minutos, são vistos cerca de 100 slides. Além disso, num mesmo slide existem várias animações, garantindo que todas as partes do seu discurso estejam suportadas com alguma animação ou alguma imagem.

Afinal, quantos slides deve conter uma apresentação de 60 minutos?

Respondendo agora à questão: Quantos slides deve conter uma apresentação de 60 minutos, a resposta é — depende!

Depende de você enquanto apresentador. Logo, as apresentações de 60 minutos, podem ter apenas 60 slides, como podem conter cerca de 460, por exemplo. Entenda que, nenhuma das opções está errada ou é a mais certa.

Como escolher a quantidade de slides correta para sua apresentação?

Separamos algumas dicas importantes para você entender como escolher a quantidade de slides correta para sua apresentação. Use as estas recomendações a seu favor. Confira quais são:

  • faça a curadoria dos conteúdos;
  • monte um roteiro para cada apresentação;
  • conheça o seu público-alvo;
  • busque ajuda especializada;
  • cronometre e ensaie apresentação;
  • peça feedbacks.

Faça a curadoria dos conteúdos

A curadoria de conteúdos é uma estratégia que os profissionais da comunicação usam para segmentar e filtrar informações existentes. 

Pois, é comum aproveitarmos publicações de especialistas em determinados assuntos, afinal, precisamos de apoio, porque não dominamos todos os assuntos que apresentaremos.

Dessa maneira, a curadoria de conteúdos evita que as apresentações fiquem poluídas com informações desnecessárias para o público-alvo.

Monte um roteiro para cada apresentação

Pode parecer clichê, mas, um dia não é igual ao outro e assim funciona também as consultorias, treinamentos e audiências. 

Montar um roteiro para apresentações, além de ser um planejamento, é uma maneira de trabalhar com o todo que envolve o trabalho. Para isso, não foque em padrões, pratique a individualidade e use os seus sentimentos.

Conheça o seu público-alvo

Podemos dizer que o público-alvo é o motivo das suas apresentações. Afinal, são essas pessoas que você pretender encantar e convencer, para instruir ou vender. Sabendo disso, fique atento aos diferentes perfis dos participantes da sua audiência, para saber lidar com eles.

Busque ajuda especializada

Saiba que as apresentações corporativas devem ser elaboradas considerando técnicas de comunicação, design, comportamento entre outras estratégias. Portanto, não podem ser construídas na base da tentativa e erro.

A boa notícia é que existem meios para aprendermos a criar slides de qualidade, não precisamos nascer com o dom divino dos designers gráfico. Para isso, basta buscarmos ajuda de empresas especializadas em apresentações.

Cronometre e ensaie apresentação

Assim que terminar a confecção dos slides, recomendamos que cronometre e faça um ensaio da apresentação, para verificar se o trabalho está dentro do esperado. Esse momento de treinamento é ideal para acrescentar, retirar ou ajustar os conteúdos.

Peça feedbacks

Assim que terminar a apresentação, peça feedbacks para as pessoas que assistiram à audiência. As opiniões de satisfação ou de insatisfação de outros interlocutores são ideais para a melhora constante dos nossos trabalhos.

Como a SOAP pode nos auxiliar na produção de slides?

A SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003. Por meio de metodologia pioneira já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Além disso, atua com treinamentos, consultorias e cursos. A intensão é auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Para quem busca a produção de slides eficientes, mesmo sem ter a formação de designer, recomendamos o curso Uau! Design. Certamente, essa é uma maneira da SOAP ajudar você a agregar valor para nas suas apresentações e impulsionar a sua carreira.

Então, podemos concluir que não devemos ficar preocupados com quantos slides deve conter uma apresentação. A relação entre a quantidade e o tempo depende do ritmo que o apresentador pretende dar aos recursos visuais.

Agora que já sabe que não existe uma regra que define quantos slides deve conter uma apresentação. Gostaríamos de convidar você para conhecer melhor o curso Uau! Design da SOAP.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Conheça 10 funções do PowerPoint para criar apresentações profissionais

Apresentações
14/06/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França