Adapte o seu discurso à Geração Y

Muitas vezes, alguns discursos ou artigos têm boa taxa de acessos, mas uma alta taxa de rejeição.

Treinamento SOAP
11/07/2016
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Muitas vezes, alguns discursos ou artigos têm boa taxa de acessos, mas uma alta taxa de rejeição. Já imaginou que um dos motivos disso pode ser o fato do conteúdo e da linguagem não se adaptarem à faixa etária do público que pretende atingir? Dentro desse contexto, você conhece bem a geração Y?

Quem pretende conquistar a sua audiência nos primeiros minutos, manter o público engajado e fiel, deve saber adaptar a sua comunicação. Por exemplo, o termo retuitar virou uma febre. Gostou de alguma coisa? Dá um retweet…

Você sabia que alguns termos criados pela geração Y foram parar no dicionário? Isso mesmo, até os dicionários estão se adaptando. Logo, se pretende obter sucesso na maneira de comunicar, precisa se adaptar também.

Há quem discorde, mas determinados termos estão roubando o espaço de algumas frases que usamos há anos e que estão agora cada vez mais esquecidas. Outro exemplo: qual foi a última vez que você ouviu alguém dizendo que ia enviar uma carta? Ou então passar um fax? E que vai compartilhar no Facebook?

Neste artigo vamos conversar sobre a geração Y. Falar qual é a faixa etária dessas pessoas, quais são as suas características. Com isso, você irá saber como agradar esse público. Confira!

Quem é a geração Y?

A geração Y é composta por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995. Algumas fontes mudam um pouco esses anos, mas a diferença não é grande e não influencia tanto no conceito.

Os nascidos nesse período são também conhecidos como millennials. Atualmente, se encontram na faixa de 27 a 42 anos. São pessoas ativas no mercado de trabalho e atuantes na economia, política e educação.

Quais são as características das pessoas da geração Y?

As pessoas da geração Y tem peculiaridades próprias da sua época, do mesmo modo que acontece nas gerações anteriores. 

Porém, entenda que não existe uma regra que define que todos se comportam desta ou daquela maneira. Por exemplo, nascidos no limite do período podem sofrer influências da geração anterior. Dito isso, conheça as principais características da geração Y.

Inovadores

A inovação é uma das características marcantes da geração Y. Como são pessoas ligadas na tecnologia e com soluções digitais, estão sempre em busca de novidades que facilitem o dia a dia.

Imediatistas

Como os millennials já tiveram acesso aos computadores, smartphones e a internet, querem que tudo aconteça de maneira rápida também. Portanto, são impacientes e imediatistas.

Ansiosos

Como gostam que as coisas aconteçam no seu tempo, os millennials se tornam ansiosos quando precisam esperar soluções de outras pessoas.

Inclusivos

As pessoas da geração Y prezam a inclusividade social e a diversidade e não têm medo de quebrar barreiras. Colocar em debate assuntos que eram considerados tabus. Lutam por igualdade racial, de gênero entre outros.

Desapegados

O público da geração Y não se preocupa em ter posses de imóveis, carros e seguir uma carreira até o fim. Preferem boas experiências e eficiência. Tanto é que são grandes usuários de transportes como o Uber, alugam espaços de lazer e trabalho.

Prezam a sustentabilidade

A geração Y se preocupa com a maneira em que nossos bens e serviços são produzidos. Desse modo, prezam a sustentabilidade e buscam meios sustentáveis e renováveis de produção. Não acreditam que para produzir vale tudo, mesmo que haja escassez de recursos naturais.

Por que é necessário adaptar o discurso às gerações?

Adaptar o discurso às gerações é importante para que as nossas apresentações consigam convencer e fidelizar os nossos colaboradores, clientes, investidores e parceiros de negócios.

Por isso, é essencial que os apresentadores e criadores de conteúdo elaborem materiais que usem a linguagem da faixa etária do seu público-alvo. Portanto, os slides, o som, o ambiente, devem ser preparados para atender a geração que vai participar da audiência.

Como criar discursos que agradem à geração Y?

Para criar discursos que agradem à geração Y, os apresentadores devem usar as características das pessoas dessa faixa etária a seu favor. Então conheça as nossas dicas:

  • inovadores: ofereça sempre novidades com tecnologia para facilitar a vida dos millennials;
  • imediatistas: faça a apresentações que vão direto ao assunto, evite fazer muitos rodeios;
  • ansiosos: ofereça soluções rápidas que atendam às suas necessidades;
  • inclusivos: seja o mais democrata possível, ofereça produtos e soluções que atendam todos os gostos;
  • desapegados: tenha produtos que não exigem fidelidade e que podem ter seus contratos cancelados com facilidade;
  • prezam sustentabilidade: fique atento com a maneira que os seus produtos são produzidos, busque matéria-prima e meios de produção renováveis.

Como treinamentos em comunicação podem ajudar a elaborar apresentações para a geração Y?

Empresas reconhecidas pelo mercado que oferecem treinamentos em comunicação lidam diariamente com diferentes gerações, certamente, a geração Y é uma delas. A SOAP, atua desde 2003 apresentações profissionais de alta performance.

A SOAP já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas. Atua tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.

Citamos essa experiência, porque a SOAP está organizada em 2 linhas de negócios: consultoria em apresentações e treinamentos para que você e sua equipe criem, dentro de casa, apresentações estratégicas. Seja qual for a sua escolha, saiba que obterá conhecimento para lidar com os millennials.

Então, agora que conhece as particularidades da geração Y, seja flexível, adapte e modele as suas apresentações para engajar as pessoas dessa faixa etária. 

Afinal, os millennials, além de fazerem parte da grande massa de trabalhadores, fazem parte dos grandes grupos de consumidores do mercado.

Achou o assunto sobre a geração Y interessante? Gostaríamos de lhe convidar para ler o nosso artigo sobre: 8 diferentes perfis de uma audiência e como lidar com eles.

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, narrativa

Posts Relacionados

7 dicas valiosas de como gerar conexão com sua audiência em apresentações

Apresentações
09/01/2023
leia agora

Use essas 5 técnicas para despertar impacto emocional no seu público e arrasar em reuniões e apresentações

Audiência
31/10/2022
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França