Qual é a diferença entre mentoria e consultoria? Por que fazer?

8% das melhores empresas para trabalhar reconhecem a importância dos programas de mentoria

Treinamento SOAP
20/12/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

O relatório Great Place to Work 2023 verificou que 8% das melhores empresas para trabalhar reconhecem a importância dos programas de mentoria, mostrando como essa abordagem está crescendo. 

Muitas pessoas acreditam que contar com a experiência de outros profissionais pode ajudá-las a aprender mais. E, neste contexto, destacam-se duas soluções no mercado: a mentoria e consultoria. Mas você sabe a diferença entre elas? 

Neste artigo você vai entender como cada uma funciona, os benefícios e muito mais. Vamos lá? 

O que é mentoria?  

A mentoria pode ser comparada com o compartilhamento de conhecimento de geração para geração, sempre tendo alguém mais experiente como fonte de inspiração para os demais. 

Ou seja, é uma relação interpessoal em que um profissional, também conhecido como mentor, compartilha seus conhecimentos com o mentorado.  

Vale lembrar que o objetivo não é apenas aumentar as habilidades profissionais, mas também o desenvolvimento pessoal.  

Quais são os benefícios da mentoria? 

Pensando em escolher a mentoria? Veja, abaixo, alguns dos benefícios:  

  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais: a mentoria não só promove o crescimento profissional, como também o desenvolvimento de habilidades de comunicação, essenciais no trabalho em equipe e na liderança.  
     
  • Crescimento contínuo: a relação mentor-mentorado promove a aprendizagem contínua, permitindo ao profissional desenvolver-se e adaptar-se às mudanças no trabalho.  
     
  • Cultura organizacional sustentável: a mentoria também promove uma cultura organizacional mais estável baseada na cooperação e no apoio mútuo entre os membros da equipe.  
     
  • Treinamento de liderança: pode preparar os mentores para assumirem funções de liderança. 

Conheça os principais tipos de mentorias 

Os formatos de mentoria podem variar conforme a necessidade de cada mentorado. Há, no entanto, algumas que são mais comuns, tais como:   

Mentoria Profissional  

Também conhecida como mentoria de carreira, ela auxilia o profissional a identificar seus objetivos e a escolher a melhor forma de alcançá-los.  

É indicada para profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho, mas também para quem já está inserido e precisa se desenvolver mais.  

Mentoria Pessoal  

Outro tipo de mentoria é a pessoal. Neste caso, o objetivo é ajudar o mentorado com problemas pessoais, incluindo a forma como ele lida com outras pessoas – amigos, família, relacionamentos amorosos etc.  

Mentoria de Negócios 

A mentoria de negócios é mais voltada para líderes de equipes, empreendedores, empresários etc, uma vez que uma das suas finalidades é melhorar os resultados da empresa.  

Mentoria de Finanças  

Por fim, a mentoria de finanças é voltada para diferentes públicos, desde iniciantes até pessoas mais experientes, já que ela serve para ajudar a pessoa a cuidar melhor do seu dinheiro, entender quais são os tipos de investimentos e preservar o patrimônio.  

Mas lembre-se: a escolha do tipo de mentoria varia muito, pois é preciso compreender quais são os objetivos e necessidades específicas de cada mentorado. 

Agora que você já sabe o que é mentoria e quais são os tipos, continue a leitura para entender a diferença para consultoria.  

Consultoria e mentoria são métodos distintos

E o que é a consultoria?  

Diferente da mentoria, a consultoria é mais objetiva, pois ela é um serviço de aconselhamento especializado que oferece soluções práticas.  

Vamos a um exemplo: 

Você administra uma empresa de joias para classe A. Para aumentar as vendas no próximo ano, você contrata um consultor de marketing para definir como atingir seu público.  

Mais tarde, à medida que as vendas aumentaram, o negócio triplicou e tornou-se difícil gerir o dinheiro. Isso o levou a contratar uma nova consultoria, dessa vez voltada para o setor financeiro. 

Viu, só? A consultoria é capaz de se adaptar conforme as necessidades do momento. Contudo, não adianta contratar um consultor sem ter um objetivo bem definido.  

Quais as vantagens de contratar uma consultoria?  

A consultoria oferece diversas vantagens, como:   

  • Perspectiva externa e inovação: quem é consultor traz uma perspectiva externa valiosa, estimulando a inovação e fornecendo insights. 
  • Otimização de processos internos: uma consultoria eficaz resulta em eficiência operacional e reduz custos desnecessários. 
     
  • Soluções customizadas: os consultores adaptam suas soluções às necessidades específicas da organização, proporcionando respostas personalizadas para desafios particulares. 
     
  • Agilidade e efetividade: a consultoria oferece soluções rápidas e eficientes, permitindo à organização enfrentar desafios de forma ágil e manter-se competitiva no mercado. 

Conheça os diferentes tipos de consultorias  

Como mencionamos acima, a consultoria é um serviço prestado para trazer o diagnóstico para um determinado tema ou área específica.  

A seguir, veja os tipos de consultorias que separamos para você conhecer: 

Consultoria de Gestão  

O foco é assessorar organizações na melhoria de processos, tomada de decisões estratégicas, implementação de mudanças organizacionais e otimização da eficiência operacional. 

Consultoria Financeira 

Fornece orientação sobre questões financeiras como orçamento, gestão financeira, planejamento tributário, análise de investimentos e estratégias para melhorar a saúde financeira da empresa. 

Consultoria de Recursos Humanos 

Ajuda as organizações a otimizarem suas práticas de Recursos Humanos (RH), incluindo recrutamento, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, remuneração e benefícios, bem como questões relacionadas à cultura organizacional. 

Consultoria Jurídica 

Oferece orientação legal especializado em áreas como Direito Empresarial, contratos, propriedade intelectual, conformidade regulatória e resolução de disputas. 

Consultoria em Qualidade e Processos 

Tem como foco a melhoria contínua da qualidade dos produtos ou serviços, incluindo a implementação de sistemas de gestão da qualidade e padronização de processos. 

Vale reforçar que cada tipo de consultoria é adaptado para resolver desafios específicos e contribuir para o sucesso e a eficiência das organizações. 
 

O Sebrae, por exemplo, atua em diferentes áreas de consultoria para microempreendedores, microempresas, produtores rurais e muito mais. 

Qual é o melhor: mentoria ou consultoria? Como escolher? 

Essa é uma dúvida muito comum quando falamos sobre consultoria e mentoria. Mas a nossa dica é: considere os objetivos da organização antes de escolher entre uma das duas.  

Lembre-se que a mentoria aborda o desenvolvimento contínuo e acompanha o profissional por um período. Já a consultoria é voltada para situações mais específicas. 

Ambas as práticas, quando estrategicamente integradas, podem promover o desenvolvimento interpessoal e profissional. 

Se a sua empresa precisa estruturar melhor seus processos de comunicação, a SOAP oferece o treinemento Estratégia de Comunicação. Ele é focado na exposição e capacitação profissional, desde a criação de estratégias eficazes até a sua mediação.  

Mas não paramos por aí! Após a conclusão do seu treinamento, oferecemos a oportunidade extra: a Mentoria Personalizada SOAP.  

Com orientação de especialistas, você terá suporte personalizado para traduzir o que aprender na realidade dos negócios. Gostou da ideia? Então fale com um de nossos consultores.  



Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França