Confira 5 exemplos de Elevator Pitch para colocar em prática

Já precisou transmitir sua ideia ou projeto em poucos minutos? Confira 5 exemplos de Elevator Pitch para se inspirar!

Treinamento SOAP
02/06/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

O que você faria se tivesse apenas poucos minutos para vender sua ideia a um investidor ou ainda menos tempo para se apresentar a um potencial cliente? Nessas situações, conhecer bons exemplos de Elevator Pitch pode fazer a diferença.  

No mundo dos negócios, pitch é uma apresentação concisa e persuasiva o suficiente para convencer o outro a tomar determinada decisão, seja comprar uma ideia, produto, serviço ou projeto, investir no seu negócio, ou ainda te oferecer uma oportunidade de trabalho.  

Durante essa apresentação, é fundamental saber destacar os pontos fortes, a proposta de valor e os benefícios do que está sendo apresentado. Assim, as chances de captar o interesse e a atenção do interlocutor aumentam. 

Elevator Pitch nada mais é que um pitch ainda mais rápido. A expressão surge da reflexão: o que você faria se encontrasse o investidor dos seus sonhos em um elevador?  

A premissa é que a apresentação deve ser tão breve e impactante que possa ser feita durante a viagem de um andar para outro. 

O Elevator Pitch ideal 

Um Elevator Pitch resume de maneira assertiva uma ideia, produto, serviço ou projeto. Geralmente dura entre 30 segundos e dois minutos, dependendo do contexto.  

Mesmo com pouco tempo, é importante transmitir as informações essenciais de forma clara e envolvente, destacando os pontos fortes e o valor único do que está sendo apresentado. O objetivo central é despertar o interesse do ouvinte o suficiente para que ele queira saber mais sobre você ou seu projeto. 

Em geral, um Elevator Pitch completo é composto por estes quatro elementos: 

  • Um problema ou desafio (enfrentado pelo interlocutor); 
  • A solução para o problema (o que você oferece); 
  • Os diferenciais e os benefícios da sua proposta; 
  • Um Call to Action CTA (Chamada para Ação). 

Para criar um Elevator Pitch eficaz o primeiro passo é saber quem é o ouvinte (público-alvo) e, a partir daí, definir uma proposta de valor e destacar os benefícios e diferenciais que serão apresentados para “vender” sua ideia, produto ou serviço. 

Um dos primeiros pontos para captar a atenção da sua audiência, seja um grupo ou apenas uma pessoa, é dispensar os termos muito técnicos ou difíceis e usar uma linguagem mais simples e fácil de entender. Além disso, seja objetivo em sua comunicação.  

Em outras palavras, vá direto ao ponto e destaque logo as informações principais. Depois, se houver interesse, pode-se detalhar os pormenores do produto, ideia, serviço ou projeto em questão. 

Outra dica é estar preparado para a possibilidade de adaptar seu Elevator Pitch para diferentes situações ou públicos, caso necessário. A depender do contexto, seus ouvintes podem ter necessidade e interesses específicos e isso deve ser levado em consideração na hora da apresentação. 

5 exemplos de Elevator Pitch para você utilizar 

Para te inspirar na hora de montar sua apresentação, trouxemos alguns exemplos de Elevator Pitch. Os modelos estão prontos e se adaptam a diferentes situações. 

No entanto, vale destacar que são apenas moldes, que podem ser adaptados de acordo com diferentes contextos e objetivos. Além disso, cada um deve buscar referências próprias de linguagem verbal e corporal para incrementar o discurso, a fim de trazer mais autenticidade para a apresentação. 

Venda de um produto 

“Olá, sou representante da [nome da empresa] e temos o melhor produto no mercado para [desafio]. Nosso [nome do produto] resolve esse problema de forma eficiente e economiza tempo e dinheiro. Podemos agendar uma demonstração para mostrar como ele pode transformar seu negócio?” 

Busca de investidores para uma startup 

“Oi, sou fundador da [nome da startup]. Estamos desenvolvendo uma plataforma revolucionária que [solução desenvolvida]. Já temos uma base sólida de usuários e estamos buscando investidores estratégicos para escalar rapidamente. Podemos agendar uma reunião para discutir as oportunidades de investimento?” 

Conhecendo potenciais clientes 

“Olá, sou [seu nome] da [nome da empresa]. Quero mostrar como nosso serviço de [nome ou tipo do serviço] pode melhorar drasticamente a sua produtividade e reduzir custos. Nossos clientes têm experimentado um aumento médio de [percentual] em seus resultados. Posso agendar uma reunião para entender melhor as suas necessidades?” 

Networking em um evento de negócios 

“Oi, sou [seu nome]. Sou especialista em [área de expertise] e ajudo empresas a [resultado]. Já trabalhei com várias empresas bem-sucedidas, incluindo [exemplos]. Adoraria conhecer mais sobre você e sua empresa. Quem sabe podemos encontrar maneiras de colaborar ou compartilhar insights interessantes?” 

Encontro com um potencial parceiro de negócios 

“Olá, sou [seu nome] da [nome da empresa]. Estou muito animado em conhecê-lo hoje, pois acredito que temos uma grande oportunidade de colaboração. A nossa empresa desenvolve [solução] com experiência comprovada em redução de custos e aumento de eficiência. Sei que você é especialista em [especialidade do possível colaborador]. Vamos agendar uma reunião para discutir como podemos colaborar e impulsionar a inovação no setor?” 

Fortaleça seu pitch com estas dicas 

Se executado de maneira eficaz, o Elevator Pitch é uma ferramenta poderosa para transmitir uma mensagem de forma rápida e persuasiva, atraindo a atenção do público que se pretende alcançar. Mas você deve estar se perguntando: afinal, qual é o segredo do pitch infalível? 

Como pôde perceber ao longo deste texto, existem diversas técnicas que podem tornar sua breve apresentação memorável, a depender do contexto e do público que se se pretende alcançar.  

Dois executivos conversando durante um Elevator Pitch
No Elevator Pitch, você dispõe de poucos minutos para transmitir sua ideia

Por isso, além de seguir os exemplos de Elevator Pitch apresentados acima, outras dicas podem te ajudar a aprimorar seu discurso e aumentar suas chances de sucesso. 

Invista em uma boa chamada para ação 

Ao final do seu Elevator Pitch, inclua uma chamada para ação (call to action/CTA), deixando claro qual é o próximo passo que você deseja que o interlocutor faça, seja agendar uma reunião, solicitar mais informações ou fechar uma parceria. 

O CTA é fundamental para impulsionar sua proposta e convidar a audiência para ação. Se você finalizar sua apresentação sem ele, pode perder uma oportunidade pelo simples fato de não ter usado esse poderoso gatilho.  

Forneça uma forma de contato profissional 

Certifique-se de deixar uma forma de contato, como um endereço de e-mail, seu perfil no LinkedIn ou um número de telefone. Quanto mais fácil for para o seu interlocutor entrar em contato depois, melhor. 

Evite compartilhar informações pessoais ou redes sociais que você usa para postar momentos do seu dia a dia. Isso demonstrará sua seriedade e profissionalismo aos potenciais interessados. 

Reforce sua proposta com dados e estatísticas 

Para tornar seu Elevator Pitch mais convincente, apoie sua proposta com dados relevantes. Isso ajudará a sustentar seus argumentos e demonstrar que você fez sua lição de casa.  

Investidores, em particular, valorizam informações concretas que mostrem o potencial de retorno do investimento. 

Use storytelling para envolver 

Contar uma história é uma maneira eficaz de envolver o receptor da mensagem e tornar seu pitch mais atrativo. Usar storytelling te permite criar uma conexão com o ouvinte e transmitir sua mensagem de forma mais memorável.  

Pense em uma narrativa que ilustre o problema que você resolve ou o impacto positivo que sua proposta pode ter. 

Monte um discurso com apelo emocional 

Gatilhos emocionais são poderosos e, se bem inseridos no seu storytelling, podem impulsionar o resultado do seu pitch. Uma forma de fazer isso é contando uma história emocionante por trás da criação do seu negócio, por exemplo.  

Ou ainda apresentar dados sobre o mercado que o façam se chatear com o contexto atual, motivando-o a embarcar na mudança desse cenário com você.  

Seja objetivo e assertivo 

A clareza e a concisão são essenciais para um Elevator Pitch. Invista em uma comunicação assertiva e evite informações desnecessárias, termos complicados e exageros.  

Certifique-se de que sua proposta será facilmente compreendida, mesmo por alguém que não esteja familiarizado com o seu campo de atuação. 

Adapte-se à audiência e ao contexto 

Cada audiência é única, portanto, é essencial adaptar seu Elevator Pitch a diferentes situações e públicos.  

Se você está abordando investidores, concentre-se em números e retornos potenciais. Mas se estiver em busca de emprego, destaque suas habilidades e experiências que serão relevantes para a função. Adapte sua mensagem ao que é mais relevante para o ouvinte. 

Treine seu pitch  

A prática é a chave para um Elevator Pitch infalível e assertivo. Treine o seu discurso repetidamente para tê-lo na ponta da língua quando finalmente precisar utilizá-lo. Quanto mais praticar, mais confiante ficará para a apresentação. 

Além disso, o treinamento te permite explorar as diferentes situações, ajustando sua mensagem para diversos contextos. 

Como a SOAP pode te ajudar a montar um Elevator Pitch? 

Estudar é a chave para quem quer aprimorar suas habilidades de apresentação e criação de narrativas impactantes. Para auxiliar quem deseja se desenvolver nesse aspecto, a SOAP conta com o treinamento Elevator Pitch. 

Nele, os participantes vão aprender a captar a atenção das pessoas de forma assertiva e eficiente. Além de criar uma mensagem principal poderosa e deixar uma impressão positiva e duradoura nos ouvintes.  

A abordagem inclui elementos de storytelling e metodologia de construção de roteiros. Ficou interessado e quer saber mais informações sobre o treinamento? Entre em contato com um dos nossos especialistas



Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França