Tipos de pitch: descubra qual o ideal para seu discurso

Você já foi desafiado a vender uma ideia? Apresentação de projetos, busca por investidores, venda de produtos, há diversos momentos em que o ambiente empresarial exige uma fala rápida e impactante.

Treinamento SOAP
11/08/2021
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Você já foi desafiado a vender uma ideia? Apresentação de projetos, busca por investidores, venda de produtos, há diversos momentos em que o ambiente empresarial exige uma fala rápida e impactante. E, nessas horas, precisamos ter um bom pitch.

O pitch comunica a nossa proposta de valor e incentiva o ouvinte a fazer parte da história, investindo no produto, serviço, projeto, empresa, etc. É, portanto, uma das principais ferramentas de comunicação.

A seguir, entenda quais são os principais tipos de pitch e receba algumas dicas para fazer uma excelente apresentação.

O que é pitch?

O pitch é uma apresentação rápida em que tentamos fazer uma pessoa ou grupo de pessoas comprar uma ideia. Por isso, é utilizado em apresentações profissionais para vender produtos, captar investidores, obter o patrocínio de um projeto, entre outros momentos em que precisamos convencer.

Assim, o porquê a pessoa deveria comprar a sua ideia, geralmente, vem acompanhado de certos elementos:

  • identificação (quem você é e o que faz);
  • objetivo (o que você busca);
  • problema, dor ou necessidade identificada;
  • solução, benefício ou oportunidade;
  • grupo de pessoas atendidos;
  • diferenciais.

Pela própria tradução da palavra, o pitch seria o lançamento da sua ideia, que precisa ser capturada e convencer o ouvinte.

Quais são os tipos de pitch?

Os tipos de pitch variam conforme as regras do jogo e os nossos objetivos. Veja os cenários mais comuns nas apresentações profissionais.

Pitch de vendas

Podemos fazer as apresentações curtas para que o interessado enxergue o impacto do produto ou serviço na vida pessoal, carreira, negócio, etc.

Pitch de captação

Outro objetivo comum é conquistar investimento ou patrocínio. Aqui, o foco costuma ser a oportunidade e o retorno que a solução pode entregar. A duração dos pitchs de vendas e captação depende do que foi combinado entre as partes, mas não costumam completar dez minutos.

Pitch deck

O pitch deck é a mensagem colocada como um material de apoio, que combina elementos visuais e informações, como dados, gráficos e textos descritivos. Esse resumo pode ser exposto na apresentação ou ser entregue como um material complementar.

Elevator pitch

Já o elevator pitch é restrito em relação ao tempo, geralmente algo em torno de 30 a 60 segundos. A ideia é clara: uma apresentação que possa ser entregue em uma conversa de elevador.

Tweet Pitch

Um quarto tipo é o pitch expresso em até 140 caracteres, que durante muito tempo foi a limitação de palavras do Twitter.

One-sentence

O mais desafiador talvez seja compor todos os elementos indicados em uma única frase de impacto. Esse é o papel do pitch one sentence, que serve para despertar a atenção e interesse na sua ideia.

elefante tentando passar por uma pequena porte em um fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Os 10 principais erros de um Pitch"

Como fazer um pitch de sucesso?

Viu só?! Os tipos de pitch são bastante variados. No entanto, isso não impede de indicarmos algumas práticas para ajudar na hora de criar a estrutura ideal para o seu pitch.

Use do Storytelling

O storytelling pode ser utilizado para gerar identificação. Fazer a pessoa entender o problema, montar na narrativa na qual ela usa o produto ou serviço, contar a sua história ou da sua empresa são alguns exemplos.

Coloque gatilhos mentais

É importante estudar os gatilhos mentais e inseri-los conforme o nosso objetivo. Podemos usar a curiosidade para chamar a atenção, a aversão à perda para gerar o senso de urgência e diversos outros elementos para causar o efeito psicológico desejado no ouvinte.

Dê atenção à linguagem corporal

As questões relacionadas à postura, velocidade de fala, uso dos gestos e afins também merecem atenção. O tempo é curto no pitch, e podemos usar os elementos não verbais para transmitir credibilidade, segurança e firmeza.

Estude e pratique

As qualificações de comunicação, a orientação de especialistas e o treino também não podem ser deixados de fora. Lembre-se de que as apresentações profissionais exigem competências que podem ser desenvolvidas, e não habilidades inatas.

O pitch ideal para o seu discurso varia conforme o objetivo, tempo disponível e a forma de apresentar o conteúdo. Nesse contexto, o estudo da comunicação ajuda a interpretar os diferentes cenários, eleger as melhores ferramentas e aplicar as técnicas com mais eficiência.

Logo, é uma forma de ter sucesso nas apresentações. Quer aprender tudo sobre apresentações profissionais de alto impacto? Siga as nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro das melhores práticas!



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