Como fazer um pitch? Veja o passo a passo da estrutura ideal

Saber como fazer um pitch é uma habilidade fundamental quando precisamos vender uma ideia, projeto ou produto.

Treinamento SOAP
30/08/2022
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Saber como fazer um pitch é uma habilidade fundamental quando precisamos vender uma ideia, projeto ou produto. Trata-se de uma apresentação breve e direta, realizada com o objetivo de gerar interesse por uma proposta.

Essa apresentação não chega a atingir 10 minutos de duração na maioria das vezes. Há casos, como o elevator Pitch, em que precisamos condensar ainda mais o assunto, entregando o conteúdo em menos de 1 minuto.

Por isso, é importante contar com uma estrutura confiável, que possa ser aplicada em diferentes modalidades. Confira quais elementos não podem faltar no seu Pitch!

Faça uma rápida introdução

A introdução do Pitch é uma fala rápida. Nela, você deve se apresentar: Quem você é? O que você faz?

Também é o momento em que se insere uma frase que sirva de gatilho para prender a atenção do ouvinte. São exemplos:

  • dizer-se a primeira empresa a fazer algo;
  • apresentar um dado sobre o tamanho de um novo nicho ou segmento de mercado;
  • dar um exemplo de dor associada a solução que se vai abordar;
  • apresentar um número-chave sobre crescimento, vendas ou diferenciais do produto.

Você pode buscar inspiração em gatilhos mentais para definir uma frase efeito.

Delimite o problema

Problema é a insatisfação de desejos e necessidades que a solução pretende resolver. É importante delimitar bem essa questão-chave.

Você consegue mapear o problema avaliando as dores dos destinatários das soluções:

  • desconfortos;
  • prejuízos;
  • desperdícios;
  • frustrações.

Também vale a pena ficar atento às aspirações dessas pessoas:

  • realização de potenciais;
  • lucro;
  • oportunidades;
  • espaços a serem ocupados.

Viajar nas férias, por exemplo, é uma aspiração. E, a partir dela, podemos entender que uma dor seja o custo da viagem. Logo, comparando expectativa e realidade, temos um problema: certo grupo de pessoas deseja viajar, mas não tem recursos para pagar essas férias.

Esclareça a solução

A solução é a maneira como o problema será resolvido. Aqui, o principal desafio é adotar uma linguagem adequada para o público da apresentação, mostrando claramente as relações de causa e efeito existentes entre o produto e a demanda.

Boas fontes de informações são as funcionalidades do produto e a experiência do usuário. No primeiro caso, temos os meios que são empregados para resolver o problema. No segundo, as interações das pessoas com a solução.

Aponte o diferencial

O diferencial é como a solução foge das características que já estão presentes no mercado. Você consegue fazer com menos custo? Existe um novo benefício? A solução está integrada com outros produtos? Há uma competência que só a sua empresa tem no momento? Algum elemento-chave do produto tem proteção por patentes?

Apresenta o estado atual

Encaminhando-se para o final, é preciso explicar qual é o momento da solução oferecida. Isso pode variar conforme o destinatário.

Há, por exemplo, investidores que desejam um negócio pronto e soluções validadas, tendo o objetivo de alavancar o crescimento da empresa. Outros buscam assumir riscos com uma participação maior, a fim de ter um lucro mais significativo com o sucesso do negócio.

Já os clientes estão interessados em datas de lançamento, prazos de entrega, disponibilidade etc.

Faça uma proposta

Para finalizar, chega o momento de converter a apresentação em um pedido. Procure conhecer previamente as características do destinatário do Pitch, entendendo quais são os critérios que podem levar essa pessoa a fechar negócio.

Em muitos casos, você vai precisar de uma estratégia de negociação, com margens para variar participações e valores. Avalie também a possibilidade de trazer dados financeiros que validem os recursos pedidos.

Aprenda como fazer um Pitch

Saber como fazer um Pitch é uma habilidade de comunicação das mais relevantes para uma carreira ou para desenvolver um time. Aqui na SOAP, temos dois cursos criados por especialistas:

  • SOAP StorySelling;
  • SOAP Elevator Pitch.

O StorySelling combina os conhecimentos relacionados a construir narrativas com os objetivos e práticas de vendas. Um dos temas mais importantes são os tipos de pitch, tendo em vista a importância de apresentações rápidas para fechar bons negócios.

Já o Elevator Pitch é o curso específico para as apresentações de curta duração. Além disso, aborda a situação mais desafiadora, que são as falas que precisam convencer em menos de 1 minuto.

Em resumo, saber como fazer um Pitch não deixa de ser uma competência passível de capacitação profissional. E, nos cursos da SOAP, você tem a oportunidade de aprender com especialistas na arte de se comunicar.

Conheça agora mesmo os cursos SOAP StorySelling e SOAP Elevator Pitch!

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