Você copia e cola slides de apresentação antiga? Saiba porque a SOAP não recomenda isso

Certo ou errado montar uma apresentação reutilizando slides de outras apresentações? Não existe uma regra que proíbe copiar e colar slides a partir de outra apresentação que já foi utilizada em outro momento, mas saiba que esta manobra pode ser arriscada! Veja porque: Coerência visual Um slide emprestado de outro arquivo pode transformar a sua apresentação em um Frankestein: um monstro construído por partes diferentes entre si.

Treinamento SOAP
13/08/2018
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Certo ou errado montar uma apresentação reutilizando slides de outras apresentações? Não existe uma regra que proíbe copiar e colar slides a partir de outra apresentação que já foi utilizada em outro momento, mas saiba que esta manobra pode ser arriscada! Veja porque:

Coerência visual

Um slide emprestado de outro arquivo pode transformar a sua apresentação em um Frankestein: um monstro construído por partes diferentes entre si. Para isso não acontecer, é recomendado que cada apresentação tenha a sua própria identidade visual.

Essa identidade deve seguir um padrão de cores, formas, fontes e objetos presentes em todas as telas da apresentação, uma espécie de um DNA visual que caracteriza cada tela como parte de um conjunto maior.

Coerência entre conteúdo da tela e do discurso do apresentador

Lembre-se que a sequência de slides é um apoio para o desenvolvimento da narrativa da apresentação e para o apresentador.

Por isso, em qualquer apresentação, o que está na tela tem que servir de gancho para o apresentador, mas sem dizer a mesma coisa que o seu discurso.

Slides emprestados de outro arquivo podem prejudicar a apresentação se repetirem, omitirem ou apresentarem uma informação fora de contexto.

Retalho de cenas

Copiar e colar slides é o mesmo que um Diretor de Cinema não se basear em nenhum roteiro original e sair caçando imagens de filmes existentes para criar um novo. Imagine o ET interagindo com o SuperHomem para salvar Gothan City de Transformers que se aliaram com o Darth Vader?

Sabemos que é mais fácil, mas é muito menos impactante e efetivo

No final, quem tem a perder ao utilizar slides de outras apresentações é você, que, ao olhar para um discurso anterior, se fecha para o novo.

Então qual é a solução para o caso do “slide emprestado”?

A dica é RECICLAR slide. Ou seja, não utilizá-lo exatamente como foi criado, mas transformá-lo a partir do original, levando em consideração:

  • estrutura de raciocínio;
  • identidade visual;
  • conteúdo;
  • apoio para apresentador.

Isto significa que você até pode copiar e colar slides com um gráfico de uma apresentação anterior, desde que ele dê apoio ao seu roteiro pré-definido e seja adaptado a nova identidade visual. Combinado?

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, linguagem visual, powerpoint

Posts Relacionados

Conheça 10 funções do PowerPoint para criar apresentações profissionais

Apresentações
14/06/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França