De Data Storytelling à criação de slides, descubra os melhores treinamentos para a sua área
Números são a parte menos complexa para quem está acostumado a lidar com eles. Mas a comunicação, essa sim pode ser um desafio para profissionais do setor financeiro. Não à toa, aqui na SOAP, eles estão sempre à procura de treinamentos de comunicação.
Seja para fazer uma apresentação de resultados, para falar com stakeholders ou clientes, ou até mesmo para melhorar as habilidades de comunicação interpessoal no dia a dia de trabalho.
De fato, dados apontam que comunicação é um grande desafio. Em 38% das empresas do ramo, comunicar temas complexos (algo recorrente no setor) é o principal desafio.
Outros desafios também estão relacionados: a falta de conhecimento do público sobre questões financeiras (29%), a grande regulamentação do setor (23%), como alcançar o público-alvo correto (22%), conquistar a confiança do público (19%), a grande concorrência existente no setor (15%) e lidar com a veiculação de desinformação (15%).
Os dados são da pesquisa “A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil”, realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
O objetivo do estudo inédito era entender a fundo como é a comunicação das instituições financeiras com seus públicos, os principais desafios e perspectivas para os próximos anos. A edição ouviu representantes de 73 instituições entre 20 de abril e 18 de maio de 2021.
De acordo com o estudo da Anbima, os principais ajustes necessários para lidar com os desafios de comunicação são:
O estudo destaca que as mudanças no cenário moderno, como a ascensão de novos canais de comunicação online, o aumento do tempo gasto em redes sociais e a adaptação ao trabalho remoto devido à pandemia têm um forte impacto na comunicação com diversos públicos, incluindo clientes, fornecedores e colaboradores.
A maioria das empresas no ecossistema financeiro está direcionando esforços para questões sociais, entre elas na promoção da educação. Além disso, as instituições reconhecem a importância de criar conteúdo de qualidade e gerenciar sua própria mídia como elementos cruciais na estratégia de comunicação.
Mas para transpor esses desafios, os profissionais dentro das instituições financeiras também precisam saber se comunicar bem na sua área, mesmo aqueles sem contato direto com o público externo. Afinal, eles fazem parte de toda uma cadeia interconectada e, para que ela funcione, a comunicação precisa fluir.
Os dados não mentem. Ainda de acordo com o relatório “A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil”, as áreas que deverão apresentar maior crescimento de relevância e investimento das empresas são:
Além delas, áreas como a Gestão de Canais e Ferramentas de Comunicação (68%), Gestão da Comunicação de modo geral (55%) e a Pesquisa e Mensuração (44%) são apontadas como as que mais demandam aprimoramento por parte das equipes internas de comunicação.
Adicionalmente, 27% das empresas reconhecem a necessidade de desenvolver as habilidades pessoais de suas equipes de comunicação, enquanto 20% reconhecem a necessidade de uma maior especialização na área de comunicação.
Se a sua empresa faz parte desse percentual e você quer aprimorar a comunicação da sua equipe, estes são os principais treinamentos de comunicação da SOAP procurados por profissionais que atuam no setor financeiro:
Este é o treinamento para melhorar as habilidades de comunicação da equipe. Mais do que um workshop de oratória, o SOAP Apresentador se concentra no desenvolvimento do autoconhecimento, visando aumentar a consciência verbal e não verbal ao se apresentar.
Os participantes aprendem técnicas para reduzir a discrepância entre a imagem que desejam transmitir e como são percebidos pelos outros. Além disso, há debates sobre como:
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O SOAP Data Storytelling é perfeito para profissionais que atuam no mercado financeiro, pois ajuda a aprimorar as habilidades de apresentação de dados e gráficos de forma estratégica.
O objetivo principal é, através dos dados e gráficos, criar narrativas que se conectam e cativam a sua audiência.
No workshop, combinamos conceitos visuais e de storytelling para capacitar os participantes a planejarem apresentações que estimulem o raciocínio, as emoções e a atitude da audiência.
Além de aprender sobre diferentes tipos e categorias de gráficos, os participantes entendem como utilizá-los de forma eficaz para alcançar três objetivos principais:
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Esse é um treinamento de comunicação visual, focado nas habilidades e ferramentas essenciais para criar apresentações de slides didáticas e impactantes no estado da arte. Isto é, slides que não apenas sejam visualmente atraentes, mas também eficazes na transmissão de informações e mensagens convincentes.
No workshop, a SOAP desvenda conceitos de design visual para apresentações e ensina técnicas práticas para a criação de slides que atendam aos mais altos padrões de qualidade.
Os tópicos abordados no treinamento incluem:
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O treinamento SOAP Comunicação Assertiva tem como principal objetivo capacitar os participantes sobre como se comunicar de forma eficaz, gerando engajamento e aproximação com o público-alvo. Com as técnicas certas, é possível reduzir os ruídos que uma comunicação não assertiva pode causar.
Vale lembrar que a comunicação assertiva é uma competência empresarial fundamental, pois contribui para aprimorar o relacionamento interpessoal, promover a alta performance nas equipes e alcançar melhores resultados.
O treinamento explora os elementos do processo comunicativo, ajuda a fortalecer a inteligência social da equipe e amplia o conhecimento sobre o valor da comunicação assertiva. Os principais tópicos abordados incluem:
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