A força da identidade visual: sua marca já tem uma?

Você sabe o que é identidade visual? Podemos definir como o conjunto de aspectos de design que compõe, como o próprio nome diz, a identidade de uma marca específica.

Treinamento SOAP
12/07/2016
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Você sabe o que é identidade visual? Podemos definir como o conjunto de aspectos de design que compõe, como o próprio nome diz, a identidade de uma marca específica. Ou seja, as cores, formas, fontes, símbolos. É tudo que possibilita a identificação da marca em qualquer meio.

Quando pensamos em design de apresentações, precisamos ficar atentos para construir uma linguagem visual que expresse a identidade da nossa marca. Afinal, a comunicação não está limitada à fala, mas ao conjunto de elementos que compõem a exposição.

Neste conteúdo, você entenderá a importância da identidade da marca e qual é o poder dela nas suas apresentações profissionais. Continue a leitura e torne-se um comunicador ainda melhor na sua profissão!

Como os outros veem a sua marca: o que é Identidade visual

Identidade visual é a tradução dos significados, valores, sentimentos e emoções em elementos percebidos pela visão humana. Assim, quando as pessoas entram em contato com a imagem, entendem o que é a marca, empresa, produto, serviços etc.

Isso fica muito visível no mundo da TV e do cinema. Às vezes, algumas características de determinados personagens ficam tão marcadas, mas tão marcadas, que viram parte da identidade visual também.

Para ficar palpável, veja alguns exemplos em que apenas a identidade foi utilizada para ilustrar os cartazes:

Viu? Para identificar de quem é o cartaz, você precisou apenas das cores e dos símbolos! As marcas desses personagens esgotam as possibilidades de utilização da Identidade visual deles.

A importância da identidade visual forte e coerente

Assim como podemos usar a língua portuguesa para descrever “Coisa”, “Hulk”, “Homem-Aranha” e “Harry Potter”, podemos usar layouts, imagens, cores, tipografias, logotipos e afins para expressar o que são.

Com alguma frequência, conseguimos falar até mais que no texto. Afinal de contas, o impacto visual da imagem pode causar efeitos emocionais e sentimentais que o texto é incapaz de reproduzir.

Todos os formatos de comunicação abusam dos elementos que querem fixar significados, sentimentos e emoções na cabeça do consumidor. Como resultado, eles consolidaram tanto as identidades visuais deles, que agora podem aplicar em literalmente qualquer produto, e a marca será reconhecida ainda assim:

Pronto, agora você viu na prática a importância de uma identidade visual.  Essa construção passa por reforçar elementos na mente do público, permitindo que as pessoas associem certos elementos à marca.

Faça isso com sua empresa, esgote as possibilidades, comunique sempre os elementos dela. Quanto mais você os utilizar, mais sua marca ganha força no mercado.

A identidade visual as apresentações profissionais

A identidade visual deve estar presente em todos os materiais, internos e externos. Sempre que formos para uma reunião representando a empresa, preparamos uma mensagem institucional ou, até mesmo, uma campanha de marketing, os elementos que caracterizam a marca precisam estar lá.

Aqui na SOAP, estamos há quase 20 anos ajudando pessoas que precisam se comunicar ou levar a voz de suas empresas para o público. Um dos aspectos fundamentais do trabalho é criar apresentações que expressem a identidade e personalidade que desejamos mostrar.

O conhecimento sobre os elementos visuais, adquiridos em anos de atuação, estão organizados em uma capacitação: o SOAP Slides. Nela, ensinamos as ferramentas para criar e seguir uma identidade visual nas apresentações profissionais. Além disso, você produzirá slides didáticos e impactantes para a audiência.

No SOAP Slides, você aprenderá diversas ferramentas:

  • o reforço visual das informações de forma rápida e prática, mantendo uma apresentação coesa e atrativa para o público;
  • o funcionamento e as aplicações dos elementos da identidade visual, como contexto, cores, formas, fontes e templates;
  • a produtividade na construção dos slides, entendendo comandos e facilitados das soluções de tecnologia para criar slides;
  • formatar a apresentação nos padrões e da linguagem visual escolhida, deixando informações e forma coerentes e bem apresentados.

O conhecimento pode ser usado para criar uma identidade visual para a sua apresentação ou traduzir a marca da empresa nos slides. Afinal, muitas vezes, a empresa já tem um conjunto de características. Então, a comunicação interna e externa deve refletir esses elementos visuais.

Com essas habilidades, suas apresentações vão se destacar pela identidade visual coerente e bem planejada. A mensagem que você passa na comunicação estará muito bem contextualizada e será claramente associada aos atributos da empresa.

Conheça agora mesmo o curso SOAP Slides e domine o uso da identidade visual nas apresentações profissionais!

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