Como se comunicar melhor com sua equipe e com seu chefe

Quando uma equipe não sabe como se comunicar bem no ambiente de trabalho, pode haver mal-entendidos, retrabalhos e prejuízos, visto que a comunicação empresarial deve estar alinhada entre colaboradores, líderes e empresa.

Treinamento SOAP
17/08/2017
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Quando uma equipe não sabe como se comunicar bem no ambiente de trabalho, pode haver mal-entendidos, retrabalhos e prejuízos, visto que a comunicação empresarial deve estar alinhada entre colaboradores, líderes e empresa.

Imagine um gestor pedindo para seu time elaborar um projeto grande para determinado cliente. A urgência do prazo fez com que ele evitasse enrolações e fosse direto ao ponto na solicitação. Alguns profissionais da equipe, por terem um estilo diferente de comunicação, o acharam grosso e prestaram mais atenção na sua atitude que na mensagem principal.

Outros entenderam a mensagem, ficaram com algumas dúvidas, mas preferiram não levantar nenhuma questão e apenas concordaram. Essas más interpretações tendem a desgastar as relações interpessoais e prejudicar os resultados.

Neste artigo, te ajudaremos a desenvolver uma comunicação corporativa eficiente para que seus objetivos sejam alcançados. Continue a leitura!

Perfis de comunicadores

Conhece-te a ti mesmo.

– e observe os outros

Os consultores americanos Robert Bolton, Ph.D., e Dorothy Grover Bolton, autores do livro Social Style/ Management Style, publicado em 1984, definiram que existem quatro perfis de comunicadores: amigável, expansivo, analítico e controlador.

Amigável

O amigável é aquela pessoa que conversa com todo mundo e, no geral, não tem dificuldades para se comunicar. Seu ponto forte é a simpatia e disposição em ajudar os outros. Por outro lado, a necessidade de aceitação faz com que eles tenham relutância em dizer “não”.

Expansivo

O perfil expansivo, também conhecido como camaleão, é aquele que consegue conversar com todos os interlocutores. Ele é flexível e se adapta a pessoas e situações diferentes. Algumas vezes, porém, pode ser prolixo e falar mais do que devia.

Analítico

O analítico está do lado oposto dos dois primeiros. Ele é sério, racional e valoriza fatos, dados e números. Por conta do comportamento excessivamente lógico, é comum que os comunicadores com esse perfil sejam vistos como frios e sem emoção.

Controlador

Os comunicadores com estilo controlador, também conhecidos como drivers, não têm dificuldade para se posicionar, e agradar aos outros não é uma preocupação. Eles transmitem suas mensagens com a ideia de que elas “têm de ser aceitas”. Apesar de transmitirem uma imagem de poder, a comunicação incisiva desse perfil pode passar uma visão negativa de autoritarismo.

Como se comunicar melhor no trabalho

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Primeiro, avalie em qual dos perfis de comunicadores você se encaixa, e em qual deles enxerga seu chefe e colegas de trabalho.

Se você não tem resposta, comece a se observar e olhar quem está ao seu redor no ambiente de trabalho. Em breve, você perceberá essas características.

Para alcançar seus objetivos ao se comunicar, é essencial analisar como a pessoa com quem você está falando se comporta, de modo a descobrir sua natureza e costumes. Assim, fica mais fácil adaptar sua estratégia, e aumentam as chances de que sua mensagem seja compreendida e bem recebida.

Do mesmo modo, fazer uma autoanálise e conhecer suas habilidades é essencial. Dessa forma, você saberá o que precisa desenvolver e como se adaptar a cada situação.

O bom comunicador tem consciência de que a compreensão e o engajamento dos ouvintes estão em suas mãos. É responsabilidade de quem está falando ajustar a mensagem às necessidades do interlocutor e transmitir as informações da forma mais clara possível.

Se você já tem uma noção do seu perfil e das vantagens, busque não ficar na zona de conforto. Transitar pelos quatro estilos, conforme o contexto e o público-alvo, é a melhor alternativa para ter uma comunicação eficiente, que traga bons resultados.

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