Por que investir na qualificação profissional importa? Entenda

Desde crianças os nossos pais e professores nos aconselham a estudar para obtermos sucesso em nossa carreira e na vida pessoal.

Treinamento SOAP
29/06/2022
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Desde crianças os nossos pais e professores nos aconselham a estudar para obtermos sucesso em nossa carreira e na vida pessoal. Evidentemente, a qualificação profissional, por meio dos estudos, segue essa linha de raciocínio e conselho desses educadores.

Atualmente, a velocidade da tecnologia nos obriga a investir em nossa formação profissional para continuarmos no mercado. As novas maneiras de trabalhar, oferecer produtos, e lidar com as pessoas nos força a atualizar os nossos conhecimentos.

Segundo um artigo da agência de notícia da indústria, 9,6 milhões de pessoas precisarão se atualizar até 2025. De acordo com essa matéria, as empresas preferem profissionais capazes de executar funções mais complexas.

Elaboramos este artigo para você entender como a qualificação profissional vai lhe ajudar a sobreviver em ambientes de grande concorrência. Vamos falar dos benefícios, listamos dicas para potencializar a carreira e apresentaremos um curso de formação profissional.

Vamos lá!

Benefícios da qualificação profissional

Quando uma pessoa decide investir na qualificação profissional. Ela consegue colher uma série de benefícios. Confira quais são eles:

  • inserção profissional;
  • conquistar promoção;
  • aumento do conhecimento;
  • aprimoramento/novas competências/habilidades;
  • maior produtividade;
  • diferenciação no mercado de trabalho;
  • networking.

Compreenda como funcionam os benefícios da qualificação profissional com mais detalhes.

Inserção profissional

Quando uma pessoa pretende se inserir no mercado de trabalho. Uma das primeiras exigências que ela deverá providenciar é comprovar a qualificação profissional para a vaga ofertada. Isso serve tanto para os mais novos, quanto para os mais experientes.

Conquista de promoção

As pessoas que pretendem dar um up na carreira dentro da mesma empresa, devem buscar a qualificação profissional. Pois, grande parte das instituições solicitam como pré-requisitos para promoções de cargos a comprovação de cursos para a nova ocupação.

Aumento do conhecimento

Os cursos de formação profissional aumentam o conhecimento técnico e também o marketing pessoal. Portanto, as pessoas se beneficiam tanto na carreira quanto na vida fora do ambiente de trabalho. Isso acontece porque as instituições que ministram cursos e treinamentos profissionais criam currículos multidisciplinares.

Aprimoramento de novas competências e habilidades

A qualificação profissional proporciona aos trabalhadores o aprimoramento de novas competências e o desenvolvimento das habilidades do futuro. Conhecidas pelos termos — soft skills e hard skills.

As soft skills estão mais relacionadas com o comportamento pessoal dos indivíduos. Enquanto as hard skills são consideradas como o conhecimento técnico. Em ambos os casos é possível aproveitar o melhor de cada uma delas por meio da qualificação profissional.

Maior produtividade

Quando trabalhamos em algo que obtivemos conhecimento por meio da formação profissional, aumentamos a nossa produtividade. A razão disso é porque não perdemos tempo fazendo consultas ou corrigindo erros básicos.

Diferenciação no mercado de trabalho

A maneira formal de demonstrar diferenciação no mercado de trabalho é a comprovação de cursos de formação profissional. Os profissionais qualificados são uma espécie de grupo de elite que se diferenciam daqueles que permanecem estagnados no trabalho.

Networking

O networking é a rede de relacionamentos que devemos montar durante a nossa vida profissional. Os cursos de capacitação são uma espécie de vitrine de oportunidades para conhecermos outras pessoas. 

Essas ocasiões são ideais para os profissionais se conhecerem, trocarem contatos e se mostrarem para o mercado.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador

Dicas para potencializar sua formação profissional

Quem pretende acompanhar as mudanças na maneira de trabalhar e se tornar um profissional do futuro,  deverá saber como potencializar e aproveitar o que a qualificação profissional proporciona, além de se atentar também a postura e imagem profissional. Veja as nossas dicas:

Priorize as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho valoriza as pessoas que têm determinadas habilidades. Elas podem ser natas ou desenvolvidas por meio de formação profissional. Conheça as principais:

  • comunicação;
  • adaptabilidade;
  • inteligência emocional;
  • criatividade.

Entenda melhor cada uma dessas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Comunicação

Ditos populares como — “Quem tem boca vai à Roma”, nos faz perceber a importância da comunicação. Nesse contexto, compreendemos que o bom comunicador consegue atingir os seus objetivos, seja se deslocando ou vendendo algo.

Quando citamos “vendendo algo”, não queremos dizer que apenas os vendedores se beneficiam da comunicação. Apresentadores, médicos, engenheiros, políticos, produtores de conteúdo entre outros devem ser bons comunicadores para atingir seus objetivos.

Adaptabilidade

Fazendo uma analogia com o mundo animal, o mercado de trabalho nos faz agir como o camaleão. Devemos aproveitar os conhecimentos obtidos na qualificação profissional para nos adaptarmos às mais variadas situações do dia a dia.

Um exemplo disso, foi a crise gerada pela pandemia que se agravou em 2020. Tanto as empresas quanto os trabalhadores, de modo geral, tiveram que se adaptar às novas exigências do mercado de trabalho, seja para vender, produzir e até mesmo manter os empregos.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de controlarmos as nossas emoções de um modo racional. Seria uma forma de usarmos aquele conselho de contar até 10 antes de tomarmos uma atitude mal pensada, principalmente quando estamos inseguros.

Normalmente, a inteligência emocional deve ser usada quando somos expostos a situações de stress no ambiente de trabalho. Existem pessoas que têm a  capacidade de lidar melhor com diferentes situações, por se conhecerem melhor.

Para aquelas pessoas que acreditam não ter controle emocional, a qualificação profissional pode ajudar, pois nos tornamos mais confiantes nas nossas atividades laborais.

Criatividade

Quanto mais estudamos e nos expomos a novas atividades, maior é a nossa atividade cerebral. Isso aumenta as nossas conexões neurais e nos torna mais criativos.

Atualmente, as empresas incentivam e buscam colaboradores criativos. Pessoas que usam a criatividade, conseguem melhorar processos de trabalho, facilitar as rotinas e aumentar a produção.

Participe de eventos na área de interesse

Quem deseja qualificação profissional deve ser curioso e ficar sempre atento aos eventos na sua área de interesse. Siga as redes sociais de empresas e fornecedores da sua área de atuação.

Desse modo, participe de palestras, treinamentos e lançamentos de produtos e serviços. Saiba que executivos e líderes de equipe valorizam profissionais que se mostram interessados em novidades.

Invista em cursos online

Os cursos na modalidade online democratizaram a maneira de estudo e aprendizagem. Seja por terem menores custos ou pela grande variedade de disciplinas disponíveis para as pessoas se qualificarem.

Além disso, o desenvolvimento da tecnologia digital, permite que as escolas consigam oferecer os seus cursos e matérias com a mesma qualidade da modalidade presencial.

Dessa maneira, invista sem moderação em cursos online no seu processo de formação profissional. Afinal, essa opção permite que você se qualifique sem sair do conforto do seu lar, em horários adequados com sua rotina pessoal e de trabalho.

A escola SOAP

A escola SOAP é fruto do trabalho da experiência de dezenas de anos dos seus profissionais. Com base nas exigências do mercado, os seus criadores desenvolveram cursos na área de apresentações e comunicação para o público B2C.

Para você que busca qualificação profissional e acredita no poder de comunicação. A escola SOAP disponibiliza cursos tanto para apresentações quanto para quaisquer conteúdos digitais. Confira:

  • Comunique-se!;
  • Storytelling!;
  • Uau! Design;
  • Super! Oratória;
  • Jornada! SOAP.

Comunique-se!

Nesse curso você aprenderá a vender o seu projeto e a sua ideia, seja qual for a ocasião. Desenvolverá a arte do convencimento das pessoas e entenderá como os grandes líderes se comunicam.

Storytelling!

Saiba como criar roteiros para as suas ideias e criar histórias, dentro do contexto do trabalho que pretende apresentar para o público. No decorrer de 4 módulos desse curso você conhecerá algumas regras de ouro para emocionar e convencer as pessoas.

Uau! Design

Esse curso foi desenvolvido para quem pretende criar boas artes sem ser design. Tanto para apresentações quanto para conteúdos digitais em geral. O aluno vai colocar a mão na massa, desenvolver a criatividade.

Super! Oratória

A arte de falar em público encanta qualquer pessoa. Esse curso de oratória é descomplicado e vai lhe ajudar a conquistar o público nas suas apresentações e treinamentos. Prepare-se para dar um show!

Jornada! SOAP

A jornada! SOAP é um pacote que aborda três cursos, o Storytelling!, Uau! Design e Super! Oratória.

Então, esperamos que este artigo, tenha demonstrado a importância da qualificação profissional, na carreira e na vida pessoal. Busque desenvolvimento por meio de cursos e seja cobiçado pelas melhores empresas e clientes. Alcance patamares acima da média.

Achou os cursos da SOAP interessantes? Conheça agora com detalhes a escola SOAP.



Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Inteligência artificial e criatividade: como conciliar e propor novas ideias?

Qualificação profissional
28/07/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França