Você já foi desafiado a vender uma ideia? Apresentação de projetos, busca por investidores, venda de produtos, há diversos momentos em que o ambiente empresarial exige uma fala rápida e impactante.
Você já foi desafiado a vender uma ideia? Apresentação de projetos, busca por investidores, venda de produtos, há diversos momentos em que o ambiente empresarial exige uma fala rápida e impactante. E, nessas horas, precisamos ter um bom pitch.
O pitch comunica a nossa proposta de valor e incentiva o ouvinte a fazer parte da história, investindo no produto, serviço, projeto, empresa, etc. É, portanto, uma das principais ferramentas de comunicação.
A seguir, entenda quais são os principais tipos de pitch e receba algumas dicas para fazer uma excelente apresentação.
O pitch é uma apresentação rápida em que tentamos fazer uma pessoa ou grupo de pessoas comprar uma ideia. Por isso, é utilizado em apresentações profissionais para vender produtos, captar investidores, obter o patrocínio de um projeto, entre outros momentos em que precisamos convencer.
Assim, o porquê a pessoa deveria comprar a sua ideia, geralmente, vem acompanhado de certos elementos:
Pela própria tradução da palavra, o pitch seria o lançamento da sua ideia, que precisa ser capturada e convencer o ouvinte.
Os tipos de pitch variam conforme as regras do jogo e os nossos objetivos. Veja os cenários mais comuns nas apresentações profissionais.
Podemos fazer as apresentações curtas para que o interessado enxergue o impacto do produto ou serviço na vida pessoal, carreira, negócio, etc.
Outro objetivo comum é conquistar investimento ou patrocínio. Aqui, o foco costuma ser a oportunidade e o retorno que a solução pode entregar. A duração dos pitchs de vendas e captação depende do que foi combinado entre as partes, mas não costumam completar dez minutos.
O pitch deck é a mensagem colocada como um material de apoio, que combina elementos visuais e informações, como dados, gráficos e textos descritivos. Esse resumo pode ser exposto na apresentação ou ser entregue como um material complementar.
Já o elevator pitch é restrito em relação ao tempo, geralmente algo em torno de 30 a 60 segundos. A ideia é clara: uma apresentação que possa ser entregue em uma conversa de elevador.
Um quarto tipo é o pitch expresso em até 140 caracteres, que durante muito tempo foi a limitação de palavras do Twitter.
O mais desafiador talvez seja compor todos os elementos indicados em uma única frase de impacto. Esse é o papel do pitch one sentence, que serve para despertar a atenção e interesse na sua ideia.
Viu só?! Os tipos de pitch são bastante variados. No entanto, isso não impede de indicarmos algumas práticas para ajudar na hora de criar a estrutura ideal para o seu pitch.
O storytelling pode ser utilizado para gerar identificação. Fazer a pessoa entender o problema, montar na narrativa na qual ela usa o produto ou serviço, contar a sua história ou da sua empresa são alguns exemplos.
É importante estudar os gatilhos mentais e inseri-los conforme o nosso objetivo. Podemos usar a curiosidade para chamar a atenção, a aversão à perda para gerar o senso de urgência e diversos outros elementos para causar o efeito psicológico desejado no ouvinte.
As questões relacionadas à postura, velocidade de fala, uso dos gestos e afins também merecem atenção. O tempo é curto no pitch, e podemos usar os elementos não verbais para transmitir credibilidade, segurança e firmeza.
As qualificações de comunicação, a orientação de especialistas e o treino também não podem ser deixados de fora. Lembre-se de que as apresentações profissionais exigem competências que podem ser desenvolvidas, e não habilidades inatas.
O pitch ideal para o seu discurso varia conforme o objetivo, tempo disponível e a forma de apresentar o conteúdo. Nesse contexto, o estudo da comunicação ajuda a interpretar os diferentes cenários, eleger as melhores ferramentas e aplicar as técnicas com mais eficiência.
Logo, é uma forma de ter sucesso nas apresentações. Quer aprender tudo sobre apresentações profissionais de alto impacto? Siga as nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro das melhores práticas!