O poder da argumentação: como usá-lo para alavancar a carreira?

O poder da argumentação não apenas é uma competência relevante no ambiente de trabalho.

Treinamento SOAP
08/05/2023
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

O poder da argumentação não apenas é uma competência relevante no ambiente de trabalho. Ter a Oratória em dia é um dos passos mais importantes para crescer profissionalmente.

As empresas buscam profissionais com as competências e experiências para resolver suas necessidades. Porém, nem sempre esses talentos sabem convencer, vendendo a si mesmos para os possíveis contratantes.

Neste conteúdo, mostramos por que a Oratória é muito mais que uma skill de vendedor, sendo fundamental em todas as profissões. Entenda como a persuasão pode gerar novas oportunidades e facilitar o seu crescimento de carreira!

A importância do poder da argumentação no mercado de trabalho

O poder de argumentação diz respeito ao repertório profissional para defender teses. A qualidade de um produto, a própria competência profissional e a viabilidade de um projeto são exemplos.

Em todas as profissões, há espaço para bons argumentadores. Do jeito mais adequado de realizar uma pequena tarefa até os planos estratégicos de uma empresa, ser convincente e persuasivo para defender suas ideias é uma vantagem relevante.

Também é um benefício para sair na frente pelas oportunidades profissionais. Quando há bons salários e perspectiva de crescimento, naturalmente haverá concorrência pelas vagas.

Nesse contexto, os processos seletivos quase sempre trazem o contato direto com o recrutador. Há vários exemplos de quando os recrutadores pedem uma argumentação convincente e persuasiva do candidato:

  • entrevistas de emprego;
  • verificação das informações do currículo;
  • dinâmicas de grupo;
  • entrevistas para cargos de liderança;
  • apresentações profissionais.

Em todos esses casos, as respostas devem ser convincentes e persuasivas. A Oratória é o que vai diferenciar dois candidatos que, pelo currículo profissional, seriam boas opções.

Como melhorar o poder da argumentação

Uma boa argumentação é convincente e persuasiva. Isso pode ser feito com elementos racionais, como dados, números e opinião de especialistas, e emocionais, como gatilhos mentais e exploração de vieses nos pensamentos das pessoas.

Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é um bom começo para aumentar o poder da argumentação. Ao realmente focar na conversa e tomar providências para entender a outra pessoa, temos informações para adaptar a abordagem para o cenário.

Sabemos quais são as prioridades da outra pessoa e podemos mirar nesses alvos ao desenvolver a nossa fala.

Desenvolva a inteligência emocional

Outra habilidade decisiva é a inteligência emocional. Ela nos ensina a identificar, compreender e gerenciar emoções em nós mesmos e nos outros. Como o convencimento não é apenas racional, mas também emocional, essa habilidade aumenta o poder de argumentação.

Fique atento a linguagem não-verbal

A comunicação não verbal é uma constante. Devemos estar atento às sinalizações que enviamos e recebemos na conversa em relação à ocupação de espaço, gestos, postura, expressões faciais e outros aspectos da linguagem do corpo.

Use técnicas de storytelling

Os bons argumentadores também dominam a capacidade de adotar diferentes formatos para a comunicação. Entre eles, um dos mais poderosos é a arte de contar histórias. O Storytelling torna a fala mais simples de compreender e convencer a outra parte.

Imagine que você cita um projeto em outra empresa na entrevista de emprego. Conseguir contar brevemente uma narrativa forte em que você resolveu problemas e foi bem-sucedido no projeto será muito mais convincente do que simplesmente apontar uma participação.

Realize capacitações para aumentar o poder da argumentação

Assim como outras habilidades de comunicação, a Oratória pode ser desenvolvida. E considerando os impactos dela na carreira profissional, é essencial investir em capacitações para aumentar e desenvolver a habilidade de argumentação.

Na Escola SOAP, você pode aprender as competências mais buscadas no mercado de trabalho para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma das melhores capacitações para quem precisa se convencer e persuadir é o Super! Oratória.

Esse curso específico em Oratória traz todas as ferramentas para você ter uma excelente poder de argumentação:

  • usar a voz como estratégia para convencer as pessoas;
  • dominar as técnicas de comunicação não verbal;
  • entender e saber aplicar os gatilhos emocionais;
  • estudar exemplos de sucesso dos melhores oradores do país;
  • desenvolver a autoconsciência, identificar e corrigir os próprios erros de comunicação.

O Super!Oratória aborda também os diferentes contextos e situações em que a fala pode acontecer. Assim, além da fala em público, você aprende sobre reuniões, comunicação remota, entrevistas e outras situações reais.

Ao final da capacitação, você terá um grande poder de argumentação. Logo, terá mais ferramentas para realizar um bom trabalho no dia a dia, assim como para buscar oportunidades profissionais.

Para melhorar as suas oportunidades e crescer na carreira, acesse a página do Super Oratória e desenvolva uma argumentação persuasiva!

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"


Posts Relacionados

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Como melhorar a dicção com 5 dicas

Oratória
12/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França