Para muita gente, as apresentações podem ser momentos de tensão.
Para muita gente, as apresentações podem ser momentos de tensão. Afinal, é uma responsabilidade grande passar uma mensagem importante, que pode render negócios fechados e clientes prospectados, por exemplo. Mas você sabe o que não fazer em uma apresentação, para garantir que tudo corra bem?
De fato, erros e falhas podem acontecer eventualmente. Como esquecer de mencionar determinada informação ou ultrapassar o tempo reservado para a reunião. Mas muita coisa pode ser evitada, e vale a pena saber um pouco mais a respeito delas para conseguir se preparar melhor.
Por isso, fizemos uma lista com cinco erros recorrentes e separamos algumas dicas de como evitá-los e conseguir brilhar em momentos importantes. E assim, fazer excelentes apresentações corporativas. Confira!
Embora cada caso seja diferente, os cinco erros que separamos estão presentes em diversos tipos de apresentações: acadêmicas, institucionais, comerciais, entre outras.
Por isso, leia com atenção sobre o que não fazer em uma apresentação, porque essas são lições para a vida toda. A lista de erros que não devem ser cometidos está aqui!
Nada de iniciar uma apresentação sem ter um roteiro persuasivo e pronto para seguir. É indispensável que você saiba o que deve falar e em qual parte da apresentação a informação se encaixa melhor.
Esse é um recurso importante para organizar a linha de pensamento e evitar o nervosismo. Além de ajudar a passar informações mais consistentes e que seguem uma lógica, e até mesmo causem impacto emocional no interlocutor.
Isso não significa que a apresentação deve ficar engessada. Quando o momento permitir, você pode inserir toques pessoais ou que tenham a cara da empresa na mensagem, sem perder o fio condutor do assunto.
Os slides são excelentes ferramentas para ajudar a guiar uma apresentação comercial. Entretanto, de nada adianta se eles forem desleixados, feios e pouco atrativos.
Primeiro, porque você mesmo se perde quando não há organização estética e visual. Segundo, porque quem assiste à sua apresentação perderá o interesse rapidamente, e ainda sairá com uma má impressão do seu desempenho profissional.
Procure usar plataformas que ajudem a estruturar uma apresentação coesa e com elementos organizados. Além de efeitos especiais e recursos que incrementam o que você quer mostrar. É assim que você consegue impressionar!
Nunca vá para a apresentação sem estudar e dominar realmente o assunto. Esqueça de vez a ideia de que o improviso pode dar certo, porque isso nem sempre é a melhor opção.
Uma fala despreparada gera confusão para você e para quem te escuta. E um ruído na comunicação pode gerar uma série de prejuízos e desencontro de informações.
Portanto, estude bem o que você vai apresentar e procure dominar o assunto. Mostre confiança naquilo que você precisa repassar e esteja preparado para tirar dúvidas e responder perguntas.
Mas ter certeza do que sabe não pode ser sinônimo de apresentações muito técnicas e complicadas. É claro que determinados temas exigem uma abordagem mais profissional.
E isso também varia conforme o seu público. Entretanto, no geral, é fundamental preparar apresentações acessíveis e objetivas, que passem mensagens claras e que acertem de vez o seu interlocutor.
Não saber como se expressar pode prejudicar bastante a sua apresentação. Isso inclui falar muito rápido, muito alto ou muito baixo, e não ter domínio corporal.
Treinar na frente do espelho pode parecer uma dica juvenil, mas pode acreditar: ela faz a diferença para que você se aperfeiçoe.
Afinal, poderá observar todos os seus movimentos e trejeitos e fazer as adaptações necessárias para uma apresentação impactante.
Agora que você sabe o que não fazer em uma apresentação, é hora de saber como se preparar para ela! E a dica mais assertiva é: jamais deixe tudo para última hora.
Se você sabe a data da apresentação, organize-se com antecedência. Assim, você terá tempo para treinar, testar equipamentos e recursos, corrigir algo e ajustar o tempo.
Organize também as ferramentas que você vai utilizar, como slides, computadores, caixas de som e assim por diante.
Na medida em que tudo isso entra nos eixos, dedique-se à sua preparação. Para isso, você pode apostar em nossos cursos SOAP Apresentações e SOAP Apresentador. Que tal conhecê-los agora mesmo e turbinar a sua apresentação? Prepare-se conosco e garanta excelentes resultados!