Conheça as principais diferenças entre apresentações amadoras e profissionais e saiba o que fazer para não se entregar ao amadorismo

Tempos atrás, profissionais que criavam apresentações profissionais em slides, por exemplo, para mostrar uma nova ideia ou projeto conseguiam verdadeiramente surpreender clientes e parceiros em potencial.

Treinamento SOAP
21/10/2022
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Tempos atrás, profissionais que criavam apresentações profissionais em slides, por exemplo, para mostrar uma nova ideia ou projeto conseguiam verdadeiramente surpreender clientes e parceiros em potencial.

Hoje, esses recursos digitais se tornaram cada vez mais comuns e grandes aliados de empresas na hora de exibir um produto ou fechar um negócio.

Isso significa que não existe mais espaço para apresentações amadoras no mundo corporativo moderno. Assim, se você deseja encontrar clientes em reuniões ou momentos decisivos, precisa considerar elaborar uma apresentação bem feita para vender sua ideia.

Caso contrário, o amadorismo pode surtir o efeito justamente oposto ao desejado: passar uma impressão de desleixo e falta de seriedade e profissionalismo. Ou seja: essa atitude pode acabar “afundando” sua ideia ou projeto.

Neste post, você vai aprender a identificar os elementos de uma apresentação amadora, uma profissional e saber como seguir no caminho certo. Acompanhe!

As principais diferenças entre apresentações amadoras e apresentações profissionais

Afinal, o que faz uma apresentação ser considerada amadora e quais são os elementos que a tornam mais profissional e cativante? Vamos entender em detalhes a seguir.

Apresentações amadoras

Como falamos, a presença de uma apresentação de slides não é suficiente para surpreender um cliente hoje em dia. No mundo altamente digital que vivemos, é preciso se dedicar mais à construção e planejamento desses itens para ter uma apresentação verdadeiramente profissional.

Confira quais são as características que marcam apresentações amadoras — e saiba o que evitar nas suas!

Falta de um roteiro

Não se planejar sobre o que vai ser falado pode ser uma grande armadilha. Apresentações precisam ser planejadas para fazer sentido e entregar o máximo de valor e informação relevante e de qualidade para a audiência, a ponto de enganá-la e fazer querer fechar um negócio com você.

Não criar um roteiro e exibir o produto ou ideia com base na memória pode resultar em um discurso marcado por informações desconexas.

Apostar no improviso

Todo profissional precisa ter jogo de cintura e saber improvisar em momentos difíceis. Mas a mágica da boa improvisação está justamente no planejamento e no estudo prévio.

Quando se está bem preparado, é mais fácil lidar com situações que fogem do previsto. Assim, não planejar sua apresentação e se apoiar apenas na arte da improvisação pode ser uma cilada.

Slides construídos sem lógica

Esse ponto está conectado à falta de roteiro e planejamento. Sem um roteiro, os slides não seguem uma linha de raciocínio, não apoiam os argumentos e não ajudam a vender a ideia de forma efetiva.

Lembre-se que apresentações profissionais servem de suporte ao que é falado, portanto, devem ajudar a trabalhar a mensagem da melhor forma e enriquecê-la. 

Sem slides bem construídos e sem o roteiro da fala, dificilmente seu público vai conseguir acompanhar o que você está querendo dizer.

Falta de informação sobre o assunto

Slides carregados de informação podem cansar e confundir o público. Contudo, o contrário também não é ideal. Apresentações de slides são recursos poderosos para acompanhar um discurso e ilustrar pontos, compartilhar dados, etc.

Use-as para tornar complementar e abrilhantar sua fala, aproveitando esses recursos gráficos para passar mensagens por meio de imagens que dizem mais que palavras.

Uso de vícios de linguagens

Para diversos clientes e parceiros, apresentações profissionais que não passam por uma revisão linguística refletem o amadorismo e são imperdoáveis. Portanto, a dica fundamental é cuidar do design e do conteúdo da sua apresentação.

Revise e peça que outras pessoas ou profissionais qualificados façam uma leitura cuidadosa dos seus slides.

Apresentações profissionais

No mercado corporativo contemporâneo, apresentações profissionais bem construídas podem ser decisivas na hora de conquistar um cliente e fechar aquele grande contrato. Veja os aspectos que você precisa considerar para fazer uma.

Planejamento e ensaio

Conforme comentamos, o improviso e o jogo de cintura às vezes fazem parte e podem até apontar uma saída para uma situação difícil. Por mais que parecer natural e espontâneo durante uma reunião seja interessante, por trás disso tem que haver um planejamento minucioso daquela apresentação.

Construa um roteiro bem amarrado do assunto que você vai apresentar, com começo, meio, fim e os pontos importantes que não podem ser esquecidos. Treine e pratique seu discurso, buscando estruturar melhor seus argumentos, exemplos e fala. Desse jeito, sua apresentação será percebida de forma profissional e eficiente.

Estudo do assunto

Lembra do improviso? Os Mestres do assunto sabem que para remediar uma situação de aperto, é preciso ter conhecimento e domínio de um determinado tema. Sendo assim, é sempre bom pesquisar e ler sobre o tópico que será abordado na apresentação antes.

Mesmo que seja um assunto muito familiar para você, procure saber quais são as novidades, tendências e novas opiniões de especialistas sobre o nicho. Dessa maneira, você passará ainda mais confiança e expertise no seu discurso.

Atenção aos vícios de linguagem

Mais uma vez, cuide do seu domínio gramatical e de pronúncia e elimine os vícios de linguagem. Tenha em mente que pessoas sempre tendem a desconfiar da reputação de uma empresa ou da informação passada quando o conteúdo envolve muitos erros gramaticais.

Se você não deseja passar essa imagem ou comprometer sua empresa, revise os slides e cuide da forma como você se comunica.

Linguagem não-verbal

Gestos, postura, expressões faciais, entre outros, tudo isso faz parte da comunicação não-verbal, que transmite mensagens tão significativas como por meio da fala. Perceba como você se comporta ao falar em público.

Mantenha a postura ereta, prefira gestos não muito exagerados e note se sua expressão facial acompanha o assunto que você apresenta. Muitas vezes, pessoas têm ótimo domínio de um assunto, mas, quando falam, parecem estar aborrecidas e acabam não engajando o público.

Cuidar dessa parte e fazer contato visual são aspectos importantes para dar dinamismo à apresentação, além de estabelecer uma relação de empatia com a audiência.

Construção de slides de forma pensada

Você não precisa ser um designer experiente para elaborar slides que fogem do amadorismo. Pense que uma apresentação de slides acompanha seu discurso, logo, ela precisa ter uma linha lógica e seguir sua fala, complementando as informações de forma pontual e relevante.

Nas apresentações, prefira slides com cores que harmonizem entre si, com imagens adequadas, fontes que dêem boa leitura e layout confortável e leve. É essencial ter em mente que o design de uma apresentação profissional não é apenas embelezar, mas utilizar esse recurso visual a favor da sua fala, potencializando seu discurso.

Como a SOAP ajuda você a criar apresentações de alto impacto

Você deseja revolucionar a forma como se comunicar e criar apresentações surpreendentes? A SOAP é uma consultoria de comunicação de alta performance que ajuda seus clientes a elaborar apresentações de grande profissionalismo e alto impacto.

Nossos clientes da multinacional Reckitt disseram: “Além de um prazo extremamente apertado, que nos contou muito sobre a agilidade do time SOAP, a qualidade do trabalho apresentado foi surpreendente.” 

“A convenção de Vendas da CIA é talvez o momento mais importante do ano, e ter o suporte da agência para uma apresentação desse porte foi chave para mais uma vez, a maior marca do Brasil surpreender!”

Já a WZ Advogados confirma: “Excelentes profissionais, super capacitados a entender nossos objetivos com a apresentação contratada, além de darem todo o suporte com ideias, melhor roteiro e forma de contar a narrativa. Super recomendo!”.

Quer impulsionar a qualidade e o alcance das suas apresentações profissionais e passar bem longe das apresentações amadoras? Conte também com a expertise da SOAP! Clique aqui para conhecer nossas soluções!

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