Dos palcos para as páginas: descubra quais são os livros de cabeceira dos palestrantes do TED
Com milhões de visualizações, os conteúdos dos TED Talks têm o poder de inspirar, educar e transformar, abrangendo temas como ciência, tecnologia, empreendedorismo, cultura e arte, por exemplo.
É provável que você já tenha assistido a uma apresentação TED, ainda que não saiba disso. Basicamente, TED é uma sigla para um evento realizado em várias partes do mundo e significa Tecnologia, Entretenimento e Design.
Em novembro de 2023, Manaus sediou o TEDxAmazônia, contando com a participação de mais de 40 palestrantes.
A proposta do TED é possibilitar a disseminação de ideias em palestras curtas que podem ser divulgadas facilmente pela internet. Um dos diferenciais das apresentações TED é o tempo: a maior parte das palestras dura de 12 a 18 minutos.
Os apresentadores são profissionais apaixonados pelo que fazem e assumem a responsabilidade de expor o tema em que são especialistas. Ser um palestrante do TED garante notoriedade e credibilidade no assunto.
Mas o que será que os principais palestrantes do TED leem? Os livros oferecem uma fonte diversificada de conhecimento, inspiração e perspectivas, contribuindo para o enriquecimento intelectual e pessoal dos leitores.
A SOAP reuniu 5 livros que são recomendados por esses palestrantes. Confira e inspire-se!
Os palestrantes do TED, especialistas nos temas sobre os quais palestram, compartilharam leituras que moldaram suas perspectivas, inspiraram suas jornadas e contribuíram para a formação de suas ideias.
Esses livros são mais do que simples sugestões, eles são extensões de experiências pessoais e profissionais. Ao mergulharmos nessas leituras, nos envolvemos em uma jornada de reflexões, mudanças de hábitos e a busca pelo aprendizado contínuo, uma jornada também vivida pelos palestrantes.
Veja as 5 indicações a seguir:
The Hidden Brain é uma obra intrigante do jornalista Shankar Vedantam. O livro explora o poder do cérebro humano e como ele pode influenciar nosso comportamento de maneiras que, muitas vezes, escapam à nossa consciência.
Recomendado pela palestrante Casey Brown, a obra investiga o papel do “cérebro oculto” em diversas áreas da nossa vida, desde a tomada de decisões políticas até o comportamento de consumo.
“O que não sabemos sobre o que acreditamos molda muito mais sobre nossas vidas e nossas ações do que imaginamos”, disse Brown.
Neste livro, Tolle aborda temas como a natureza do ego, a influência do pensamento condicionado, a conexão com a consciência presente e a importância de aceitar as mudanças como parte essencial do processo de evolução.
O livro foi recomendado por Lýdia Machová, em uma palestra animada e inspiradora. Ela disse ter ficado surpresa com a leitura, já que a obra trata sobre a vida, relacionamentos, comunicação e muito mais.
Indicado por Julio Gil, o livro traz uma narrativa ficcional, apresentando um personagem como gerente de fábrica que enfrenta desafios em sua operação. A história destaca a importância da melhoria contínua e como a concentração em resolver problemas tem ganhos significativos em toda a operação.
O palestrante do TED Julio Gil destacou que The Goal é uma daquelas leituras obrigatórias sobre negócios. “É um livro de negócios e surpreendentemente fácil de ler, vai abalar o seu próprio gerenciamento e fazer com que você veja sua empresa sob uma nova luz”, disse.
Escrito pela psicóloga e professora Jean M. Twenge, o livro é sobre a geração nascida entre 1995 e 2012, conhecida como “iGen” devido à sua conexão intensa com o digital.
Twenge explora como a tecnologia, em particular os celulares e redes sociais, influenciaram o comportamento, socialização e saúde mental dessa geração.
A obra, recomendada pelo palestrante Rabino Lord Jonathan Sacks, examina o aumento das taxas de ansiedade e depressão entre a iGen, sugerindo uma correlação entre o uso intensivo de dispositivos digitais e questões de saúde mental.
Indicado por Alex Laskey, a obra foi escrita pelo renomado psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia.
O livro explora os dois sistemas de pensamento que moldam nossas decisões: o Sistema 1, que é rápido, intuitivo e emocional, e o Sistema 2, que é lento, deliberativo e lógico.
Além disso, o autor explora como as pessoas muitas vezes são excessivamente confiantes em suas próprias habilidades e previsões, mesmo quando a evidência sugere o contrário.
Leia também: Conheça os 7 melhores livros sobre storytelling
Você pode estar se perguntando o porquê das palestras no estilo TED prenderem tanto a atenção dos espectadores. De fato, as apresentações têm uma habilidade de envolver o público. E várias razões contribuem pra isso:
Podemos destacar também que o acesso online facilita que pessoas de todo o mundo assistam às palestras TED. Isto é, a combinação desses elementos cria uma experiência única, onde as ideias são apresentadas de maneira cativante para o público.
Agora que você já anotou sobre as recomendações dos livros e compreendeu o porquê palestras TED prenderem a atenção, chegou a hora de criar sua própria apresentação tendo como referência os TED Talks.
Dessa forma, para ter sucesso na sua palestra, considere as seguintes dicas:
Lembre-se que as palestras TED têm, no máximo, 18 minutos. Por isso, pense que você terá esse tempo para transmitir sua mensagem de maneira envolvente. Além de desenvolver um roteiro apenas com as informações mais relevantes para o público, concentre-se no ritmo da apresentação, gestos e no tom de voz.
Qual mensagem você deseja passar? Identifique a ideia central que você quer comunicar. Procure uma versão simples e sucinta da mensagem, evitando, assim, dispersões.
Se possível, sintetize sua mensagem em uma única frase poderosa.
Mesmo que você fale sobre temas complexos, mantenha uma linguagem acessível. Evite, por exemplo, jargões da sua área. Além disso, realize testes com diferentes públicos, desde leigos até especialistas e veja se a mensagem está sendo entendida.
Ao abraçar esses passos, certamente você estará mais próximo de criar uma apresentação estilo TED: envolvente, memorável e capaz de cativar uma audiência diversificada.
Se você não quer mais ter dificuldades em montar apresentações ou precisa de treinamentos para aperfeiçoar a comunicação, a SOAP pode ajudar!
Conheça a nossa consultoria exclusiva de apresentações profissionais para impactar o público clicando aqui; ou confira os nossos treinamentos corporativos que vão ajudar você e a sua equipe a se apresentarem de forma eficiente.