Saiba o que é escrita criativa e como ela pode ajudar a potencializar sua carreira

Quando falamos em escrita criativa, é comum que as pessoas associam o assunto com as áreas que trabalham diretamente com o tema.

Treinamento SOAP
03/10/2022
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Quando falamos em escrita criativa, é comum que as pessoas associam o assunto com as áreas que trabalham diretamente com o tema. Entretanto, essa técnica pode ser usada em qualquer área de atuação.

Diversos profissionais e empresas descobriram que por meio da escrita criativa e recursos como o storytelling é possível produzir textos atrativos e personalizados.

Neste artigo, você entenderá como a escrita criativa pode impulsionar a sua carreira. Mesmo que não seja escritor, jornalista, redator, entre outros do ramo da literatura, poderá se beneficiar quando aplicar a estratégia. Vamos lá!

O que é escrita criativa?

A escrita criativa é a produção de textos criativos que fogem dos padrões dos textos técnicos, científicos e administrativos. A intenção é escrever para informar e educar de maneira agradável e menos prescritiva como são feitas as produções convencionais.

Quais são os benefícios da escrita criativa?

Quem adota a escrita criativa em suas produções consegue colher importantes benefícios nas criações textuais. Confira quais são:

  • torna o produtor do conteúdo autoridade no assunto;
  • facilita o entendimento dos temas;
  • ajuda a melhorar a articulação do raciocínio;
  • aumenta a capacidade analítica;
  • traz mais foco e atenção;
  • proporciona maior inovação;
  • atrai os leitores.

Quais são as profissões que devem usar a escrita criativa?

Além das pessoas que trabalham com comunicação, não existe uma regra que defina quais são as profissões que devem usar a escrita criativa. Mas, uma coisa é certa: seja qual for a profissão, as empresas e o mercado buscam profissionais criativos.

Nesse contexto, há ocasiões que os profissionais precisam escrever de uma maneira com mais criatividade para convencer pessoas. Conheça algumas situações que a escrita criativa pode ser aplicada:

  • propostas de trabalho;
  • oferta de produtos ou serviços;
  • reuniões para motivar equipes;
  • busca por vaga de emprego;
  • discursos;
  • oratórias;
  • treinamentos;
  • apresentações corporativas.

Logo, médicos, engenheiros, advogados, vendedores, recrutadores de recursos humanos entre outros profissionais em algum momento vão se enquadrar em alguma das situações que mencionamos acima.

Como desenvolver a escrita criativa?

Para desenvolver a escrita criativa selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a elaborar narrativas personalizadas. Confira.

Insira a leitura profunda na sua rotina

A leitura profunda é uma maneira de ler de modo analítico, onde a intenção é buscar a qualidade das obras e, não, a quantidade de informações a serem lidas. Desse modo, as suas funções cognitivas, a imaginação e a empatia, por exemplo, serão despertas.

Sendo assim, se pretende escrever de maneira criativa, não adote aqueles conselhos de ler centenas de livros por ano. Quando as leituras são feitas com muita rapidez, com a mesma velocidade que entram na memória, elas saem e esquecemos o assunto. 

Saiba que, o cérebro retém as atividades em que colocamos foco e repetição, as informações consideradas menos importantes são descartadas.

Busque a multidisciplinaridade

Certamente, já ouviu alguém dizer que conhecimento não ocupa espaço. Sabendo disso, seja curioso e não se limite a apenas a sua atividade profissional. Seja multidisciplinar, aprenda qualquer assunto. 

Para isso, seja parcial, tenha a mente aberta e evite os estereótipos e os preconceitos, eles podem bloquear a sua busca por novas experiências.

Seja proativo

Seja proativo e não espere que determinadas situações ou momentos de inspiração sejam as suas oportunidades para escrever. As pessoas proativas são aquelas que buscam os seus objetivos sem esperar por estímulos externos.

Esteja preparado para escrever, saiba que na sua vida profissional haverá ocasiões em que poderá ser pego de surpresa e precisará criar textos repentinamente. 

Portanto, aproveite os insights e faça registros, pode ser no smartphone ou no bloco de anotações. Isso ajuda na fluência de ideias e no hábito da escrita.

Cuide da sua saúde física e mental

Em muitos momentos da nossa vida os nossos compromissos profissionais nos fazem descuidar do nosso corpo e da nossa mente. E, se estivermos mal alimentados, sentindo dores, distraídos ou preocupados, não conseguiremos ser produtivos e nem criativos.

Entenda que a criatividade exige que a nossa condição física e mental esteja boa, afinal, não somos máquinas que funcionam 24 horas. Para isso, devemos fazer check ups de rotina, praticarmos esporte, dar risadas e destinar momentos para estarmos ao lado dos nossos entes queridos.

Procure ajuda especializada

Muitos de nós buscamos ser autodidatas e tentamos ser independentes e procuramos obter o máximo de aprendizagem por conta própria. Até certo ponto, essa atitude é correta.

Mas, quando se trata de nossa carreira, precisamos estar atentos às exigências do mercado. Além disso, as fontes que acessamos podem não ser confiáveis, estarem desatualizadas ou serem superficiais.

Por isso, a busca de ajuda especializada para desenvolvermos a escrita criativa é importante. Pois, as empresas que fornecem treinamentos, normalmente, são compostas por professores que são profissionais do ramo e acompanham as tendências do mercado.

Faça revisões nos textos

Após a conclusão dos seus textos, o ideal é que dê um tempo antes de começar a revisá-los. Pois, a sua cabeça ainda está muito focada no assunto e pode ser que deixe passar alguns erros conceituais, gramaticais e ortográficos.

Certifique-se de que a escrita está de acordo com as características do público, pois o consumidor é a razão das suas produções.

Peça feedbacks

Assim que terminar e revisar as suas produções de texto, sempre que possível, peça alguém para ler e dar feedbacks. Isso é importante, pois as opiniões de outras pessoas podem nos abrir outros horizontes para as nossas escritas.

Como a SOAP pode ajudar a desenvolver a escrita ativa?

A SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003 com o propósito de auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Para ajudar profissionais independentemente do ramo de atuação a desenvolver a escrita criativa, por meio das narrativas, a SOAP oferece o seu curso de Storytelling. Para isso, o aprendizado é dividido em quatro módulos e uma aula bônus:

  • Módulo 1: Por que odiamos apresentações?
  • Módulo 2: Histórias marcam porque emocionam;
  • Módulo 3: Desenhe sua história;
  • Módulo 4: Regras de ouro para convencer pessoas;
  • Aula bônus: Os 3 erros que fazem o seu Storytelling falhar miseravelmente.

Percebeu que a escrita criativa não é um dom e nem foi desenvolvida para um seleto grupo de profissionais? Pois, vimos que essa maneira de escrever é uma técnica que, quando desenvolvida corretamente, beneficia as mais diferentes carreiras. Siga as nossas dicas e se tiver dúvidas não hesite em procurar ajuda.

Para aumentar a sua criatividade na escrita, gostaríamos de lhe convidar para conhecer o curso de Storytelling da SOAP.

fundo preto com os personagens "Wood e Garfinho" de Toy Story ao fundo e o seguinte texto: "Afinal o que é Storytelling"


Posts Relacionados

5 filmes com os melhores storytellings em 2023

Storytelling
22/12/2023
leia agora

7 principais técnicas de storytelling que você precisa conhecer

Storytelling
17/11/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França