4 dicas ‘reais’ para ser um grande apresentador

Um estudo publicado em 2015, pelo jornal inglês Sunday Times, comprova que o medo de falar em público é um dos maiores medos das pessoas (41%), ficando atrás de problemas financeiros (22%) e até mesmo da morte (195).

Treinamento SOAP
11/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Um estudo publicado em 2015, pelo jornal inglês Sunday Times, comprova que o medo de falar em público é um dos maiores medos das pessoas (41%), ficando atrás de problemas financeiros (22%) e até mesmo da morte (195). Agora, imagine um apresentador que tem medo de falar em público e ainda é gago.

Imaginou? Hollywood também. Este é o assunto principal do filme O Discurso do rei. Após a morte do rei George V e à abdicação ao trono do filho mais velho, Eduardo VIII, Bertie, que sofre de gagueira desde jovem, é coroado rei George VI da Inglaterra.

O filme conta a história de superação de Bertie, ao ter de lidar com um país à beira da guerra e sedento de um líder. E como comandar a Inglaterra sem conseguir falar?

Sua esposa, Elizabeth, a futura Rainha Mãe, recomenda que o marido se consulte com um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. A partir daí, o rei passa por um processo maluco, que tem um pouco de técnicas fonoaudiológicas e muito de coaching para conseguir realizar o seu mais importante discurso e inspirar o povo.

O longa-metragem que ganhou 4 estatuetas do Oscar, dentre elas a de melhor filme, deixa importantes lições para quem, em algum momento da vida, precisa enfrentar as dificuldades de falar em público. Seja na política ou em outras áreas de atuação a habilidade discursiva é muito importante para cativar e engajar pessoas.

Nós aqui da SOAP acreditamos que qualquer um pode transformar-se em um grande apresentador. E para te ajudar, separamos 4 lições básicas do file para melhorar o seu desempenho:

1. Acredite na sua mensagem

Com certeza você domina o conteúdo que irá apresentar. Mas só isso não basta. Uma das suas primeiras lições é entender o perfil da audiência, o nível de conhecimento que ela tem sobre o assunto, o quanto ela pode estar confortável ou desconfortável com o que você tem a dizer. Com esse prepara você diminui as “saias justas”.

2. Busque ajuda

Só após aceitar a ajuda de Elizabeth e Lionel, o rei conseguiu discursar e representar com excelência o país. Ao ensaiar a sua apresentação grave sua performance. Depois assista com um olhar crítico, identificando pontos de melhoria. Ainda assim não consegue destravar? Busque ajuda de especialistas que podem te ajudar a aplicar conceitos gerais ou até mesmo em um atendimento personalizado.

3. Invista tempo

O rei George VI dedicou longas horas na tarefa de superar suas falhas, livrou-se de pré-conceitos e não abriu mão do reinado. Para ser um bom apresentador é preciso arregaçar as mangas e dedicar algumas horas nisto. Não existem hacks ou atalhos. O sucesso está em treinar, treinar e treinar!

4. Equilibro emocional

Buscar o autocontrole é essencial. Mas sabemos que está longe de ser fácil. Deixe de lado pensamentos que despertem ansiedade: “E se eu gaguejar, se esquecer um dado importante, se o público rejeitar minha ideia”. Troque eles pelas oportunidades que terá ao final dessa apresentação: “Consegui mostrar a minha competência”, “Serei promovido”, “Essa venda é minha”.

Gostou do conteúdo? Além do blog, você pode nos seguir no LinkedIn, Instagram e YouTube e receber mais dicas em primeira mão para ser um grande apresentador!

Fundo preto com homem de barba branca e camisa branca segurando um microfone e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - 9 dicas para ensaiar para sua apresentação".


Posts Relacionados

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Como melhorar a dicção com 5 dicas

Oratória
12/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França