O que o mês dos namorados tem a ver com comunicação corporativa?

Junho é conhecido como o mês dos Namorados, mas para o universo da Comunicação Corporativa podemos dizer também que é o mês dos Relacionamentos.

Treinamento SOAP
13/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Junho é conhecido como o mês dos Namorados, mas para o universo da Comunicação Corporativa podemos dizer também que é o mês dos Relacionamentos.

Afinal, buscar desenvolver um relacionamento profissional envolve uma aplicação e uma entrega muito similar a de quem cria laços amorosos.

Mapeamos três momentos decisivos para a criação de um relacionamento com sua audiência: a conquista, a união e o recomeço.

Ao longo desse mês, vamos compartilhar algumas dicas sobre cada um desses momentos. E o melhor: com a ajuda de um cara muito bem relacionado, o SOAP Speaker Otávio Mesquita!

Conhecido do grande público como um apresentador carismático e criador do bordão “Okay Pessoal!” – nome do programa que comanda hoje no SBT -, o Otavio vai fazer um hangout exclusivo com a gente  na próxima quarta, 22/06, às 11h30!

Nesse hangout, o Otávio vai contar como constrói e mantém uma rede de relacionamentos desde os tempos em que era vendedor, e como isso é a base do sucesso que ele tem hoje. Marque aí na sua agenda e participe com a gente! Vai ser muito bom! Clique aqui para acessar o link.

Por agora, vamos começar com uma dica preciosa sobre o primeiro momento decisivo de um relacionamento.

Momento Decisivo 1: A conquista

As escritora Maya Angelou uma vez disse: “Pessoas não se lembram do que você disse, mas se recordam de que como você as fez se sentirem.”

Em um primeiro contato profissional você só será memorável se, além de trazer uma nova informação para quem acaba de conhecer, conseguir provocar uma sensação a partir disso.

Seu interlocutor ficou preocupado? Ansioso? Entusiasmado? E o mais importante: era o que você esperava que ele sentisse?

Portanto, além de ser claro naquilo que comunica, tenha clareza de qual é a sensação que busca provocar com aquilo.  Dizer que “esse parafuso tem a tecnologia mais avançada do mercado” pode ser uma mensagem clara, mas de fácil esquecimento.

Já dizer que “a segurança e conforto que você precisa para conseguir trabalhar sentado só pode ser proporcionada por um parafuso com essa tecnologia” faz com que você tenha mais chances de ser lembrado, por ter feito a pessoa se conectar a uma imagem e, logo, a uma sensação.

A partir disso, aumentam também as chances de que você consiga a esperada ação de marcar uma reunião e levar o relacionamento a um próximo nível.

Momento Decisivo 2: A união

Então depois da primeira veio a segunda, a terceira, a quarta reunião, e agora você está próximo de fechar um bom negócio.  O que dizer mais, se tudo já foi dito? Que história contar se agora já é tudo conhecido? Em um próximo post, vamos nos aprofundar em algumas dicas sobre a comunicação nos momentos que antecedem o fechamento de um negócio.

Momento Decisivo 3: O recomeço

O negócio foi fechado, mas depois de um tempo alguns desencontros aconteceram e o relacionamento esfriou. Seu cliente quer encerrar o contrato. Como a comunicação pode te ajudar a reverter essa situação e reconquistar seu cliente? No fim desse mês teremos um post dedicado a esse tema.


Quer se manter conectado e mais relacionado com a SOAP?

Siga a gente no Linkedin, Facebook e Twitter para saber de próximas novidades e nos contar o que mais você quer saber nesse espaço, para esquentarmos nossa relação!

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Tags: apresentação corporativa, apresentações profissionais, comunicação corporativa, momentos decisivos

Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios

Comunicação empresarial
28/12/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França