Pitch Deck: atraindo investidores para seu negócio

Convencer investidores do potencial de lucro de um negócio é um desafio para muitos empreendedores.

Treinamento SOAP
02/09/2022
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Convencer investidores do potencial de lucro de um negócio é um desafio para muitos empreendedores. Com uma boa estratégia de Pitch Deck é possível criar uma apresentação com visão panorâmica sobre as oportunidades de ganhos.

Todo investidor precisa de informações e dados, que tragam uma projeção de retorno de médio a longo prazo. Esse tipo de apresentação mostra um resumo persuasivo, bem-estruturado e detalhado na medida certa.

Neste post você confere o conceito de Pitch Deck e sua importância no processo de busca por investidores. Continue lendo e saiba como elaborar uma apresentação incrível, além de conhecer alguns exemplos de Pitch bem-sucedido!

O que é e qual o objetivo do Pitch Deck?

Uma apresentação em 10 a 20 slides que tem por objetivo despertar o interesse de investidores para o projeto de uma startup ou empresa. De forma resumida o material consiste em demonstrar o potencial de sucesso e ganhos para as partes envolvidas.

Com uma apresentação que acontece de forma ensaiada e cronometrada, as informações mais importantes e necessárias precisam ser repassadas. O desafio é conseguir dentro desse limite fazer com que o alvo se sinta impactado e tentado a validar suas apostas.

O pitch pode ter formatos diferentes, mas o gancho central da abordagem deve permanecer o mesmo. Seja por e-mail, falando em público ou em uma leitura, é essencial manter o conjunto de informações alinhadas, que validam a proposta.

Ao contar a história do projeto ou da empresa, é bom que o relato contenha um realismo que estabeleça conexão genuína com o público. A transmissão correta da mensagem é o que vai fazer com que os investidores queiram saber mais detalhes.

Cada palavra e dado precisa provocar insights capazes de formular perguntas a serem respondidas em outro momento. O pitch deck tem um ritmo de provocação positiva, de modo que a apresentação avance para um novo e mais produtivo encontro.

Qual a importância dessa estratégia de apresentação?

Uma apresentação comum pode não transmitir as informações para conduzir os investidores a uma visualização promissora do negócio. Já o pitch é pensado e planejado minuciosamente, levando em conta os possíveis questionamentos de quem está do outro lado.

Apresentados em sequência, cada pitch vai revelando um pouco sobre os projetos, desde o produto, time, possíveis concorrentes e diferenciais competitivos. Em números, gráficos e exemplos, a estratégia tem grande chance de dar certo, devido a consistência do método.

Mais do que apresentar um panorama, o momento permite que em pouco tempo os investidores avaliem tanto os ganhos quanto os riscos. Os slides devem ser simples e objetivos para alcançar o propósito de forma clara.

Um bom pitch deck tem como destaque os seguintes aspectos:

  • problema;
  • proposta de valor;
  • modelo de negócio;
  • competição;
  • equipe;
  • fundraising (angariação de fundos ou busca por investimentos).

Como elaborar uma apresentação desse tipo?

Se você não conhecia e nunca elaborou uma apresentação com base no pitch deck, terá mais dificuldades de utilizá-lo. Com as dicas a seguir você vai conseguir montar o seu pitch e convencer investidores a injetar dinheiro na sua empresa.

Veja como estruturar cada slide e aumentar a chance de tirar os projetos do papel!

Definição do objetivo principal

O objetivo é o problema que requer uma solução, nesse caso, o investimento para dar prosseguimento ao projeto da empresa. Com dados e fatos, sem muitos rodeios, comece com um storytelling da ideia central, desmembrando o detalhamento nos próximos slides.

Apresentação da equipe

Quem são as pessoas por trás da ideia e qual a função que cada um terá dentro do projeto ou empresa? Os investidores querem se sentir seguros de que haverá pessoas competentes que vão saber conduzir os processos e, acima de tudo, fazer render o dinheiro investido.

Apresentação do modelo de negócio

Ter um modelo de negócio para apresentar é essencial, considerando que os investidores precisam enxergar como o seu projeto pode dar lucro. Um cronograma de projeção x realização dá mais credibilidade a algo que ainda está na fase da idealização.

Panorama sobre o mercado

O mercado influencia qualquer tipo de negócio e nesse caso, para quem está captando recurso é preciso ter uma visão de dentro para fora e de fora para dentro. Mostrar uma curva de crescimento de médio a longo prazo é um dos pitch mais importantes.

Demonstração do público-alvo

Quem comprará da sua empresa e quais são as perspectivas de público? Onde estão os consumidores do seu produto ou serviço? É preciso mostrar que existem potenciais compradores e que vale a pena investir no negócio.

Descrição do produto

De nada adianta um modelo de negócio bem-estruturado se o produto não tiver um apelo comercial consistente. Por isso, faça uma descrição completa do produto, das características às funcionalidades.

Citação da concorrência

Quais são os concorrentes do seu negócio e como estão atuando? Essas informações contribuem para avaliação dos riscos de investimento. Sem contar que é o momento em que os envolvidos visualizam o que pode ser feito melhor e diferenciado da concorrência.

Apresentação de uma proposta de valor

Os investidores querem ver vantagem em financiar sua ideia, logo, elabore um pitch com um descritivo que gere valor para quem está sendo prospectado. Imagine que outras startups e empresas estão em busca de um aporte e sua proposta precisa sobressair aos demais.

Detalhamento das finanças

Como o dinheiro será utilizado importa aos investidores? Em planilhas ou gráficos apresente o budget, com cronograma de gastos. Além disso, a previsão de vendas e faturamento devem constar nesse pitch, para uma comparação de receitas x despesas em determinado prazo.

Investimento necessário

De quanto o seu projeto precisa para alavancagem? No final da apresentação, os investidores querem conhecer sua projeção de investimento. É a hora de apresentar um valor e mostrar que será bem empregado.

Exemplos de pitch decks para se inspirar

Muitas empresas conhecidas no mercado se valeram do pitch deck para alavancar uma boa ideia. Veja alguns dos exemplos mais notáveis!

Airbnb

Parece complexo entender um pitch deck na teoria, porém, os exemplos de negócios já conhecidos facilitam a visualização prática. Um deles é o Airbnb, plataforma facilitadora de acomodações e aluguéis de casas ao redor do mundo, que elaborou um pitch deck sucinto e fácil de compreender.

Youtube

Elaborado para a Sequoia Capital, o pitch do YouTube angariou um bom investimento para consolidar uma das maiores plataformas de vídeo do planeta.

Facebook

Em 2004 o Facebook conseguiu a captação de U$ 500.000, o que ajudou a transformar a empresa na potência que é hoje.

Esses são apenas alguns exemplos de eficiência de apresentações no formato de pitch deck. Com a ajuda da SOAP na construção de apresentações de impacto, você tem maior chance de conseguir o investimento necessário.

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