O setor financeiro requer a elaboração de apresentações, principalmente aquelas que envolvem números e gráficos com dados sobre diversos assuntos.
O setor financeiro requer a elaboração de apresentações, principalmente aquelas que envolvem números e gráficos com dados sobre diversos assuntos.
São resultados e parâmetros de rendimentos, índices de gestão, previsões financeiras entre outras informações, visando convencer e conquistar clientes e investidores.
Para que a apresentação financeira não se torne chata e cansativa, o design dos slides deve ser simples e, ao mesmo tempo, impactante. Desse modo, essa é uma maneira eficiente para manter a atenção do público e gerar o volume de negócios esperado pela organização.
Elaboramos este artigo com oito dicas para que profissionais de finanças, apresentadores e criadores de conteúdo consigam montar apresentações corporativas com visual de sucesso. Acompanhe!
Construa slides exclusivos e pensados conforme o objetivo de cada apresentação. Evite usar o “ctrl C e ctrl V”, para não apresentar dados de outra audiência.
Apresente apenas o necessário, evite prolongar o assunto de histórias de outras apresentações. Os dados anteriores podem ser relevantes, mas foque no momento e destaque os números que são realmente importantes para o evento.
Para se tornar um apresentador diferenciado no mercado, crie gráficos de forma criativa e fuja dos padrões. Faça isso para deixar a sua marca e ser lembrado. No entanto, não há como fugir dos formatos existentes. Confira quais são:
Na construção de gráficos, preste bastante atenção no uso das cores, para que os fundos não atrapalhem a visualização dos números. Cuide também para que o tamanho da numeração, símbolos e as unidades estejam em uma proporção que sejam facilmente visualizados.
Sabemos que o pessoal que trabalha no setor financeiro tem preferência por números e gráficos. Mas, isso não quer dizer que os textos tenham que ser evitados.
O que o apresentador deve fazer nas apresentações financeiras é criar textos simples e diretos, sempre apoiados pelos números e gráficos. O texto, pode ser usado para traçar novas metas, concluir, agradecer o público e os responsáveis pelos resultados.
Durante milhares de anos, a arte de contar histórias é uma estratégia de comunicação eficiente para atrair a atenção das pessoas.
As empresas perceberam que essa técnica funciona para engajar plateias e começaram usar esse processo de maneira profissional, denominado como storytelling.
Essa ferramenta usa narrativas de acordo com o objetivo da apresentação. Quando a intenção é apresentar dados do setor financeiro, a técnica recomendada é o data storytelling, que é a arte de contar histórias com dados.
Para evitar imprevistos é imprescindível que você ensaie a apresentação, de preferência, alguns dias antes do evento para ter tempo para possíveis ajustes.
No dia da palestra chegue algumas horas antes e teste os equipamentos, de som, imagem, iluminação e aparelhos de ar-condicionado.
Aproveite também a opinião de outras pessoas, você pode convidar alguém para o seu ensaio. Caso isso não seja possível, peça feedbacks do que foi apresentado para melhorar as próximas apresentações.
Atualmente, existem dezenas de softwares para apresentação de slides, cada um deles tem a sua característica própria, com vantagens e desvantagens.
Existem aplicativos com versões gratuitas e pagas, sendo que, essas últimas são as que oferecem mais funcionalidades.
Por mais lançamentos de aplicativos que encontramos no mercado, os mais usados pelos profissionais do ramo de designers são o Power Point e o Canvas.
Se você já tem o hábito de utilizá-los, certamente, está em boas mãos, pois essas são boas opções para apresentações financeiras.
Mesmo o apresentador mais competente, mais cedo ou mais tarde sentirá a necessidade de buscar ajuda especializada em empresas de apresentações corporativas. Pois, essa é uma maneira poderosa para quem pretende se atualizar e acompanhar as tendências do mercado.
Aqui, vamos apresentar para você a SOAP, empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003. O propósito desse empreendimento é auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.
Para a criação de conteúdos visuais que impressionam nas apresentações financeiras, recomendamos dois cursos da SOAP. Confira:
Podemos dizer, que, agora, você conhece as oito principais dicas para criar conteúdo visual nas apresentações do setor financeiro. E, sempre que precisar, consulte este artigo. Por fim, nunca deixe de usar a sua criatividade e não se isole, mantenha contato com especialistas no ramo de apresentações.Achou o assunto interessante? Gostaríamos de convidar você para conhecer melhor com detalhes os cursos SOAP Visual e SOAP Slides.