Em diversos momentos, nosso poder de convencimento é colocado em xeque, como em reuniões estratégicas, comunicados dirigidos aos colaboradores, campanhas e discurso de vendas de produtos.
Em diversos momentos, nosso poder de convencimento é colocado em xeque, como em reuniões estratégicas, comunicados dirigidos aos colaboradores, campanhas e discurso de vendas de produtos. Por isso, é natural buscar técnicas de persuasão que possam tornar nossa atuação mais eficiente.
As técnicas não visam manipular ou prejudicar pessoas, mas mobilizar as partes em prol da satisfação de seus desejos e necessidades. Isso é o que levará um cliente a ter o seu problema resolvido ou um colaborador a perseguir os objetivos da equipe, por exemplo.
Logo abaixo, explicamos o que são essas técnicas e como elas aumentam nosso poder de persuasão. Continue a leitura e torne-se um gestor/líder ainda mais eficaz!
A persuasão está presente em quase todos os discursos. Afinal, passamos a vida tentando influenciar as pessoas quanto a opiniões, preferências, atitudes e posicionamentos.
No ambiente corporativo ela é ainda mais presente, já que para fechar negócios você precisará persuadir a outra pessoa sobre os benefícios de adquirir seus produtos ou serviços. Assim como é necessário usar essas habilidades para criar parcerias estratégicas.
Nesse contexto é fácil deduzir que o poder de persuasão é a capacidade de influenciar pessoas a realizarem algum tipo de ação com o apoio de recursos linguísticos e comportamentais.
Ou seja, é um conjunto de técnicas naturais ou aprendidas que criam um ambiente mais favorável para que sua ideia seja absorvida pela outra pessoa, direcionando suas ações e decisões.
Essa habilidade é muito importante nas empresas. Um líder influente consegue mobilizar sua equipe sem esforço, da mesma forma que vendedores precisam ser persuasivos para fechar mais negócios.
As técnicas de persuasão são modelos de comportamento que, uma vez aplicados, tornam nossa comunicação mais convincente ou influente. Portanto, aumentam as probabilidades de o interlocutor acreditar naquilo que transmitimos ou mobilizar-se para realizar a ação que desejamos.
Na prática, você já deve ter visto algumas dessas técnicas em funcionamento como:
No entanto, mais do que replicar ferramentas, é importante saber como se comunicar com mais eficiência. Empatia, assertividade, storytelling e oratória, por exemplo, são elementos com elevado poder de convencimento e influência sobre as pessoas.
A empatia é a capacidade de se colocar na perspectiva do outro, entendendo suas razões, dores, desejos e necessidades.
Já a assertividade nos permite desenvolver diálogos claros e honestos no dia a dia, realizando uma comunicação consciente e capaz de atingir seus objetivos.
Por sua vez, a oratória é o domínio da expressão verbal e não verbal para ganhar a atenção, convencer e influenciar pessoas.
Por fim, o storytelling é a aplicação das ferramentas de narração na comunicação, com objetivo de deixar o discurso mais envolvente e cativante, bem como gerar identificação.
Essas soft skills terão um peso especial em algumas funções. Gestores, líderes, vendedores, profissionais de marketing e comunicação, por exemplo, veem a eficácia de suas ações bastante ligadas aos poderes de convencimento e influência.
O uso das técnicas de persuasão trará diversos benefícios nas relações da sua empresa com as partes interessadas no negócio: clientes, colaboradores, parceiros, etc. Além disso, será de grande utilidade nos processos organizacionais e na gestão de pessoas.
Em primeiro lugar, as pessoas se sentirão mais motivadas e engajadas ao longo prazo se forem convencidas — e não forçadas — a fazer algo. É a diferença, por exemplo, de ser apenas um chefe e ser um verdadeiro líder.
A seguir, usando da empatia para entender desejos e necessidades, conseguimos buscar soluções que alinhem os nossos interesses com os dos clientes, colaboradores e demais partes interessadas. Posteriormente, o poder de convencimento selará a relação de troca, permitindo a satisfação dessas demandas.
As técnicas de persuasão também vão ajudar nas diversas situações de convencimento que surgem no contexto de uma empresa. São exemplos as reuniões estratégicas, busca por patrocínio da alta administração para projetos, apresentações profissionais, negociações com fornecedores, campanhas de marketing, entre outros.
As competências de comunicação também nos ajudam a melhorar os resultados dos processos organizacionais. Economizar recursos em negociações bem-feitas, aumentar as vendas, receber orçamento para um projeto que beneficie a empresa e outras entregas de valor são possíveis a partir do nosso poder de influência.
É válido destacar que, embora guardem semelhanças, manipulação e persuasão não são a mesma coisa. A principal diferença entre elas está na finalidade e na agressividade utilizada.
A ideia da persuasão é vender valor. Convencer alguém de que os produtos, serviços ou ideias são interessantes e podem gerar benefícios. Isso é feito por meio da empatia e da criação de uma conexão emocional com os desejos e dores do outro.
Por outro lado, a manipulação tem o intuito de fazer a outra pessoa agir como desejamos apenas para que ela faça a nossa vontade. Para isso, podem ser usadas informações enganosas e adulteradas, promessas que não podem ser cumpridas, omissões e golpes que levem a outra parte ao erro.
O intuito da persuasão não é prejudicar ninguém ou obter vantagens, mas sim facilitar processos de tomada de decisão, criar desejo de realizar ações. As técnicas de persuasão buscam influenciar a vontade de forma transparente e honesta e não ludibriar o outro.
Muitas pessoas nascem com o poder de influenciar outras. No entanto, embora essa seja uma habilidade natural que faz com que elas sejam extremamente convincentes, você pode aprender técnicas de persuasão para se tornar uma pessoa mais influente.
Para ajudar você nessa missão, trouxemos aqui algumas estratégias bastante conhecidas dos profissionais de sucesso. Leia todas elas e comece a colocar em prática agora mesmo!
A empatia é muito importante para se tornar uma pessoa mais persuasiva. Assim você conseguirá ver a situação pelo ponto de vista da outra pessoa e será muito mais fácil encontrar argumentos que demonstrem por que a sua solução é a mais adequada para o problema.
Demonstrar que o seu produto ou serviço é bem aceito e bem relevante. Apresentar números que ressaltem que ele é o mais vendido ou mais procurado com certeza vai criar um ambiente mais receptivo para sua proposta. Transmitir credibilidade e aceitação é essencial.
Falar bem significa ser bem compreendido pelo seu ouvinte. Assim, você precisa saber quem é seu público e direcionar seu discurso para ele. É importante saber se comunicar claramente, amigável e transparente, ou seja, sem rodeios. Ninguém gosta de sentir que está sendo enrolado, certo?
Seus argumentos devem ser verdadeiros. Por isso, estude bastante o produto e tenha domínio sobre o que é apresentado. Antes de convencer o próximo, você deve estar convencido. Assim será muito mais fácil demonstrar os benefícios em investir na sua ideia.
O apelo emocional tem um grande poder de criar identificação. Por isso, procure se conectar com a outra pessoa, demonstrando que suas dores e anseios também são familiares para você. Contar histórias e estimular o uso da imaginação são fundamentais estratégias de persuasão.
Para fechar, fique atento à relevância de estudar e treinar as técnicas de persuasão. Há um grande espaço de evolução no campo da comunicação, seja para quem tem um dom natural para se comunicar, seja para quem acha que não tem muito jeito.
Como dito, as técnicas podem ser transformadas em modelos de comportamentos, e tais modelos podem ser aprendidos e aprimorados por qualquer indivíduo. Essa evolução faz toda a diferença em nossas carreiras, especialmente nas posições de liderança e gestão.
Aqui na SOAP, ajudamos os profissionais a serem mais efetivos em suas capacidades de comunicação com consultoria, treinamento e produção de conteúdo. Recentemente, elaboramos um curso completo para gestores e líderes terem uma comunicação eficaz e persuasiva no contexto empresarial.
Nele, você dominará o storytelling, empatia interpessoal, assertividade, oratória, inteligência emocional e diversas outras soft skills para potencializar o seu desempenho.
Sendo assim, você terá uma jornada de aprendizado, com passos bem definidos, para desenvolver as técnicas de persuasão. Logo, pode aumentar o seu poder de convencimento e a sua capacidade de influenciar pessoas, bem como entregar mais valor para sua empresa.
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