Apresentações

Você copia e cola slides de apresentação antiga? Saiba porque a SOAP não recomenda isso

Certo ou errado montar uma apresentação reutilizando slides de outras apresentações? Não existe uma regra que proíbe montar uma apresentação a partir de slides já utilizados em outro momento, mas saiba que esta manobra pode ser arriscada! Veja porque:   Coerência visual Um slide emprestado de outro arquivo pode transformar a sua apresentação em um Frankestein: um monstro construído por partes diferentes entre si.

Treinamento SOAP
13/08/2018
Certo ou errado montar uma apresentação reutilizando slides de outras apresentações? Não existe uma regra que proíbe montar uma apresentação a partir de slides já utilizados em outro momento, mas saiba que esta manobra pode ser arriscada! Veja porque:

 

Coerência visual

Um slide emprestado de outro arquivo pode transformar a sua apresentação em um Frankestein: um monstro construído por partes diferentes entre si. Para isso não acontecer, é recomendado que cada apresentação tenha a sua própria identidade visual. Essa identidade deve seguir um padrão de cores, formas, fontes e objetos presentes em todas as telas da apresentação, uma espécie de um DNA visual que caracteriza cada tela como parte de um conjunto maior.

 

Coerência entre conteúdo da tela e do discurso do apresentador

Lembre-se que a sequencia de slides é um apoio para o desenvolvimento da narrativa da apresentação e para o apresentador. Por isso, em qualquer apresentação, o que está na tela tem que servir de gancho para o apresentador, mas sem dizer a mesma coisa que o seu discurso. Slides emprestados de outro arquivo podem prejudicar a apresentação se repetirem, omitirem ou apresentarem uma informação fora de contexto.

 

Retalho de cenas

Colar e copiar slides é o mesmo que um Diretor de Cinema não se basear em nenhum roteiro original e sair caçando imagens de filmes existentes para criar um novo. Imagine o ET interagindo com o SuperHomem para salvar Gothan City de Transformers que se aliaram com o Darth Vader?

 

Sabemos que é mais fácil, mas é muito menos impactante e efetivo

No final, quem tem a perder ao utilizar slides de outras apresentações é você, que, ao olhar para um discurso anterior, se fecha para o novo. Então qual é a solução para o caso do "slide emprestado"? A dica é RECICLAR slide. Ou seja, não utilizá-lo exatamente como foi criado, mas transformá-lo a partir do original, levando em consideração: - Estrutura de raciocínio - Identidade visual - Conteúdo - Apoio para apresentador   Isto significa que você até pode copiar e colar um slide com um gráfico de uma apresentação anterior, desde que ele dê apoio ao seu roteiro pré-definido e seja adaptado a nova identidade visual. Combinado?

Posts Relacionados

Engajamento corporativo: amplie seus resultados com esse investimento

Apresentações
11/06/2021
leia agora

Mulheres inspiradoras: 8 mulheres que inspiram o público com suas apresentações!

Apresentações profissionais
04/02/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França