4 passos para fazer uma apresentação de alto impacto

Revelamos os segredos da metodologia SOAP para apresentações no estado da arte

Treinamento SOAP
08/02/2024
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Uma apresentação de alto impacto pode ser exatamente o que você precisa para obter melhores resultados, seja em vendas, na captação de investimentos, no treinamento do seu time de colaboradores. 

A forma como comunicamos nossas ideias e necessidades está diretamente relacionada com a forma como o outro vai se sentir ao ouvir o que temos a dizer. E a forma como ele se sente, determinará sua reação diante disso. 

Por exemplo, se você precisa de um investimento para a sua startup que está apenas começando e precisa convencer o investidor de que seu negócio vale a pena, não pode fazer um pitch desanimado, sem dados relevantes, nem demonstrar que não acredita naquele empreendimento. 

Se apresentar sua ideia com entusiasmo, com brilho nos olhos, com dados que comprovem a eficiência da sua solução, a resposta terá muito mais chances de ser positiva. 

Essa lógica vale para qualquer tipo de apresentação profissional (e para tudo na vida, na verdade). Seja qual for o objetivo, resultado é consequência do impacto que você gerou no outro. 

Por isso, se quiser bons retornos do seu público, precisa aprender a fazer apresentações de alto impacto. 

O que é uma apresentação de alto impacto?

Uma apresentação de alto impacto é aquela que consegue comunicar ideias de maneira clara, envolvente e memorável, gerando um forte impacto em sua audiência. 

Aqui na SOAP, acreditamos que essas apresentações memoráveis têm algumas características fundamentais:

  • Narrativa poderosa
  • Design impactante
  • Personalização para o público
  • Boa performance do apresentador

Alcançar isso não depende apenas do conteúdo apresentado, mas de como ele é apresentado. 

A combinação de uma narrativa envolvente, um design visual poderoso, uma entrega confiante e uma forte conexão com a audiência pode transformar apresentações em experiências mais memoráveis e persuasivas.

Mas como fazer isso acontecer? 

Como fazer uma apresentação de alto impacto em 4 passos

Existem muitas dicas e caminhos para criar uma apresentação profissional boa. Mas uma apresentação de alto impacto requer estratégia. 

A metodologia da SOAP usa um processo estruturado em quatro etapas principais: estratégia, inteligência de conteúdo, visual e performance. 

1. Estratégia

Nesta fase, o foco está em compreender o contexto no qual a apresentação será inserida. Isso inclui analisar quem é a audiência, quais são seus interesses, necessidades e como eles se relacionam com o objetivo da apresentação. 

Por isso, é essencial realizar uma pesquisa prévia, que pode incluir análise demográfica e questionários para entender as expectativas do público. A interação direta, como entrevistas e feedback de eventos anteriores, também pode ajudar. 

Dependendo do público, observar discussões em redes sociais e participar de eventos similares pode fornecer insights legais.

A estratégia da sua apresentação de alto impacto também envolve entender o ambiente onde a apresentação ocorrerá, seja ele um evento corporativo, uma reunião de vendas ou um pitch para investidores. 

Por exemplo, em um evento com investidores ou na sede de um cliente, a formalidade e a concentração em resultados são essenciais. Neste caso, a apresentação terá muito mais impacto se tiver ênfase em dados, análises e casos de sucesso. 

Em ambientes mais criativos, como conferências de design ou tecnologia, uma abordagem interativa e despojada pode ser mais eficaz. Neste caso, usar recursos visuais dinâmicos e participação ativa do público faz mais sentido. 

-> Conheça o treinamento SOAP Apresentações e aprender a montar estratégias mais assertivas 

Bola entra o Gol e deixa a rede esticada
Uma apresentação de impacto pode gerar muito mais resultados que uma apresentação comum

2. Inteligência de conteúdo

Aqui, o objetivo é construir uma narrativa cativante que guie a audiência através de uma jornada, desde a introdução do tema até a conclusão e a chamada para ação

Essa narrativa deve ser estruturada de maneira lógica, com um começo que capture a atenção, um meio que desenvolva o argumento e um fim que amarre todas as pontas e deixe uma mensagem clara. Ou seja, storytelling.

Por exemplo, uma apresentação de produto poderia começar destacando um problema comum enfrentado pela audiência, seguido pela solução (o produto), evidências de seu sucesso (testemunhos, dados de vendas) e, finalmente, uma chamada para a ação (compra, assinatura).

Histórias reais ou metáforas que refletem as experiências, esperanças ou desafios da audiência podem fortalecer essa conexão. Além disso, a entrega da narrativa — o tom, o ritmo, e a expressividade — deve ser adaptada para as expectativas do público.

-> Conheça o treinamento SOAP Storytelling e aprenda a criar narrativas de alto impacto

3. Visual

O suporte visual é fundamental para reforçar a mensagem e facilitar o entendimento. Isso pode incluir slides, vídeos, infográficos e qualquer outro recurso gráfico que complemente a narrativa.

Mas o design desses materiais deve ser limpo, profissional e alinhado com a identidade visual da marca ou do projeto. Algumas dicas podem deixá-lo mais interessante:

  • Mantenha seus slides limpos e descomplicados, evitando sobrecarregar com muitas informações;
  • Use uma paleta de cores, tipografia e estilo de imagens consistentes em toda a apresentação para criar uma experiência coesa;
  • Imagens, gráficos e infográficos devem ser de alta resolução e relevantes para o conteúdo;
  • Animações e elementos interativos podem ser eficazes para manter a atenção do público, mas devem ser usados ​​com moderação para não distrair ou sobrecarregar.

Importante é que cada elemento tenha um propósito claro e contribua para o objetivo da apresentação. Por exemplo, ao explicar um processo complexo, um infográfico bem desenhado pode fazer a diferença na compreensão do público.

-> Conheça o SOAP Slides e descubra os segredos para criar slides incríveis no estado da arte

4. Performance

A última etapa é preparar o apresentador para entregar a mensagem de forma eficaz. Isso inclui não apenas o domínio do conteúdo, mas também habilidades de comunicação, como controle de voz, linguagem corporal e uso de pausas. 

Os apresentadores podem adotar várias técnicas, como a prática regular, que ajuda a construir confiança e fluidez, realizar simulações, exercícios de voz e relaxamento antes de subir ao palco, e receber feedback construtivo de colegas ou mentores e aplicá-lo em apresentações.

Por exemplo, praticar a apresentação em frente a um espelho ou com um grupo de colegas pode oferecer feedback valioso para melhorar a entrega e garantir que o apresentador esteja pronto para lidar com perguntas e interações com a audiência.

Um bom treinamento profissional também pode ajudar o apresentador a lidar com nervosismo e transmitir confiança. 

-> Conheça o SOAP Apresentador e aprenda a usar técnicas de oratória para falar em público

Como a SOAP pode ajudar?

A SOAP, com sua expertise em comunicação e design, oferece a chave para desbloquear o potencial de suas apresentações de alto impacto, transformando-as de simples slides em poderosas ferramentas de comunicação que cativam, convencem e convertem. 

Nós adotamos uma abordagem holística que integra estratégia, conteúdo, design e performance, assegurando que cada elemento da sua apresentação seja meticulosamente planejado e executado para maximizar o impacto junto ao seu público. 

Para cada um desses aspectos, temos o treinamento ideal. Confira a nossa vitrine de treinamentos corporativos e saiba mais sobre as soluções!



Posts Relacionados

10 erros de dicção e oratória para não cometer em apresentações

Comunicação
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França