O que é um pitch? Saiba como montar uma apresentação de sucesso

Imagine que você tem a oportunidade de apresentar uma ideia incrível para uma pessoa que você admira e respeita profissionalmente.

Treinamento SOAP
13/04/2023
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Imagine que você tem a oportunidade de apresentar uma ideia incrível para uma pessoa que você admira e respeita profissionalmente. Seu tempo de fala será muito curto, de apenas alguns minutos, e você precisa fazer com que seu ouvinte entenda e se interesse genuinamente pelo seu projeto. Como fazer? Que tal usando um pitch? 

Por meio de algumas técnicas, é possível estruturar uma narrativa simples e rápida para capturar a atenção da sua audiência e apresentar sua proposta de maneira convincente. 

Ficou curioso sobre como desenvolver essa habilidade? Continue lendo o artigo e entenda o que é e como utilizar esse método em uma apresentação de sucesso, além de aprender a estruturar um pitch de alto impacto, que chame a atenção de investidores, parceiros ou até mesmo possíveis clientes.  

Afinal, o que é um pitch? 

Por definição, um pitch é uma apresentação rápida e objetiva, cujo principal intuito é vender uma ideia, produto ou serviço. Diversos profissionais, como empreendedores, investidores, líderes, parceiros ou qualquer pessoa que precise convencer alguém sobre algo de forma memorável e eficiente pode utilizar a técnica. 

O primeiro passo para obter sucesso na apresentação de um pitch é ter clareza sobre o que se está apresentando. É necessário que se tenha consciência e compreensão sobre o que você está buscando comunicar para as outras pessoas. Dessa forma, de maneira concisa e convincente, será possível estruturar um pich adequado para a sua apresentação. 

A duração pode variar, ficando em torno de 30 segundos a 20 minutos, dependendo do contexto, tipo e objetivo da apresentação.  

Mas vale lembrar: nem sempre é o que você diz, mas como você diz que pode fazer a diferença no seu pitch. Por isso, é importante adaptar o discurso para os diversos tipos de público.  

Com um pitch bem elaborado, uma preparação adequada e uma dose de confiança, você pode ter muito sucesso. 

Por que é importante ter um pitch de alto impacto? 

Se você quer revolucionar a forma como as pessoas enxergam sua ideia, negócio ou projeto, apostar em um pitch de alto impacto é o caminho. E você pode alcançar diferentes objetivos que vão além do fechamento de um negócio. 

Por exemplo, você pode criar uma narrativa capaz de despertar a emoção e prender a atenção da sua atenção da audiência.  

Apesar de curto e direto, o pitch precisa transmitir uma mensagem forte e inspiradora. O intuito é fazer com que as pessoas sintam vontade de colocar sua ideia em prática, comprar seus produtos ou até mesmo investir neles. 

Conheça os principais tipos de pitch 

Existem diferentes tipos de pitch que podem ser utilizados em diversas situações, de acordo com o objetivo a ser alcançado. Independentemente de ser uma apresentação de negócios ou vendas, escolher o tipo certo de pitch pode ser determinante para a resposta positiva.  

Conheça os principais tipos de pitch e quando utilizar cada um para obter os melhores resultados: 

One-sentence 

Talvez seja o pitch mais breve. Ele se resume a uma frase e é utilizado como uma forma de introduzir uma apresentação para chamar a atenção da audiência e transmitir a essência do conteúdo a ser apresentado em poucas palavras. 

Pitch de vendas 

Como o próprio nome sugere, tem por objetivo convencer uma pessoa a comprar seu produto ou serviço. Costuma ser mais persuasivo, mostrando as vantagens do que é oferecido. 

Pitch deck 

É o material visual de apoio, geralmente em formato de slides, que funciona como um “plus” para informar e atrair a atenção da pessoa para a mensagem que está sendo transmitida. Esse tipo de pitch é muito usado em apresentações de projetos para clientes e empresas. 

Pitch de captação 

Essa estratégia pode ser aplicada para convencer pessoas a investirem em uma ideia, projeto ou empresa. Aqui é necessário destacar o potencial de crescimento, benefícios e um plano de negócios bem estruturado. 

Elevator pitch 

Como o nome já diz, é um pitch de elevador. Isso significa que é uma apresentação que deve ser concluída em poucos minutos, como o tempo de um encontro em um elevador. O ideal é que seja objetivo e desperte o interesse do ouvinte mais rapidamente. 

10 passos para estruturar um pitch 

Como pode perceber, estruturar um pitch pode ser algo desafiador, ainda mais quando se trata de gerar no outro algum tipo de impacto ou emoção. Mas com um passo a passo bem definido, esse processo se torna mais fácil e fluido.  

O que é preciso ter em mente é que um bom pitch precisa de uma introdução que impacte e um conteúdo atraente que chame a atenção para a apresentação de solução ou produto/serviço inovador. Como fazer isso?  

Aqui vão algumas dicas de como estruturar um pitch ideal: 

#1. Tenha clareza 

O passo mais importante para qualquer tipo de apresentação é a clareza. Ter ideias claras sobre o que pretende falar e qual lugar quer alcançar irá facilitar os próximos processos e fará com que sua audiência compreenda e absorva a sua ideia com mais facilidade. Reflita sobre os seguintes itens: 

  • Eu conheço bem o público? Já fiz um diagnóstico assertivo da audiência? 
  • Qual é o meu objetivo principal? 
  • Qual vai ser a minha linguagem? 

#2. Priorize as informações e separe o interessante do relevante 

A introdução é poderosa! Dê a atenção devida a ela. Chame a atenção e estabeleça um contexto inicialmente. No decorrer do conteúdo, priorize as informações de forma que a audiência entenda seu propósito. É importante descrever qual é o problema central e como a sua ideia ou produto propõe resolver. 

De maneira clara e objetiva, destaque os benefícios e vantagens do que está propondo e como colabora na resolução dos problemas apresentados. 

#3. Use storytelling 

A técnica de contar histórias segue sendo uma excelente maneira de emocionar e prender a atenção da audiência. Você pode usar isso a seu favor.  

Uma dica é utilizar, por exemplo, técnicas de storytelling, que auxiliam na hora de construir uma narrativa capaz de engajar e envolver as pessoas, sejam elas clientes, líderes, colaboradores e investidores com a sua ideia. 

Mulher apresentando um pitch de vendas
Usar o storytelling ajuda a engajar e envolver as pessoas durante o pitch

#4. Utilize dos gatilhos mentais 

Uma das melhores técnicas para atrair o público são os gatilhos mentais. Eles têm um grande poder de ativar o subconsciente do público e tornar seu pitch ainda mais eficaz. Os gatilhos mais utilizados em apresentações de negócio são: prova social, autoridade, escassez, histórias e reciprocidade.  

#5. Seja autêntico e demonstre paixão 

Uma pessoa autêntica e apaixonada pelo que fala transmite confiança e aumenta as chances de aproximação do público. Além de possuir mais facilidade em ser objetivo e assertivo de acordo com o que deseja. Busque a autenticidade no dia a dia e para as apresentações.  

#6. Tenha exemplos e dados em mente 

Uma boa argumentação baseada em dados tem um peso maior. Por isso, pesquise dados e exemplos sobre o assunto que irá falar. Dessa forma, será mais fácil convencer que seu ponto de vista deve ser seguido pelos demais. Busque construir argumentos baseados na audiência. 

#7. Prepare-se para perguntas difíceis 

Uma plateia de investidores, por exemplo, não vai querer empregar dinheiro em uma proposta que não seja, de fato, adequada para suas expectativas. Treine e se prepare para perguntas fáceis e difíceis para garantir que saberá esclarecer os principais pontos de atenção que podem surgir em relação ao seu projeto. 

#8.  Cuidado com a linguagem corporal 

Durante uma apresentação, a linguagem corporal pode ter mais relevância que as palavras que você diz. Afinal, a postura, gestos e expressões faciais podem transmitir credibilidade, confiança, firmeza e segurança ao público.  

#9. Tenha um final impactante 

Um final impactante muda tudo. Suas últimas falas são o que a plateia vai lembrar, então se esforce para fechar com chave de ouro. E mais: seja para apoiar, participar ou adquirir seu produto, serviço ou ideia, é importante incentivar a audiência a ter alguma ação. É assim que um bom pitch funciona. 

#10. Estude e pratique 

Não adianta planejar um pitch incrível se você não conseguir lembrar de nada no momento da apresentação. A preparação é muito importante para o sucesso de um discurso. Treine em casa, com os pais, amigos e colegas, para que possa ganhar mais confiança no que se propõe a dizer. 

Ter sucesso em apresentações requer habilidades de comunicação que não são inatas ou naturais. Com prática e muito treinamento podem ser aprimoradas para o contexto, público e mensagem. 

Como se preparar para falar em público e se destacar com o seu pitch? 

Seguir esse passo a passo não é tarefa simples, mas você não precisa passar por esse processo sozinho. A SOAP te ajuda a preparar seu pitch! Aprimore suas habilidades de apresentação e crie um pitch de sucesso e de impacto com a ajuda da nossa equipe.  

Com a orientação dos nossos especialistas e treinamentos, você poderá brilhar em qualquer tipo de apresentação, além de conquistar o público que deseja com pitchs mais assertivos. Alcance seus objetivos com a SOAP e se destaque no mercado de trabalho. Conheça o SOAP Elevator Pitch. 

Neste treinamento, você e os colaboradores da sua empresa aprenderão a fazer um diagnóstico assertivo da audiência, definir objetivos, elaborar uma narrativa e construir argumentos contundentes. Além de identificar o que de fato é relevante para sua audiência. 

Está esperando o que? Venha conhecer o treinamento da SOAP. 



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