Quais aspectos ajudam a formar um bom profissional? Muitas pessoas ao lerem essa pergunta pensam quase que imediatamente nas questões técnicas do trabalho.
Quais aspectos ajudam a formar um bom profissional? Muitas pessoas ao lerem essa pergunta pensam quase que imediatamente nas questões técnicas do trabalho. No entanto, habilidades como a comunicação também são fundamentais nessas relações. E é isso o que a SOAP faz: te ajuda a se comunicar melhor.
Mas, por que isso é importante? De acordo com a pesquisa “Communication barriers in the modern workplace”, elaborada pelo jornal The Economist, de 403 executivos americanos entrevistados, 44% afirmam que a falta de comunicação provocou atrasos e falhas nos projetos.
Além disso, outros 18% disseram que as falhas nos processos de comunicação geraram consequências graves nas vendas da empresa. Ou seja, resultados que nenhum gestor quer para os seus negócios.
Quando a SOAP surgiu, há 20 anos, os desafios de comunicação eram outros. Afinal, em 2003 os smartphones sequer existiam.
Naquela época, telefones fixos e fax eram os meios de comunicação mais comuns nas organizações, diferentemente dos dias atuais, onde uma simples mensagem no WhatsApp já facilita a troca de informações no dia a dia.
As apresentações corporativas também eram menos elaboradas, com técnicas de narrativas bem mais simples e recursos visuais limitados.
Mas o mundo mudou, evoluiu e os processos de comunicação também ganharam novos direcionamentos. Reuniões longas e chatas; discursos genéricos e inconsistentes; e gráficos confusos perderam o sentido em meio a um mercado de trabalho frenético e exigente.
E foi com foco nessa transformação que a SOAP foi criada.
Conforme já mencionado, a SOAP tem um objetivo claro: auxiliar as pessoas a desenvolverem suas habilidades de comunicação, de forma que possam compartilhar suas ideias e projetos de maneira assertiva.
Para isso, contamos com uma metodologia pioneira capaz de te guiar pelas melhores estratégias e práticas do mercado.
Ao longo de anos de experiências adquiridas nesse setor, sendo a primeira empresa a oferecer esse tipo de solução, realizamos quase 18 mil projetos para as maiores marcas do Brasil e do mundo e ajudamos na formação de mais de 70 mil pessoas.
Hoje, a SOAP oferece uma gama variada de serviços, como palestras, workshops, treinamentos in company e treinamentos online para pessoas físicas.
A seguir, conheça mais sobre o que a SOAP faz, como podemos te ajudar a aumentar seu padrão de comunicação e elevar o nível das suas apresentações.
É bem verdade que empresas de segmentos diferentes encaram desafios muito particulares, que não necessariamente são os mesmos enfrentados por companhias de outros setores. Mas há algo que todas as organizações, independentemente do ramo de atuação, buscam: conversão.
No entanto, até conquistar a confiança do seu público e garantir a venda de um produto ou serviço, há um longo caminho a percorrer e muitos passos envolvem saber se comunicar bem. Mas, o que significa isso?
De maneira geral, a falta de clareza na hora de definir objetivos e conduzir reuniões, a baixa conexão entre as pessoas, falta de engajamento nos times e a dificuldade de elaborar apresentações de alto impacto são os principais problemas que as empresas costumam enfrentar hoje em dia.
Por isso, contar com uma empresa que é capaz de te orientar para que você desenvolva melhores práticas de comunicação é fundamental. E é para isso que a SOAP existe, para te ajudar a desenvolver reuniões assertivas, estabelecer objetivos claros e criar apresentações de alto impacto.
Já deu para entender que a educação corporativa e a comunicação estão no DNA da SOAP, não é mesmo? Mas se você ainda ficou na dúvida de o porquê investir em comunicação corporativa, temos alguns motivos que podem te ajudar a esclarecer melhor essa questão.
Transmitir informações com clareza nem sempre é uma das tarefas mais fáceis para todos, mas é fundamental se o seu desejo é uma comunicação assertiva e sem ruídos.
A interpretação errada de uma informação pode gerar conflitos e, no contexto empresarial, isso pode se desdobrar em prejuízos para as empresas — algo que os gestores buscam a todo custo evitar.
E esse é um dos principais motivos pelos quais uma organização e profissionais em geral devem buscar investir em comunicação corporativa.
Profissionais que não sabem se comunicar de maneira eficiente podem causar problemas para as equipes, que vão desde mal-entendidos no ambiente de trabalho até a falta de produtividade, uma vez que o time não consegue compreender suas tarefas.
Por outro lado, quando as informações corretas são transmitidas, o trabalho tende a ser realizado de maneira mais fluida, melhorando a produtividade e eficiência das equipes.
Vale destacar que as habilidades de comunicação devem ser desenvolvidas por todos: do CEO ao estagiário. Afinal, todos cumprem importantes tarefas e devem estar prontos para dar e receber orientações e feedbacks.
Se pudéssemos resumir, a comunicação corporativa é um pilar importante para as empresas que desejam:
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Pequenos passos dentro da própria empresa já podem fazer a diferença no dia a dia da organização. A gestão deve incentivar os colaboradores a olhar com mais cuidado para essa questão da comunicação, mesmo com a rotina agitada de trabalho.
Por exemplo, quando houver uma reunião para alinhamento de demandas, é importante que todos se sintam à vontade para tirar eventuais dúvidas que possam atrapalhar o desenvolvimento das tarefas. Além de tornar o ambiente mais leve e acolhedor, evita mal-entendidos.
Outra situação é quando uma equipe está trabalhando no desenvolvimento de um novo produto ou serviço, o ideal é que todos tenham seu momento de fala e possam apontar sugestões, possíveis incoerências no projeto, entre outros detalhes que podem contribuir para o time e evitar problemas futuros.
A comunicação corporativa também pode ser usada como uma ferramenta para a empresa transmitir seus valores e emitir comunicados importantes. Além disso, é uma ótima forma de gerar conexão, integrar os funcionários e engajar os times.
Tudo isso pode parecer desafiador à primeira vista, mas sua empresa não precisa assumir esse desafio sozinha. Promover comunicação corporativa é o que a SOAP faz e estamos aqui para te ajudar! A seguir, conheça um pouco mais sobre os serviços que oferecemos no mercado.
A SOAP trabalha com dois pilares importantes para quem quer desenvolver sua comunicação: treinamentos corporativos e apresentações.
Os treinamentos corporativos buscam aprimorar as habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais, dos colaboradores de empresas.
Esses treinamentos consistem em aulas práticas, com foco em atender as especificidades de cada empresa e cada time.
Além disso, a SOAP também te ajuda a elaborar apresentações de alto impacto, que podem ter diferentes propósitos, como apresentar resultados e informações relevantes, divulgar um novo produto ou até mesmo motivar a equipe.
Conheça mais sobre o trabalho da SOAP no mercado de comunicação:
Se o seu foco é desenvolver os talentos de sua empresa, a SOAP Treinamentos pode te ajudar nesse desafio. Para isso, criamos soluções de aprendizagem únicas, que ajudam a facilitar e potencializar o aprendizado, respeitando a realidade de cada um.
Conforme já mencionado, os treinamentos podem ser voltados para o desenvolvimento de hard skills, habilidades técnicas, como o uso de ferramentas digitais, ou para as soft skills, habilidades comportamentais, como a comunicação interpessoal.
Os treinamentos in company são pensados para atender às necessidades de cada empresa, considerando seu ramo de atuação, maturidade de mercado e seus principais desafios de negócios.
Estão disponíveis os seguintes treinamentos:
Já a Escola SOAP tem como ênfase treinamentos online para pessoas físicas que atuam em diferentes setores. Nesse caso, não é necessário que uma empresa contrate os serviços. Qualquer profissional pode adquirir os cursos.
Além do curso de comunicação, também estão disponíveis formações em design, oratória e storytelling.
A SOAP Apresentações tem como objetivo ajudar os profissionais a não só desenvolverem slides, como pensar em toda uma narrativa que torne seu discurso atraente.
Afinal, histórias bem contadas são a principal forma de vender suas ideias de maneira eficaz para sua audiência.
O visual é muito importante para uma apresentação. São os elementos visuais, como slides, panfletos, vídeos, infográficos e até a sua imagem que vão despertar as primeiras impressões no público, sejam elas positivas ou negativas. Mas nada disso adianta se você não tiver um bom conteúdo.
Além disso, deve-se somar a essa conta suas habilidades de oratória. Ou seja: você é capaz de persuadir o público, atrair sua atenção e manter essa audiência engajada ao longo de sua apresentação?
É importante destacar que com treino e as orientações certas, até os mais introvertidos podem se tornar grandes apresentadores.
Quem já fez uma apresentação com a SOAP sabe a diferença e a importância de uma consultoria especializada. É o caso da Anna Carolina Marcondes, da Nivea. Auxiliamos no processo de montagem da apresentação da linha Personal Care.
“O material ficou MUITO BOM!!! Apresentação de Personal Care foi muito elogiada! Obrigada pela dedicação e comprometimento na jornada criativa, sem vocês o efeito SOAP jamais aconteceria, que venham os próximos jobs!”
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