Confira 14 treinamentos para desenvolver a comunicação da sua equipe

Quer desenvolver a comunicação da sua equipe? Treinamentos corporativos podem ser a solução. Conheça 14 opções oferecidas pela SOAP!

Treinamento SOAP
24/05/2023
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Algumas pessoas nascem com um talento nato para se comunicar, enquanto outras têm mais dificuldade. No entanto, é um equívoco acreditar que tal habilidade não pode ser aprendida ao longo da vida. Atualmente, existem diversos treinamentos para desenvolver a comunicação, que podem ajudar os que se sentem inseguros nesse quesito. 

Saber se comunicar bem é uma habilidade cada vez mais importante no mundo corporativo. Inclusive, a falta de comunicação pode gerar problemas no ambiente de trabalho.  

Por exemplo, um estudo da Willis Tower Watson, realizado no fim de 2021, aponta que 50% das empresas perceberam, durante a pandemia de Covid-19, a necessidade de melhorarem a comunicação com os colaboradores.  

Muito disso se deve ao fato de que as atividades passaram a ser realizadas remotamente durante o período de isolamento social. E seguiu da mesma maneira após o momento mais crítico da crise sanitária. 

Além disso, de maneira geral, as companhias entrevistadas reconheceram a necessidade de criar oportunidade de melhoria no que diz respeito à experiência dos empregados na comunicação e no uso de ferramentas com tecnologia digital. 

Outro estudo, também da Willis Tower Watson, ainda apontou que muitas empresas perderam talentos importantes simplesmente por não terem sido claras sobre como seria o retorno após a flexibilização das restrições na pandemia. 

E esse é apenas um exemplo dos problemas que podem ocorrer por conta das falhas na comunicação. No entanto, com a devida orientação é possível contornar essas situações e melhorar o clima organizacional, bem como o entendimento entre os times e, consequentemente, os resultados alcançados pela organização. 

Benefícios dos treinamentos de comunicação 

Os treinamentos de comunicação assumem um papel relevante nesse contexto. Muito além de contribuir para a melhora do clima organizacional, essas formações ajudam os colaboradores a desenvolverem competências que os permitem otimizar outros processos importantes, como a troca de informações entre membros da equipe, negociações com fornecedores, entre outros. 

Desenvolver a comunicação deve ser um exercício diário e fazer parte da cultura da empresa. Afinal, uma comunicação falha pode gerar ruídos, facilitar as chances de erros e gerar insatisfação no time. 

Os treinamentos servem como uma espécie de exercício, são estímulos que ajudam a fortalecer esse processo de comunicação e aprimorar o diálogo entre as equipes.  

Consequentemente, diferentes benefícios podem ser observados. Talvez um dos mais imediatos seja a melhora do clima organizacional.  

A boa comunicação estimula, por exemplo, o desenvolvimento da empatia, outra competência extremamente importante e que está diretamente relacionada ao entendimento do outro sem vieses e julgamentos. 

Além disso, pode-se perceber benefícios em outras questões práticas, como reuniões mais assertivas, redução de falhas e erros, maior alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa e maior retenção de funcionários. 

Por que escolher a SOAP? 

A SOAP é especialista no mercado de treinamentos corporativos in company sobre comunicação. Já realizamos quase 18 mil projetos em parceria com as maiores marcas do Brasil e do mundo, além de ajudar na formação de mais de 70 mil pessoas.  

Reunimos em nosso catálogo diferentes serviços que têm em comum um único objetivo: alcançar resultados incríveis por meio da comunicação.  

Nossa vitrine de treinamentos contempla soluções para diferentes problemas de comunicação, como a falta de clareza, falta de engajamento dos times, a dificuldade de conduzir reuniões e montar apresentações, entre outros.  

A SOAP existe, justamente, para ajudar empresas e profissionais de diferentes áreas a conquistarem a confiança de seus públicos por meio de uma comunicação assertiva. 

14 treinamentos para desenvolver a comunicação oferecidos pela SOAP 

Liderança 

É verdade que garantir a boa comunicação dentro da empresa é dever de todos, mas a liderança tem seu papel na hora de fomentar isso. Afinal, está entre as atribuições do líder trabalhar para diminuir os ruídos de comunicação e encontrar a melhor forma de engajar suas equipes

A SOAP oferece um treinamento dedicado a esses profissionais. Além de ensinar técnicas importantes para ajudar os líderes a superarem os desafios de gestão de pessoas no dia a dia, o curso também abrange percepções sobre qual é o real papel da liderança. 

As aulas são desenvolvidas com base em metodologias ativas e estão distribuídas por três assuntos macros. O primeiro é a inteligência interpessoal, que aborda os tipos de liderança e quais são os mecanismos para identificar emoções e gerenciar conflitos. 

O segundo assunto é a inteligência intrapessoal, que aborda formas de aplicar feedback na prática de maneira efetiva e empática, além de auxiliar no processo de formação de equipes.  

O último pilar é o da inteligência linguística, que trata da conexão, do planejamento e do entendimento sobre o público para que as lideranças possam investir em uma boa comunicação. 

Apresentações 

A comunicação também é extremamente importante no contexto das apresentações. Algumas pesquisas revelam que o medo de falar em público supera o da morte para a maioria das pessoas. Mas isso não precisa ser um bicho de sete cabeças. 

No workshop da SOAP, os participantes têm a oportunidade de aprender, por meio de técnicas e exercícios práticos, como aplicar os quatro pilares fundamentais para uma apresentação de alto impacto: estratégia, conteúdo, visual e performance 

A formação ainda traz dicas sobre como identificar e eliminar os principais erros em apresentações. Além das melhores práticas para quem quer aprender a estruturar um diagnóstico assertivo da apresentação, criar narrativas envolventes e montar um roteiro estratégico. 

O curso também aborda aspectos relacionados ao modo de se preparar para o dia de apresentação e sobre a criação dos slides. 

Storytelling 

Muito ligada à questão das apresentações corporativas, mas também útil em outras esferas da comunicação, a metodologia para construção de narrativas envolventes, conhecida como storytelling, também tem um treinamento exclusivo só para ela. 

Os sentimentos que provocamos nos outros devem ser levados em conta, afinal, as emoções são os fatores mais importantes na tomada de decisão. Por isso, criar uma narrativa capaz de gerar conexão com o outro e estimular o engajamento é fundamental. 

No workshop SOAP Storytelling você terá a oportunidade de explorar técnicas para atrair a atenção do público, por meio de histórias emocionantes. O melhor é que as técnicas não se aplicam, apenas, a um contexto específico. Ao contrário, podem ser usadas em diferentes situações, como roteiros, briefings, campanhas publicitárias, vídeos, lives e podcasts. 

O conteúdo aborda conceitos atuais e relevantes para a construção de um bom storytelling, como o uso de estratégias de UX no universo das histórias. Além disso, é apresentado o histórico do storytelling, diferentes métodos e como funciona a estruturação de narrativa em diversos contextos de trabalho. 

Data Storytelling  

O Data Storytelling nada mais é do que a técnica de utilizar dados para contar uma história. Para algumas pessoas, isso pode parecer ainda mais complexo. No entanto, mesclar conceitos visuais e de narrativa para incrementar apresentações com gráficos e dados pode ajudar a elevar sua apresentação para outro nível.  

No Workshop Data Storytelling, a SOAP te ajuda a utilizar dados de maneira assertiva para garantir que sua audiência entenderá a mensagem, mas de forma que a apresentação não fique engessada. Ao contrário, te ajudamos a utilizar elementos que ajudem a conquistar a atenção do público e gerar engajamento.  

Mulher usa lousa para fazer um exercício durante um treinamento de comunicação
Data Storytelling é um dos treinamentos recomendados para quem quer contar uma história convincente com auxílio de dados

O conteúdo aborda conceitos sobre como selecionar os gráficos que devem compor a apresentação, garantir que os gráficos sejam claros e compreensíveis, como utilizar elementos visuais para direcionar a mensagem e como criar vínculo emocional/conexão com a audiência.  

Storyselling  

Outra variante da metodologia utilizada para elaborar histórias que emocionam e engajem é o storyselling, que consiste no uso de técnicas de narrativas para gerar conversão em vendas. Criar uma história sobre o seu produto ou serviço pode parecer desafiador, mas a SOAP tem um treinamento específico para te ajudar 

O treinamento apresenta conteúdos sobre como identificar os elementos fundamentais de uma história e como funciona o processo psicológico de tomada de decisão das pessoas.  

Além disso, ajuda os participantes a entenderem como usar a emoção para gerar valor e criar significado, explorar conexões racionais e emocionais e definir objetivos claros e específicos para construir um pitch de sucesso.  

Slides  

Outra dificuldade na hora das apresentações é criar slides, que de fato, agreguem ao conteúdo que está sendo apresentado. Os elementos visuais de uma apresentação são importantes, mas se não forem bem aproveitados, podem acabar prejudicando.  

Por isso, é importante saber criar slides didáticos e impactantes, utilizando não só um visual bonito e atraente, mas com um conteúdo relevante.  

No Workshop SOAP Slides, ensinamos a utilizar recursos importantes da ferramenta Microsoft PowerPoint de forma eficiente e como utilizar recursos visuais para criar unidade e manter uma apresentação atrativa e que gere valor.  

Diferentes elementos são analisados, como identidade visual, cores, formas, fontes e templates. Além de dicas sobre como criar uma boa identidade visual.  

Elevator Pitch  

Especificamente para executivos e empreendedores, saber apresentar a ideia do seu negócio de maneira rápida e concisa é extremamente relevante. Um dos treinamentos exclusivos da SOAP pode ajudar quem precisa desenvolver essa habilidade.  

Desenvolvemos uma metodologia exclusiva que adapta o processo de construção de roteiros para a criação de narrativas rápidas e que tenham como foco a mensagem principal a ser transmitida.   

O conteúdo do treinamento traz insights sobre hacks para prender a atenção das pessoas, fazer um diagnóstico assertivo da audiência, construir bons argumentos e separar o interessante do relevante.  

Confiança  

Um dos elementos primordiais para uma comunicação assertiva é a confiança. Afinal, como gerar conexão com alguém em quem você não confia?  

Apesar de ser uma habilidade comportamental, essa é uma questão que também pode ser trabalhada por meio de treinamentos. 

No treinamento SOAP Confiança, apresentamos técnicas e exercícios para que os participantes consigam ter maior consciência sobre como funciona o gerenciamento das emoções e pensamento no momento de uma apresentação profissional.  

Tudo isso, baseando-se em um processo de autoconhecimento e na autoconsciência emocional. Também é abordado como realizar o preparo técnico e a importância da empatia na hora de uma apresentação.  

Oratória  

Esse é um dos aspectos mais temidos na hora de uma apresentação. Mas a boa notícia é que com o devido treinamento, a oratória não precisa ser um bicho de sete cabeças.  

Esse treinamento tem como foco trabalhar técnicas para o desenvolvimento de consciência verbal e não verbal, além da diminuição do gap de percepção entre a imagem que a pessoa gostaria de transmitir e como, de fato, as pessoas a enxergam.  

Os principais aspectos desse treinamento são orientados para a construção de estratégias que estimulem o interlocutor a gerar conexão e engajamento com seu público, além de transmitir credibilidade na hora de falar em público.  

Além disso, tem como foco mitigar vícios de expressão, ajudar os interlocutores a falarem de forma congruente e explorarem sua autenticidade para criar uma identidade única na hora de se comunicar.  

Comunicação Interpessoal  

Para quem quer se aprofundar mais nas interações com os seus pares, o treinamento SOAP Comunicação Interpessoal aborda conceitos fundamentais para os profissionais que desejam avançar nesse aspecto. As aulas são fundamentadas em técnicas de Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL). 

Na formação, os participantes vão aprender a praticar a escuta plena e a empatia, a desenvolver congruência entre conteúdo e linguagem, dar e receber feedback e identificar diferentes perfis de comunicadores. 

Comunicação Assertiva  

A comunicação assertiva tem sido uma das habilidades mais requisitadas dos últimos tempos. Apesar disso, ainda são poucos os profissionais que sabem os processos comunicativos afetivos. 

Pensando nisso, a SOAP oferece o workshop Comunicação Assertiva elaborado para as empresas que querem aprofundar as habilidades de inteligência social de suas equipes. O conteúdo aborda temas relacionados ao perfil comunicativo, a comunicação em canais digitais e técnicas de argumentação e escuta ativa. 

Além disso, o workshop explora o impacto da imagem do comunicador, quais são os tipos de comunicação (passiva, agressiva e assertiva), o processo de construção de uma imagem pessoal com intencionalidade e a estruturação de mensagem de forma persuasiva e assertiva. 

Ferramentas digitais de comunicação 

Nos últimos anos, diversas empresas migraram, totalmente ou parcialmente, para o digital. Mas nem todas se prepararam como deveriam para esse processo. Será que seus colaboradores sabem, de fato, aproveitar todos os recursos que têm à disposição para aumentar sua produtividade? 

No treinamento SOAP Ferramentas Digitaos, ajudamos a entender como o uso das plataformas são importantes para a construção de uma comunicação online, colaborativa e efetiva. 

O treinamento apresenta diferentes opções de ferramentas e seus propósitos, formatos de comunicação síncrona e assíncrona e recursos e materiais que podem auxiliar no engajamento em encontros online. 

Netiqueta  

A Netiqueta pode ser definida como o conjunto de boas maneiras na internet. Ou seja, como se comportar em um ambiente virtual. 

Esse workshop ajuda as equipes a estruturarem discursos mais fluidos, visando estimular o engajamento e a conexão nas reuniões online e, assim, permitir que as equipes alcancem bons resultados por meio da comunicação digital. 

O treinamento explica desde as melhores maneiras de se preparar para uma reunião online até como estruturar mensagens e conteúdo para slides. 

Formação de facilitadores  

Por fim, o treinamento de formação de facilitadores é destinado aos profissionais que têm a missão de engajar, ensinar ou facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas organizações. 

Na formação, os participantes têm acesso a conceitos educacionais que auxiliem na implementação de soluções de aprendizagem, mas respeitando o perfil de cada um. 

O treinamento ajuda esses profissionais a identificarem o papel do facilitador, definirem os objetivos de aprendizagem, aprenderem a utilizar ferramentas e recursos de aprendizagem e a identificar as vantagens e desvantagens dos padrões de interação. 

Quer conhecer melhor os treinamentos? Entre em contato com um de nossos especialistas e obtenha mais detalhes! 



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