Marketing pessoal: como vender seu peixe e se destacar no mercado?

É provável que você já tenha percebido como uma estratégia de marketing bem feita tem o poder de criar uma imagem favorável sobre determinado bem ou produto, aumentando o desejo e consequentemente o valor agregado.

Treinamento SOAP
16/12/2022
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É provável que você já tenha percebido como uma estratégia de marketing bem feita tem o poder de criar uma imagem favorável sobre determinado bem ou produto, aumentando o desejo e consequentemente o valor agregado.

Agora imagine o que essas ferramentas podem fazer por você? O marketing pessoal é muito importante para transmitir uma imagem condizente com seus objetivos e garantir uma maior valorização das suas habilidades e melhorar sua qualificação profissional.

Ficou interessado? Então, venha com a gente e confira algumas dicas para se destacar no mercado. Entenda!

Entenda o que é marketing pessoal

Você já deve ter se perguntado o que leva uma pessoa a escolher comprar em uma loja ao invés de outra com produtos semelhantes e até mais caros. Ou então questionou por que alguém com menos qualificações conseguiu uma vaga de emprego que seria perfeita para você.

A resposta para essas perguntas pode estar no marketing pessoal. Em linhas gerais ele consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam você ou sua marca a se posicionar no mercado através da valorização dos seus pontos fortes, fortalecendo sua imagem e transformando você em referência no seu segmento.

Para isso é importante ter consciência das suas melhores habilidades e como elas podem impactar no dia a dia das pessoas. Esse é um exercício diário para que a imagem certa seja construída de maneira coerente através de atitudes, discurso, posicionamento e até mesmo suas postagens nas redes sociais.

É necessário destacar que não estamos falando de ego ou auto exaltação. A ideia do marketing pessoal é aumentar o seu valor diante do seu público-alvo, melhorando seu posicionamento no mercado através de uma imagem com credibilidade e autoridade.

Descubra por que isso é importante

Construir uma imagem forte e trabalhar seu marketing pessoal é muito importante. Isso garante que as pessoas acreditem e apostem em você antes mesmo de ver seu trabalho na prática. Da mesma forma, o valor que elas se dispõe a pagar por ele também vai aumentar.

Em um mercado saturado e cada vez mais competitivo esse pode ser o diferencial que vai fazer com que o seu cliente em potencial escolha contratar você ao invés do seu concorrente. Imagine que você venda um produto. Sua imagem será automaticamente conectada à sua atividade.

Você já desejou comprar alguma coisa só porque foi indicada por alguém que você admira? A ideia é basicamente a mesma Se as pessoas acreditarem em você, com certeza também vão acreditar naquilo que está sendo vendido. Se se identificarem com o que você diz e seu estilo de vida, sua influência também será maior, aumentando o desejo pelo seu produto.

Ao trabalhar bem a sua imagem, principalmente nas redes sociais, as pessoas serão atraídas pelo seu conteúdo e começarão a se interessar por tudo o que você apresentar. Pense que você é sua marca. E o sucesso da sua marca está relacionado à imagem que as pessoas fazem dela.

Saiba como fazer um bom marketing pessoal

Ao chegar até aqui, você já entendeu a importância de valorizar a sua imagem para um bom posicionamento no mercado de trabalho. Mas como conseguir fazer isso na prática? Continue lendo para conferir algumas dicas que farão toda a diferença.

Defina um objetivo a ser conquistado

O primeiro passo para conquistar um bom posicionamento no mercado é definir um objetivo. É importante entender as exigências do seu nicho e o público que deseja alcançar.

Portanto, questione o que deseja alcançar. Se tornar um palestrante de sucesso? Conquistar novos clientes? Ganhar uma promoção no seu emprego? Conseguir um trabalho melhor? Essas são questões básicas que precisam ser avaliadas para criar uma estratégia de marketing pessoal eficiente.

Aprimore suas habilidades de comunicação

Aprender a se comunicar está mais relacionado ao que o outro entende do que efetivamente ao que você diz. Portanto, é necessário saber quem é o seu ouvinte e se ele tem interesse em ouvir o que você quer falar. A partir daí está na hora de trabalhar como transmitir sua mensagem.

Dessa forma, antes de sair falando é necessário aprender a ouvir. Essa atitude vai aproximar te aproximar do seu público e permitir uma troca enriquecedora, fortalecendo seu discurso. Na hora de se apresentar, preste atenção na sua postura ao falar, assim como no tom de voz. E aprenda a contar histórias. São raras as pessoas que saem da sala antes de saber o desfecho.

Pratique o autoconhecimento

Boa parte de uma estratégia de marketing pessoal é saber quem você é. Tentar transmitir uma imagem muito distante da realidade geralmente soa falso e é facilmente percebido pelo espectador. Da mesma forma, o risco de você cair em contradição é grande. Nesse contexto, a prática do autoconhecimento faz muita diferença.

Entenda quem você é, quais os seus valores e limites. Se você é uma pessoa naturalmente mais reservada, por exemplo, use isso a seu favor ao invés de tentar parecer mais extrovertida. Ao identificar seu diferencial competitivo ficará mais fácil acreditar no seu potencial e evidenciar isso para o mundo.

Construa uma rede de networking

Tão importante quanto quem você é, são as pessoas com as quais se relaciona. É importante ter bons contatos no seu segmento. Eles vão agregar à sua carreira de inúmeras formas, como a realização de parcerias e indicações de clientes.

Procure participar de feiras, cursos, eventos e grupos relacionados à sua área de atuação. Esses locais costumam agregar pessoas com interesses parecidos e as chances de conseguir bons contatos são ótimas. É importante sempre aproveitar as chances de conhecer gente nova.

Invista em qualificação

Para garantir um bom posicionamento no mercado não basta apenas conhecer as pessoas certas e cultivar uma boa imagem. Também é necessário investir na sua qualificação. Alguns setores demandam atualização constante, como as áreas ligadas à tecnologia.

Dessa forma, para superar a concorrência é necessário estar sempre por dentro do que acontece de novo. Aproveite para agregar conhecimentos de áreas diversas que possam impactar de forma positiva sua carreira, como um novo idioma ou habilidades complementares, ainda que não estejam diretamente relacionadas ao que você faz.

Trabalhar seu marketing pessoal certamente irá levar você mais longe. E a SOAP tem as ferramentas certas para ser uma grande aliada no seu desenvolvimento profissional.

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