Apesar dos inúmeros efeitos negativos, a pandemia contribuiu para a evolução da tecnologia em apresentações, principalmente, com o modelo remoto.
Apesar dos inúmeros efeitos negativos, a pandemia contribuiu para a evolução da tecnologia em apresentações, principalmente, com o modelo remoto. Muitos de nós, fomos adotando algumas ferramentas sem até mesmo perceber e hoje, elas fazem parte do dia a dia.
Entretanto, usar recursos de tecnologia para criar engajamento em apresentações profissionais ainda gera dúvidas em algumas pessoas. O quanto é necessário, o que usar e o principal: melhorar a experiência de todos? A resposta para essa pergunta dependerá do modelo de evento e do público.
No caso de formatos como os do TED, por exemplo, com pitches curtos, apresentadores extremamente eloquentes e habilidosos, não é preciso nada além da fala. Já numa apresentação em que a participação e a interação da plateia é bem-vinda (e desejada), provavelmente a solução seja investir em recursos tecnológicos.
Em busca de um maior esclarecimento sobre o uso da tecnologia para criar engajamento em apresentações, fomos atrás da opinião de especialistas no assunto. Conversamos com Guilherme Corrêa Neto, sócio-diretor da Digital Solvers, empresa focada em soluções interativas para eventos, convenções e pequenas reuniões.
Além disso, pinçamos algumas tendências apresentadas no SXSW, festival de inovação, música e cinema, que acontece em Austin, no Texas, desde 1987. Neste artigo, você confere tudo que descobrimos a respeito. Continue a leitura!
Um levantamento da Scientific Leaders mostrou que a atenção de uma audiência começa alta na exposição da ideia, mas cai gradativamente após cinco a dez minutos.
Quem sabe usar a tecnologia a seu favor consegue colher benefícios para criar engajamento em apresentações, seja para o formato presencial ou remoto. Saiba como:
Com o uso de tecnologias, seja para a plateia fazer perguntas, seja para outras interações, o tempo de atenção do público aumenta. Com isso, a tendência é que as pessoas absorvam o que está sendo passado de maneira mais eficiente e intuitiva.
O que pode fazer a diferença em uma apresentação, portanto, é a capacidade de engajar a audiência. A partir do momento em que a pessoa participa de uma apresentação, ela passa a fazer verdadeiramente parte daquilo. O conteúdo torna-se algo construído a quatro mãos e, dessa forma, é mais fácil reter a mensagem.
É nessa hora que a tecnologia faz a diferença. “Algumas ferramentas ajudam demais no quesito” aumento da interação das pessoas”, inclusive em tempo real. “Promovem isso dando mais voz ao público, gerando colaboração e insights”, afirma Guilherme.
A grande contribuição que a tecnologia traz para o universo das apresentações é a de enriquecer a experiência e gerar aquele “efeito uau”.
Alguns recursos, como a realidade virtual, fazem a plateia ficar “imersa” na narrativa. Mais do que assistir, ela experiencia a mensagem e, consequentemente, a absorve de forma orgânica e inesquecível.
Durante o SXSW, que aconteceu em março, foi possível ter um aperitivo de como esse tipo de recurso está impactando o mundo das apresentações. A Sony fez demonstrações num espaço batizado de Wow Studio. Toda experiência foi baseada na tentativa de responder à seguinte questão: a tecnologia enriquecerá a criatividade humana?
Para isso, foram criadas situações sensoriais e relações entre os visitantes e as tecnologias do estande, buscando melhorar a experiência da audiência por meio da realidade virtual (VR) e da realidade aumentada (AR).
A tendência é que a realidade virtual esteja mais presente nas apresentações. Iniciativas, como a da montadora alemão Audi, que, em 2015, foi a primeira a usar realidade virtual para apresentar um novo modelo de carro, são cada vez mais comuns.
Os recursos sonoros, visuais e toda a animação que a tecnologia oferece nos slides ficam gravados na mente do público. Dessa maneira, um som ou uma imagem semelhante ao da apresentação leva as pessoas a lembrarem da ideia, ou do produto. Isso ajuda as marcas a se tornarem referências no mercado.
Se a realidade virtual ainda não é uma possibilidade para sua empresa, existem outros recursos que também podem enriquecer suas apresentações:
Hoje, o mobile é um recurso que deve ser entendido (e usado) como uma segunda tela em eventos. Um dos aplicativos mais requisitados pelos clientes da Digital Solvers em apresentações é o MeToo.
Esse app possibilita a aplicação e realização de enquetes em tempo real, chat de grupo, moderação, captação de perguntas de participantes em qualquer lugar do mundo, feedbacks (inclusive de forma anônima, portanto, bem sinceros) e acesso a informações atualizadas sobre o evento.
A chance de opinar, mandar dúvidas e percepções via celular durante uma palestra aumenta a participação ativa com agilidade.
Evita repetições de perguntas, brechas para falas prolixas ao microfone ou interrupções a todo momento — o apresentador tem tudo compilado e acessa o conteúdo quando quer. O resultado é:
Para nos apresentarmos de maneira eficiente, precisamos de alguns equipamentos para nos auxiliar. Conheça os principais:
Esteja sempre preparado e não perca a oportunidade de apresentar um produto ou ideia. Saiba que você não precisa mais carregar peso, passar cabos, subir em escadas para projetar as suas audiências.
Os projetores de bolso permitem que o apresentador conecte os seus slides diretamente no celular. Como estamos sempre acompanhados dos nossos smartphones, basta encontrar uma parede.
Passador de slides ou apresentador multimídia é um equipamento que possibilita aos apresentadores terem mobilidade em suas apresentações.
Afinal, não há nada mais tedioso do que participar de uma audiência em que a pessoa fica sentada em um canto do auditório e presa ao computador. São ferramentas pequenas, que podem até mesmo serem levadas no bolso da camisa.
Os quadros interativos são equipamentos que oferecem mais recursos e experiências do que os monitores convencionais. Funcionam como se fosse um grande tablet onde o apresentador pode escrever ou desenhar no momento que quiser.
A SOAP está no mercado de apresentações profissionais desde 2003. Nessas praticamente duas décadas criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas. Essa atuação é tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.
Podemos concluir que se trata de uma empresa que pode ser considerada referência no mercado. Para ajudar você e sua equipe, a SOAP oferece soluções de consultoria em apresentações e treinamentos, assim conseguiram criar, dentro de casa, apresentações estratégicas.
Saiba que para atrair e convencer clientes, fornecedores e parceiros de negócio é necessário conhecer as boas práticas das apresentações corporativas. Afinal, esse trabalho requer técnicas específicas de comunicação.
Ao contrário daqueles que acreditam que nasceram com o dom da fala, qualquer pessoa bem treinada pode apresentar e comunicar bem e de maneira profissional. Sempre, que precisar, busque ajuda com o time da SOAP.
Então, o propósito do uso da tecnologia nas apresentações, vai além de gerar impacto, impressionar ou escolher entre efeitos modernos e inovadores.
Recursos hi-tech, conseguem oferecer uma verdadeira experiência e, com isso, elevam o grau de entendimento do público. Trata-se de tornar a comunicação mais acertada — o que, afinal, é o principal objetivo de qualquer apresentação.
Gostou do conteúdo? Continue aprofundando o seu conhecimento no assunto, conheça as soluções da SOAP (consultoria de apresentação).