A SOAP confia que você pode gerar empatia com sua audiência

Definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia está em alta.

Treinamento SOAP
13/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia está em alta. É tema central de um livro do professor holandês Frans de Waal, que defende que os seres humanos foram dotados pela evolução da capacidade serem empáticos.

A questão é: como colocar a empatia em prática? Imaginando que uma apresentação é como uma jornada do Ponto A ao Ponto B, vou te apontar agora três caminhos para conseguir ser empático durante uma apresentação e gerar empatia com a audiência.

Localize sua audiência – antes de começar a apresentação, a audiência tentará se localizar naquela história que você tem para contar. Buscando um conhecimento prévio dessa audiência, seu perfil, capacidade de tomada de decisão, possíveis expectativas e experiências que já teve com projetos parecidos como seu, aumentam suas chances de conseguir construir esse Ponto A para a sua audiência. Esse é o ponto de partida da sua jornada com ela rumo ao Ponto B.

Trace a rota – ainda é comum vermos apresentações que começam centradas no apresentador e não na audiência, com a tradicional seqüência “quem somos, missão, visão, valores, nossos produtos, nossa equipe, nossos escritórios, nossos clientes, prêmios, etc”. Cuidado! Dessa jornada sua audiência desembarca logo na primeira parada. E a empatia logo se perde. Comece falando deles e não de você: identifique os desafios que enfrentam, os problemas e suas conseqüências e vá buscando relacionar isso ao seu projeto, mostrando como ele pode apontar soluções e trazer benefícios. Tenha em mente a todo momento se você está conseguindo responder à pergunta que toda audiência se faz: “e eu com isso?”. Assim, você está de fato se colocando no lugar de sua audiência.

Cheguem juntos ao destino –

Ao final de sua apresentação, busque se certificar se chegou ao Ponto B que planejava, em que a conexão entre você e a sua audiência acontecem em dois níveis:

  • Racional: sua audiência está entendendo aquilo que precisa naquele momento?
  • Emocional: sua audiência está se sentindo como você esperava que se sentissem?

Se a resposta for duplamente positiva, você conseguiu ser empátio. Afora, faça o chamado à ação, que muitas vezes pode significar apenas a próxima reunião, o pedido de uma proposta, o convite à uma concorrência. Importante ter clareza do que espera nesse Ponto B, para ter mais chances de chegar junto com sua audiência até lá.

O ser humano, por natureza, não tende a gostar do maior, do menor, do mais bonito, do mais alegre, mas sim de quem se importa com ele, com a sua realidade e com os seus problemas. Pense nisso ao planejar a sua próxima apresentação.

Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios. Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes.

Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixados aqui.

Enfim, vai dar certo.

O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"

Tags: #ASOAPCONFIAEMVOCE, apresentações corporativas, apresentações profissionais, performance

Posts Relacionados

7 dicas valiosas de como gerar conexão com sua audiência em apresentações

Apresentações
09/01/2023
leia agora

Use essas 5 técnicas para despertar impacto emocional no seu público e arrasar em reuniões e apresentações

Audiência
31/10/2022
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França